Se o indivíduo apresenta sintomas como espirros, coriza, entupimentos e coceira no nariz ou olhos, desencadeados por poeira, contato com animais ou mofo, provavelmente ele tem uma Rinite Alérgica.
Quais são os sintomas? Os sinais mais comuns de estar diante de uma crise alérgica alimentar é ter diarreia, espirros, coriza, olhos lacrimejantes, erupções cutâneas e dor de estômago. Em casos mais graves, a pessoa também apresenta vômitos e náuseas, sudorese intensa, taquicardia, tontura e dificuldade para respirar.
A alergia respiratória é um problema de saúde desencadeado pelo contato com alérgenos diversos, os quais desencadeiam uma reação imunológica exagerada e, consequentemente, sintomas como coceira, produção de muco, coriza e tosse.
até 3 dias para alergias respiratórias. algumas horas ou até um dia para alergia alimentar (o início geralmente é imediato); reação imediata que pode durar de 30 minutos até uma hora (quando os sintomas aparecem depois de 24h, pode perdurar por semanas); de 4 dias até duas semanas para alergias cutâneas.
Antialérgicos, corticoides, bombinhas de asma são medicações usadas em um segundo momento. A prioridade é a Adrenalina. Se você sofrer de anafilaxia ou presenciar um quadro destes, ligue imediatamente para o SAMU (Telefone 192) ou outro serviço de emergência conhecido.
Crises leves podem durar de minutos a algumas horas, especialmente se a exposição ao alérgeno for breve e o tratamento for eficaz. Crises moderadas podem durar várias horas e até um ou dois dias, especialmente se o alérgeno não for removido imediatamente e o tratamento for insuficiente.
De forma geral, quando ocorrer uma reação por medicamentos e alimentos, como tosse, desconforto para respirar, inchaço, especialmente na região da boca, é hora de correr para o hospital. As reações a ácaros e poeira costumam ser mais leves e mais fáceis de serem controladas em casa com o uso do antialérgico.
Espirros, nariz coçando, coriza, tosse… Tudo isso pode indicar a presença de uma alergia respiratória1. E, apesar de ser algo bastante comum, muita gente ainda tem dúvidas sobre os principais gatilhos e como se cuidar diante desse quadro.
Respiração lenta e profunda: busque fazer respirações lentas e profundas para ajudar a oxigenar o corpo. Inspire profundamente pelo nariz e expire lentamente pela boca. Umidificação: use um umidificador no ambiente para aumentar a umidade do ar, o que pode aliviar a irritação das vias respiratórias.
O que posso fazer para aliviar uma crise alérgica respiratória?
Se você não tiver um aparelho nebulizador em casa, uma boa alternativa é fazer uma inalação caseira com chás como o de eucalipto e tomilho. Ambas as plantas têm propriedades que ajudam a diminuir a inflamação das mucosas e amenizar os sintomas comuns da rinite alérgica.
Em muitos pacientes, a asma pode ser acompanhada por sintomas no nariz (rinite) tais como coceira, espirros, coriza e fungação. Testes alérgicos deverão ser realizados para verificar se a doença tem uma natureza alérgica ou não.
A alergia emocional é uma condição em que o organismo reage de forma exagerada às emoções da pessoa. O fator desencadeante é diferente de uma alergia comum que, nesse caso, ocorre pelo contato com algum agente irritante ao qual o indivíduo tem maior sensibilidade, como poeira, fumaça, mofo e determinadas substâncias.
Qual o melhor antialérgico para alergia respiratória?
Em alguns casos pode ser necessário recorrer ao uso de broncodilatadores, como o salbutamol, budesonida ou brometo de ipratrópio, por exemplo, que facilitam a entrada do ar nos pulmões, sendo indicados para o tratamento de alergia respiratória como é o caso da asma.
Chamamos de alergias preocupantes aquelas que podem causar choques anafiláticos – estágio mais grave de uma reação alérgica, que pode levar ao fechamento da garganta, impedindo a respiração. Para identificar o choque anafilático é preciso reconhecer os sintomas. Veja alguns deles: Aumento dos batimentos cardíacos.
A loratadina possui boa farmacocinética e é rapidamente absorvida no tubo digestivo, após a ingestão oral. Depois, é metabolizada primariamente no fígado, e já começa a fazer efeito entre 1 a 3 horas, obtendo seu pico de concentração de 8 a 12 horas.
Alergia respiratória é uma resposta exagerada do sistema imunológico a substâncias alergênicas, causando sintomas como nariz escorrendo ou entupido, dificuldade para respirar, chiado no peito ou coceira no nariz e nos olhos.
Allegra® 120 mg (Cloridrato de fexofenadina) é um antialérgico/anti-histamínico que não dá sono¹ e traz alívio rápido e prolongado¹ para os sintomas de: Rinite alérgica, incluindo espirros e nariz entupido.
As reações anafiláticas começam, frequentemente, com uma sensação de desconforto, seguida por sensações de formigamento e tontura. Em seguida, surgem rapidamente sintomas graves que incluem coceira e urticária generalizada, inchaço, sibilos, dificuldade respiratória, desmaio e/ou outros sintomas alérgicos.
Inchaço do rosto, lábios ou garganta: o inchaço repentino nessas áreas pode ser perigoso, pois pode obstruir as vias aéreas e dificultar a respiração. Palpitações e tonturas: uma crise alérgica grave pode afetar o sistema cardiovascular, causando palpitações, tonturas e, em casos extremos, perda de consciência.
A crise alérgica, independentemente do seu caráter, pode ser bastante grave – por isso, não deve ser negligenciada. Na aparição de qualquer sintoma, é preciso buscar auxílio médico com a máxima urgência.
Desencadeada por tomar um medicamento (alergia medicamentosa) Desencadeada pela ingestão de certos alimentos (alergia alimentar) Desencadeada pela inalação de poeira, pelo de animais ou mofos (alergia durante todo o ano) Desencadeada pelo toque de certas substâncias (como látex)