Os períodos e famílias da tabela periódica são as linhas horizontais e verticais que servem para organizar os elementos químicos. Os períodos são ao todo 7 linhas horizontais e representam o aumento sequencial de camadas eletrônicas. As famílias são organizadas em 18 colunas verticais.
As colunas da Tabela podem ser chamadas de grupos ou família. Já as linhas, que dispõem os elementos em ordem crescente de número atômico, são chamadas de períodos.
Como saber a família e o período de um elemento químico?
Por meio da distribuição eletrônica do átomo de um elemento no estado fundamental no diagrama de energia é possível saber sua família e período na tabela periódica.
Período ou série é cada uma das 7 linhas da tabela periódica, e indica o número de níveis ocupados pelos elétrons. Por exemplo: o Gálio está localizado no 4° período, ou seja, ele possui 4 níveis eletrônicos. Na tabela periódica, o gálio contém seguinte distribuição eletrônica: 2 - 8 - 18 - 3.
Família e período da Tabela Periódica através da Distribuição Eletrônica.
Como saber o período e a família pela distribuição eletrônica?
Conte os elétrons na camada de valência: O número de elétrons na última camada (camada de valência) indica a família do elemento na tabela periódica. Se houver 1, 2 ou 3 elétrons, o elemento está nas famílias 1A, 2A ou 3A, respectivamente.
Como se identificam as famílias e os períodos na tabela periódica?
Períodos: As linhas horizontais da tabela são chamadas de períodos. Eles indicam o nível de energia dos elétrons. Quanto mais abaixo um elemento está na tabela, mais camadas eletrônicas ele tem. Grupos ou Famílias: As colunas verticais são chamadas de grupos ou famílias.
As famílias da tabela periódica são os grupos 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18, dispostos de acordo com os respectivos números atômicos e as propriedades físicas e químicas dos elementos. Esses grupos correspondem às duas primeiras colunas verticais e as seis últimas colunas, também verticais, existentes na organização.
Caso você queira descobrir o número de elétrons de valência, basta observar o número de elétrons que tem na camada mais externa, no nível de energia mais externo. Para o sódio, por exemplo, ele tem o primeiro e o segundo nível de energia completo, e o terceiro nível seria o mais externo.
Primeiro realizamos a distribuição eletrônica no Diagrama de Pauling dos 35 elétrons do bromo. Feito isso, encontramos a seguinte distribuição em ordem de energia: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p5.
Como posso descobrir o período e a família de um elemento químico?
Cada período começa com o elemento que tem o menor número atômico para aquela camada específica. Os elementos são organizados na tabela periódica em ordem crescente de número atômico (da esquerda para a direita nos períodos).
O boro é um semimetal que pertence à família 3A ou grupo 13, com cinco prótons em sua estrutura. O boro realiza três ligações devido à hibridização sp2, sendo o composto uma exceção à regra do octeto.
São elas: Família “Tradicional”; União Estável; Família Homoafetiva; Família Paralela ou Simultânea; Família Poliafetiva; Família Monoparental; Família Parental ou Anaparental; Família Composta, Pluriparental ou Mosaico; Família Natural, Extensa ou Ampliada; Família Substituta; Família Eudemonista.
A família (do latim: familia) é um agrupamento humano formado por duas ou mais pessoas com ligações biológicas, ancestrais, legais ou afetivas que, geralmente, vivem ou viveram na mesma casa.
As famílias são responsáveis por garantir a saúde, segurança, educação e bem-estar geral das crianças e por ensinar-lhes valores e comportamentos sociais apropriados.
Que nome recebem as famílias 13, 14, 15, 16, 17 e 18?
As famílias 13, 14, 15, 16, 17 e 18 são conhecidas, respectivamente, como família do boro, do carbono, do nitrogênio, dos calcogênios, dos halogênios e dos gases nobres.
Para realizar a distribuição eletrônica de um elemento, através do Diagrama de Linus Pauling, o primeiro passo é identificar o número atômico na tabela periódica. Em seguida, percorrer as diagonais de acordo o modelo acima. Por fim, preencher os subníveis com a quantidade máxima de elétrons por camadas e subníveis.
As famílias da Tabela Periódica são as sequências verticais da tabela e reúnem elementos químicos com propriedades químicas similares. Tais similaridades se devem à presença de iguais quantidades de elétrons de valência para os elementos agrupados em uma mesma família.