O princípio de Arquimedes afirma que a força de empuxo atua verticalmente e para cima sobre os corpos total ou parcialmente imersos em fluidos, além disso, de acordo com esse princípio, tal força tem o mesmo valor do peso do fluido, deslocado pela inserção do corpo.
O Princípio de Arquimedes nos fala que todo corpo que se encontra imerso em um fluido recebe a ação de uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do corpo que está dentro do fluido.
Considerando positivo o sentido de baixo para cima, o módulo da resultante das forças de pressão é: I = −FA + FB . em que V é o volume do corpo. Se o corpo flutuar, o volume a considerar é o da parte do corpo que está imersa no fluido.
Arquimedes estava no banho quando lhe ocorreu a solução para um problema que estava a resolver. Saiu a correr pelas ruas, nu, gritando "Eureka" (descobri) e ficava para a história o nascimento do princípio de Arquimedes. O AB Ciência recria, num experiência, este princípio com mais de dois mil anos.
A teoria proposta por Arquimedes relata que, "Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo." Com base nesse conhecimento, Arquimedes desvendou um mistério sobre a coroa do rei de Siracusa.
O princípio de Arquimedes, por exemplo, é ampla- mente utilizado por ourives para a determinação da fração dos metais em ligas. A Equação de Bernoulli tem grande utilidade no estudo do sistema circulatório, sendo foco de pesquisas do mais alto nível no mundo todo.
É atribuído a Arquimedes (287/ 212 A.C) o primeiro estudo científico sobre o valor de π, em sua obra A medida de um círculo, na qual ele conseguiu uma melhor aproximação para o valor desse número. Aproximando a circunferência a polígonos, Arquimedes encontrou a aproximação: 3,14085 < π < 3,142857.
Foi na casa de banho que ocorreu a cena clássica, onde Arquimedes teve um insight do problema. Ele percebeu que a quantidade de água que transbordava, era igual em volume ao seu próprio corpo. Vendo isso, ele sai correndo em direção ao palácio, gritando pelado pelas ruas EUREKA! EUREKA!
Em física, a lei de Arquimedes estabelece que um objeto total ou parcialmente imerso num fluido desloca um volume de fluido que pesa o mesmo que a aparente perda de peso do objeto. Esta perda de peso, por sua vez, é igual à magnitude da força vertical de baixo para cima, ou impulsão, experimentada pelo objeto.
O teorema de Stevin diz que a pressão total sobre um corpo que está imerso é a soma da pressão atmosférica com a pressão exercida pelo líquido sobre o corpo.
A força de flutuação é uma força vertical de baixo para cima que um fluido exerce sobre um corpo imerso, que é causada pelo aumento de pressão no fluido com a profundidade.
Então, podemos resumir o Princípio de Pascal assim: um aumento de pressão exercido num determinado ponto de um líquido ideal se transmite integralmente aos demais pontos desse líquido e às paredes do recipiente em que ele está contido.
Os conhecimentos oriundos da hidrostática também nos permitem compreender melhor o funcionamento de instalações hidráulicas, bem como tubulações, caixas d'água e até mesmo represas.
De acordo com o princípio de Arquimedes: “Qualquer objeto, total ou parcialmente imerso em um fluido ou líquido, é impulsionado por uma força igual ao peso do fluido deslocado pelo objeto.”
Um soldado romano ordenou que ele fosse conhecer Marcelo, mas ele se recusou, dizendo que ele tinha que terminar de trabalhar no problema. O soldado ficou furioso com isso, e matou Arquimedes com sua espada.
Segundo Eves (2011), Arquimedes determinava áreas e volumes cortando-os em tiras planas ou fatias paralelas finas que pendurava na extremidade de uma alavanca e equilibrava com áreas ou volumes conhecidos. Para o volume da esfera ele usou um cilindro e um cone.
Esse experimento levou o cientista à definição do que hoje chamamos de princípio de Arquimedes: todo corpo mergulhado em um fluido sofre a ação de uma força, vertical e ascendente, que é igual ao peso do volume de líquido deslocado pelo corpo.
O valor do Pi hoje está em $ 1,70, convertendo este valor para reais, um Pi vale R$ 10,02. Nas últimas 24 horas o total de negociações da moeda Pi foi de 103,27 Milhões de dólares e o valor total de capitalização do Pi é atualmente de - de dólares.
O Pi é um número infinito representado pelo símbolo grego π (pi) e tem grande importância no estudo da geometria. O número pi não forma uma dízima periódica, ou seja, a sequência de números não forma um padrão.