Como funciona a troca de um produto com defeito?

O consumidor pode reclamar de defeitos visíveis ou facilmente detectáveis dentro de 30 dias para produtos ou serviços não duráveis, e dentro de 90 dias para produtos ou serviços duráveis. Esse período começa a contar a partir da data de entrega do produto ou da finalização do serviço.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em galvaoesilva.com

Como funciona a troca de produto com defeito?

O consumidor poderá reclamar dos vícios aparentes ou de fácil constatação em 30 (trinta) dias no caso de produtos ou serviços não duráveis, e em 90 (noventa) dias para produtos ou serviços duráveis. A contagem deste prazo tem início com a entrega efetiva do produto ou término da execução do serviço.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.es.gov.br

Quanto tempo a loja tem para trocar um produto com defeito?

O fornecedor tem um prazo de 30 dias para consertar ou trocar produtos com defeitos. É o que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A regra vale para bens duráveis ou não, ou seja, o enquadramento da lei é o mesmo para móveis, roupas e eletroeletrônicos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

A loja é obrigada a trocar produto com defeito?

Embora muitos desconheçam, a troca de produtos comprados em loja física, sem defeito, não é obrigatória, mas uma liberalidade da loja. As regras devem ser informadas ao consumidor previamente. Para o produto que apresenta algum defeito a troca ou reparo é obrigatória.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

O que a lei do consumidor diz sobre troca?

De vício ou defeito

Dentro do prazo de garantia, o consumidor tem em todos os produtos adquiridos à distância ou em loja a garantia legal de 30 dias para produtos perecíveis e de 90 dias para produtos não perecíveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estado.rs.gov.br

Direito do Consumidor - Produto com defeito/Troca de produto

Quando o cliente não tem direito à troca?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente só tem direito à troca do produto se não for possível a substituição das partes defeituosas ou se o vício não for sanado no prazo máximo de 30 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnnbrasil.com.br

Qual o direito do consumidor quando o produto com defeito?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, se você comprar um produto com algum tipo de defeito, a empresa tem a prazo máximo de 30 dias para resolver o problema. Por meio de acordo entre as partes, esse prazo pode ser reduzido ou ampliado, não podendo ser inferior a sete nem superior a 180 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que fazer quando a loja não quer trocar um produto com defeito?

Ligue e agende a sua consultoria com o Advogado Especialista. Se nesse período o fornecedor não oferecer reparo ou troca do seu produto, é possível: Solicitar a substituição, por outro produto do mesmo tipo e marca, em perfeitas condições para o uso. Restituir o valor pago, de forma imediata.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em galvaoesilva.com

Quando tenho direito a um produto novo?

A pessoa que adquirir um produto e ele não servir ou apresentar algum defeito tem o direito de troca. Quem determina as situações em que a substituição é possível é o Código de Defesa do Consumidor. Existem situações em que a troca é obrigatória e, em outras, que depende da loja onde o produto foi comprado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em agenciabrasil.ebc.com.br

O que acontece se o vendedor não aceitar a devolução?

O vendedor se recusar a realizar a devolução está em desacordo com o que prevê a legislação do direito do consumidor e o direito de arrependimento. No artigo 49, de acordo com o Direito do Consumidor, o cliente pode se arrepender da compra e fazer a devolução no prazo de sete dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em reclameaqui.com.br

Sou obrigado a aceitar vale-troca?

Ou seja, no caso em que o próprio consumidor se dirige até à loja e efetua a compra do produto, não aplica-se o direito do arrependimento, isto é, o estabelecimento não é obrigado a aceitar a troca/devolução do produto, salvo se apresentar defeito/vício.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando posso exigir um produto novo?

Ou seja, se o produto for não durável, como alimentos e produtos de higiene, existe um prazo de até 30 dias para realizar a reclamação. Em relação aos produtos duráveis, como eletrodomésticos e veículos, esse prazo é de até 90 dias a partir da data da compra.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasildefato.com.br

Como funciona a troca em loja física?

Loja Física - Nos casos de compra através de lojas físicas, no formato presencial, é necessário certificar-se da política da loja, visto que, a troca do produto dependerá disso. O lojista apenas terá obrigação de trocar o produto, caso o mesmo apresente algum vício ou defeito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.pe.gov.br

É obrigatório nota fiscal para troca?

Você sabia que NÃO precisa de nota fiscal para trocar o produto? É uma situação extremamente comum e praticada por diversas lojas. O consumidor, inclusive, já está acostumado e associou a troca do produto com a apresentação da nota fiscal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando a loja é obrigada a devolver o dinheiro?

Troca de produtos em caso de compra em loja física

Em verdade, você, como cliente, só terá direito à devolução do dinheiro se o produto apresentar defeito e se o problema não for resolvido em até 30 dias, conforme estabelece o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando a loja é obrigada a trocar um produto?

E muitos consumidores vão às lojas para fazer a troca, seja por não servir ou mesmo por não ter agradado. O Procon-SP alerta, no entanto, que as lojas não são obrigadas a fazer essa troca, a obrigação é apenas quando avisam claramente dessa possibilidade no momento da compra ou se o produto tiver algum defeito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em agenciabrasil.ebc.com.br

O que diz o Código do consumidor sobre trocas?

Desse modo, as recomendações do Código de Defesa do Consumidor são iguais para presente ou não. Ou seja, caso o produto apresente um defeito, o estabelecimento terá 30 dias para resolver e, caso não o faça, poderá ser pedida a devolução do dinheiro, a troca do produto por outro semelhante, ou o abatimento do valor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em seudireito.proteste.org.br

Posso devolver um produto com defeito?

O CDC estabelece no art. 26 o prazo de 30 dias para o consumidor reclamar de vícios (defeitos), quando se trata de produtos não duráveis. Já para produtos duráveis, o prazo é de 90 dias. Além disso, em ambos os casos, o prazo começa a valer a partir da entrega efetiva do produto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cora.com.br

Como funciona a garantia de 7 dias pela loja?

Quem adquire produtos ou serviços fora do estabelecimento comercial e se arrepende pode cancelar a compra, mas dentro do prazo de 7 dias a contar da aquisição ou do recebimento do produto, que deve ser devolvido. Nesse caso, o consumidor tem direito à devolução de qualquer valor ora pago.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Quando troco um produto, a garantia se renova.?

Quando troca um produto, a garantia é renovada. Isso é comum e protege o consumidor. A lei brasileira diz que a garantia é renovada, dando os mesmos direitos que antes. O Código de Defesa do Consumidor define prazos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bancadanaveia.com.br

Quantos dias eu tenho para devolver um produto com defeito?

De acordo com o artigo 49, o consumidor pode desistir do produto ou serviço no período de sete dias. Lembrando que essa desistência pode acontecer por qualquer motivo. Sendo assim, mesmo que o produto não tenha nenhum tipo de avaria ou mau funcionamento, o cliente pode desistir da compra sem sofrer nenhuma penalização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em serasaexperian.com.br

O que fazer quando a loja não quer trocar produto com defeito?

A loja é obrigada a resolver o problema em até 30 dias. Caso o defeito não seja sanado nesse prazo, o consumidor pode optar por uma das três alternativas (troca, reparação ou devolução).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando o consumidor tem direito a um produto novo?

26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em: I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quanto tempo a empresa tem para consertar um produto com defeito?

​A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a extrapolação do prazo de 30 dias para conserto de produto com defeito dá ao consumidor o direito de exigir uma das medidas reparatórias previstas no artigo 18, parágrafo 1º, do Código de Defesa do Consumidor (CDC): a substituição do bem, a ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br