Escala de trabalho 5x2 Denominada de escala comercial, é uma das mais usuais, onde o trabalhador atua por cinco dias e descansa por dois, geralmente aos finais de semana. Para atingir o total de 44 horas semanais, a quantidade de horas diária é estabelecida em 8 horas e 48 minutos.
A escala 5×2 é um dos modelos de jornada de trabalho mais implementados ao redor do mundo. E, no Brasil, isso não é diferente. Nela, o colaborador trabalha por cinco dias consecutivos e tira dois dias de descanso – um dia de folga a mais do que o previsto na CLT.
A escala 5×2 é um modelo de jornada laboral bastante comum no Brasil. Nela, os trabalhadores trabalham por 5 dias consecutivos na semana, tendo também dois dias de folga consecutivos. Essa configuração é utilizada em diversos setores, especialmente aqueles com funcionamento entre segunda e sexta-feira.
Escala de 5X2: É uma das escalas mais comuns praticadas no Brasil. Nesse cenário o trabalhador trabalha por 05 dias consecutivos e goza de 02 folgas semanais. Geralmente as folgas correspondem aos sábados e domingos.
Como dividir as 44 horas de trabalho semanal em 5 dias?
É simples! Primeiro, multiplicamos a quantidade de horas trabalhadas pelo número de dias em que o colaborador irá prestar serviço. Assim, temos: 44 horas semanais x 5 dias da semana = 220 horas mensais (Lembrando da opção das 4 horas trabalhadas aos sábados ou da compensação de 48 minutos diários).
Para cumprir as 44 horas semanais, é necessário trabalhar 8 horas por dia de segunda a sexta-feira e 4 horas no sábado. Essa jornada geralmente segue uma escala 6×1, onde o colaborador trabalha seis dias e folga um.
Como calcular as 40 horas trabalhadas em 5 dias da semana?
O cálculo da jornada semanal é: 8 (horas por dia) x 5 (vezes por semana) = 40 horas. Jornada de trabalho mensal: 40 horas (por semana) x 5 (semanas no mês) = 200 horas. Veja que esse trabalhador tem uma jornada abaixo do limite estabelecido pela CLT. Ele poderia fazer até 44 horas semanais e 220 mensais.
A escala 12x36 são mais horas de trabalho pois seria como se você trabalhasse 6h todo dia sem folga. A vantagem dessa escala é que vc ganha mais, vc vai receber hora extra e se trabalhar de noite recebe adicional noturno, eu trabalho nessa escala e recebo 4h de extra em todo dia trabalhado.
A escala 5×2 é uma escala de trabalho com respaldo legal porque se enquadra em todas as normas que regulam o tema. Pela Constituição, podemos trabalhar até oito horas diárias e 44 horas semanais. Mas compensação de horários e redução de jornada também são permitidos, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.
O que é a escala 5×2? Essa é a escala de trabalho em que o colaborador trabalha por 05 dias e possui 02 dias para o descanso remunerado. Esses períodos se intercalam e dão maiores chances de descanso ao trabalhador, eis que possui um número de folgas maior do que o mínimo legal.
A nova lei trabalhista de 2025 trazem mudanças importantes na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), impactando as relações entre empresas e funcionários. Dentre as principais alterações, destaca-se a flexibilização da jornada, novas regras para trabalho remoto e mudanças no trabalho aos domingos e feriados.
A escala 5x2 é aquela que todo mundo conhece e a mais adotada no mercado de trabalho. Nesse modelo, o colaborador geralmente trabalha nos cinco dias úteis da semana para a empresa que o contratou em formato CLT e descansa aos finais de semana (dois dias).
Quantas horas devo trabalhar de segunda a sexta-feira?
44 horas semanais sem compensação: Jornada de trabalho de 8 horas de segunda a sexta-feira e 4 horas aos sábados. 44 horas semanais com compensação: Jornada de trabalho de 8 horas e 48 minutos de segunda a sexta-feira com folga aos finais de semana.
Uma redução de oito horas semanais na jornada de trabalho — de 44 horas para 36 horas — implicaria na adoção de uma escala 4x3 para a maioria das empresas.
O texto inicial propõe o fim da escala 6x1, que dá apenas uma folga na semana ao trabalhador, e sugere que o limite de 44 horas de carga horária semanal seja reduzido para 36 horas, sem alteração na carga máxima diária de oito horas. Isso permitiria que o país adotasse o modelo de quatro dias de trabalho.
Qual a escala de quem trabalha de segunda a sábado?
Na escala de trabalho 6×1, o funcionário tem direito a folgas semanais e descanso semanal remunerado (DSR). O DSR é um direito garantido por lei no Brasil e aplicável a todos os trabalhadores que têm jornada de trabalho de 6 dias por semana.
II - Escala 5x2: jornada de trabalho de cinco dias consecutivos de atividade, seguida por dois dias consecutivos de descanso, respeitando uma carga horária semanal máxima de 40 horas.
Jornadas excessivas podem comprometer a saúde física e mental dos colaboradores, impactando negativamente a produtividade das equipes e os resultados da empresa. Esse excesso de trabalho tem acarretado discussões sobre o fim da escala 6×1.
Na hipótese de serviços inadiáveis, a jornada de trabalho não poderá exceder de 12 (doze) horas, devendo a remuneração da hora suplementar ser, pelo menos, 50% (cinqüenta por cento) superior à da hora normal.
Funcionário pode trabalhar 10 horas por dia, desde que seja dentro de um acordo de banco de horas ou de horas extras. O limite máximo de trabalho diário é de 8 horas, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Parecida com a escala 6×1 no quesito do tempo de descanso, a principal diferença dessa escala em relação às anteriores é a de que as folgas caem em dias diferentes a cada semana. A CLT prevê, no entanto, que pelo menos um dos dias de descanso no mês seja em um domingo.
É melhor trabalhar de segunda a sexta ou 12 por 36?
Por mera conta matemática, chega-se à fácil conclusão de que a jornada 12×36 é mais benéfica ao trabalhador, que labora doze horas e descansa trinta e seis horas. Assim, o trabalhador labora mensalmente bem menos horas que aquele que trabalha oito horas por dia.”
Há também a escala 5×2, em que o empregado trabalha por 5 dias e folga 2. Já a Constituição Federal define que é um direito do trabalhador a jornada de trabalho não superior a 44 horas semanais. Por essa razão, o limite mensal deve ser de 220 horas.
Uma pessoa que trabalha 12x36 tem 180 ou 220 horas por mês?
Por exemplo, geralmente, em jornadas 12×36, o colaborador faz 180 de trabalho por mês. Vamos imaginar que o profissional receba mensalmente R$2.500,00/mês, então você divide este valor por 180. Desta forma: salário R$ 2500 / horas mensais trabalhadas 180 = 13,88.
Em relação a um cálculo de jornada de trabalho, você precisa pensar em um mês de 5 semanas. Assim, um colaborador que trabalha 8 horas por dia e 40 horas por semana tem uma jornada total de 200 horas por mês, já que 40 horas por semana x 5 semanas dá esse valor total.