A bênção papal aos recém-casados é uma prática profundamente significativa dentro da tradição católica, enriquecendo o vínculo matrimonial com uma bênção especial do Sumo Pontífice. Esse gesto simbólico é carregado de história, fé e uma conexão direta com a autoridade espiritual da Igreja Católica.
O pedido de bênção apostólica poderá ser feito junto dos escritórios da Esmolaria Apostólica, na Cidade do Vaticano, entrando pela entrada de Sant'Anna (à direita das Colunatas da Praça de São Pedro) entre as 9h00 e as 13h30, de segunda-feira a sábado.
Como posso solicitar a bênção papal para o meu casamento?
A Benção é geralmente concedida às quartas-feiras, durante a Audiência Papal, que começa pontualmente às 10h00 e dura um pouco mais de uma hora. Para que possam participar na audiência, os recém-casados precisam de ter um convites especial - que pode ser solicitado aqui - e estarem vestidos de noivos.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. R. Amen. Invoquemos, irmãos, para estes esposos, a bênção de Deus, para que Ele acompanhe com a sua protecção aqueles que uniu pelo sacramento do Matrimónio.
O padre faz uma saudação inicial, pronunciando a data e o motivo da reunião de todos ali. Ele também anuncia os nomes do casal. Em seguida, o celebrante promove a acolhida do casal e dá início ao ritual do casamento com o 'sinal da cruz' e uma oração. Algum convidado ou padrinho/madrinha faz a primeira leitura.
Esta benção deve ser feita com flores que combinam com a história do casal. Geralmente essas bênçãos são feitas pelas matriarcas, mães, avós, irmãs e madrinhas, bem como, com coroas de flores e folhas, que também são bem-vindas neste momento.
Custa caro se casar no Vaticano? Essa é uma das perguntas mais frequentes que Ketlen Gomes, wedding planner na Itália, recebe. E ela garante que não. “Por incrível que pareça, não se cobra para se casar na Basílica de São Pedro, o que se paga é uma oferta para a Igreja”, diz.
CASO SEJA O PRÓPRIO PÁROCO A SOLICITAR, ELE DEVERÁ ENVIAR A PRÓPRIA SOLICITAÇÃO, DEVIDAMENTE ASSINADA E EM PAPEL TIMBRADO DA PARÓQUIA. 2. PEDIDOS PARA ORDENAÇÃO E JUBILEU PRESBITERAL (25, 50, E 75 ANOS), SEJA DIOCESANO OU RELIGIOSO: a) DIOCESANO – DEVERÃO SER ACOMPANHADOS COM UMA CARTA DE APRESENTAÇÃO DO BISPO LOCAL.
Sim, é possível se casar na Capela do Coro da Basílica de São Pedro. Muitos fiéis pedem para celebrar o matrimônio na Basílica Vaticana, "lugar privilegiado no coração da Igreja", comenta o Pe.
Praticamente todos os domingos, às 12h00, o papa aparece na janela da Basílica São Pedro e dá a bênção dominical, que dura geralmente 20 minutos. Você não precisa pedir convite, basta chegar cedo e esperar ele aparecer na janela.
Para pedir o pergaminho, é preciso entrar no site da Nunciatura Apostólica, ler as informações e preencher o formulário. Para solicitar cada tipo de bênção é necessário anexar, no formulário, uma carta de apresentação do pároco ou do bispo local, dependendo do tipo do pedido.
Para obter os ingressos, você precisará baixar e preencher um formulário da Prefeitura da Casa Pontifícia e enviá-lo por fax ao Vaticano. Uma vez confirmados os ingressos, você pode retirá-los na Porta de Bronze um dia antes da audiência entre 15h e 19h ou entre 7h e 10h da manhã da audiência.
Ou seja, para receber uma benção de Deus, você só precisa crer e tomar posse, porque tudo o que necessitamos já nos foi dado em Cristo. Imagine o seguinte, um grande estoque de benção nos céus. E eu e você somos filhos de Deus, daí todas as que você precisa de algo você ora ao Senhor e crê que já recebeu.
E as perdas do Vaticano são cobertas sem problemas por seu patrimônio. Mas os experts divergem sobre quão alto é esse patrimônio. Se situa em alguma cifra entre 1 bilhão e 12 bilhões.
Você vai precisar de, no mínimo, seis meses para organizar um casamento na Basílica, então é necessário organização. E se os dois noivos foram católicos, mais um alerta: é preciso ser batizado, ter feito a primeira comunhão e crisma. Se um dos noivos não for católico ainda é possível fazer o casamento.
O valor que o padre cobra para celebrar um casamento varia de igreja para igreja e pode depender da localização e da popularidade do local. Em geral, a contribuição sugerida para o padre fica entre R$300,00 e R$1.500,00, dependendo das práticas da paróquia.
Este ato é frequentemente realizado por um pastor ou líder espiritual, que ora pelo casal e pede a Deus que os guie e proteja em sua jornada juntos. A bênção é um reconhecimento de que o casamento é um sacramento e deve ser tratado com reverência.
O que é o sacramento do matrimônio na doutrina católica?
O matrimônio é um dos sete sacramentos da vida eclesial. É a unidade de duas pessoas que se amam, projetam uma vida em conjunto, com a vida de filhos e filhas para assim formar uma só carne como Jesus falou aos seus discípulas, discípulos, missionárias e missionários.
Derramai, Senhor, a vossa bênção sobre estas alianças que abençoamos em vosso nome, para que os esposos que as vão usar, guardando íntegra fidelidade um ao outro, permaneçam na vossa paz, obedeçam à vossa vontade e vivam sempre em mútua caridade.
O que o padre pergunta para os noivos no casamento?
- Celebração – O padre pergunta aos noivos sobre a vontade de casarem e serem fiéis um ao outro, e, em seguida, os noivos respondem. - Os noivos se dão as mãos e consentem. - Bênção e troca das alianças.
Os votos, já são o que realmente vocês sentem um pelo outro, é um momento pessoal e íntimo do casal. Na cerimônia podemos ter o juramento mais os votos, ou apenas um dos dois. Esse momento normalmente acontece após a entrada das alianças na cerimônia.
“Eu (nome do noivo ou da noiva) recebo a ti, (nome do noivo ou da noiva), como minha legítima esposa (ou meu legítimo marido). Prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te.