A Bíblia não relata diretamente como Ló morreu, mas ele se estabeleceu na caverna, e a história seguinte nos revela a relação das filhas de Ló com ele, resultando no nascimento de Moabe e Ben-Ami, que fundaram duas nações importantes, os moabitas e os amonitas.
Em Gênesis 14, diz que Ló escolheu morar em Sodoma. Houve uma guerra, e Ló com a sua família foram capturados e feitos prisioneiros de guerra. Novamente, Abraão se apresenta como o abençoador de Ló, que entra na guerra e liberta seu sobrinho e família.
Ló, o sobrinho de Abrão, vivia em Sodoma e por isso também foi levado como prisioneiro. E levaram também tudo o que era dele. Mas um homem escapou e foi contar tudo a Abrão, o hebreu, que morava perto das árvores sagradas que pertenciam a Manre, o amorreu.
Abraão ficou em Canaã e Ló foi se dirigindo para Sodoma. Houve uma guerra pouco tempo depois e Sodoma foi saqueada e Ló foi levado cativo. Ouvindo isso, Abraão junto com 318 homens foram e derrotaram os inimigos, libertando a Ló.
O que antes era um vale fértil, tornou-se um lugar de desolação e esterilidade. Foi nesse ponto que a Bíblia diz que a mulher de Ló olhou para trás e convertida em uma estátua de sal. Ela desobedeceu a ordem expressa pelo Senhor através de seus mensageiros.
A HISTÓRIA DE LÓ: QUEM FOI LÓ, O SOBRINHO DE ABRAÃO?
Qual foi o pecado de Ló?
A esposa de Ló se transforma em uma estátua de sal, mas Ló e suas filhas fogem para Zoar, e acabam vivendo em uma caverna nas montanhas. Em Gênesis 19:30-38, as filhas de Ló embebedaram o pai e, em duas noites consecutivas, com ele tiveram relações íntimas.
Maior caverna de sal do mundo é descoberta onde mulher de Ló virou estátua, dizem pesquisadores. MONTE SODOMA, Israel (Reuters) - Pesquisadores israelenses afirmaram ter descoberto a maior caverna de sal do mundo perto do local árido em que, segundo a Bíblia, a mulher de Ló foi transformada em uma estátua de sal.
A Bíblia não relata diretamente como Ló morreu, mas ele se estabeleceu na caverna, e a história seguinte nos revela a relação das filhas de Ló com ele, resultando no nascimento de Moabe e Ben-Ami, que fundaram duas nações importantes, os moabitas e os amonitas.
Gênesis: Ló ganha terreno no inferno e assiste à chuva de fogo de camarote. Ló (Emilio Orciollo Neto) verá a destruição de Sodoma em Gênesis. O sobrinho de Abrão (Zécarlos Machado) ganhará do rei Bera (Charles Paraventi) uma casa na cidade dos pecados e se instalará por lá com sua família.
Então, 2 Pedro 2.7 é uma prova da audácia do evangelho – Pedro pôde chamar um homem com muitas falhas óbvias de “Ló, homem justo” por causa da promessa a Abraão. E se nós estamos em Cristo, então Deus também nos salvou porque Ele se lembra da sua promessa a Abraão.
O SENHOR Deus tem ouvido as terríveis acusações que há contra essa gente e por isso nos mandou para destruirmos Sodoma. Então Ló saiu e foi falar com os homens que iam casar com as suas filhas. Ele disse: — Arrumem-se depressa e saiam daqui porque o SENHOR vai destruir a cidade!
A Bíblia nos conta que Ló e suas filhas deixaram Zoar e passaram a habitar uma caverna nas montanhas. Devido à falta de homens na região, a filha mais velha de Ló tem um plano para preservar a linhagem de sua família: embriagar seu pai e deitar-se com ele, convencendo a irmã mais nova a também fazer isso.
O texto de Gênesis 13:1-13 nos conta sobre a separação de Abrão (que ainda não tinha seu nome mudado para Abraão, conforme Gn 17:5) e seu sobrinho Ló. Eles se separaram porque enriqueceram e estava havendo contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló (veja em Gênesis 13:7).
A mulher de Ló morreu instantaneamente e se transformou numa estátua de sal. Ela olhou, desejou ver, provavelmente com saudade de Sodoma, por curiosidade, mas o certo é que ela desobedeceu a ordem divina.
Segundo o relato, Jó era neto de Esau e filho de Zerá, tendo casado com uma mulher árabe, com quem teve um único filho chamado Henon e, teria vivido na terra de Uz. Dos reis que reinaram em Hedom, país também governado por ele (Gênesis 36:33), o primeiro foi Balaque, filho de Beor, e sua capital chamava-se Denaba.
Abrão e Ló se separaram, e a família de Ló foi capturada por um exército invasor quando moravam em Sodoma. Abrão resgatou Ló e sua família do cativeiro e, ao voltar para casa, recebeu uma bênção do grande sumo sacerdote Melquisedeque.
Num ato de misericórdia, Deus envia dois anjos que retiram a família de Ló da cidade de Sodoma. Depois de sua esposa se transformar numa estátua de sal, por desobedecer a ordem de não olhar para trás, e fugir da cidade de Zoar para as montanhas, Ló e suas duas filhas se estabelecem nas montanhas.
De acordo com a Bíblia, aqueles que adoram a outros deuses, que falam o nome de Deus em vão e que não guardam um dia para adorar ao Senhor estariam condenados ao sofrimento eterno após a morte. Os assassinos, adúlteros, ladrões, mentirosos e os invejosos também têm seu lugar garantido nas profundezas.
Segundo o relato bíblico (Genesis 18: e Genesis 19:), as cidades e seus habitantes foram destruídos por Deus devido a seus pecados e à prática de atos contrários à moral dos antigos israelitas, dentre os quais a tentativa de estupro a dois anjos do Senhor.
Ao falar do final dos tempos e da vinda do Senhor Jesus, o Evangelho de Lucas menciona não apenas a família de Noé, como também a de Ló: “O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos.
O sentido da frase “olhou para trás” é de que ela “estimou, considerou, prestou atenção.” Em outras palavras, após ser arrastada de sua vida de auto-foco e ser colocada num novo caminho de liberdade, a mulher de Ló olhou para trás com desejo e saudades de seu passado.
Na tradição rabínica o seu nome é Sitis, e em textos da literatura pós-bíblica e no Testamento de Jó após sua morte Jó se casa com Diná, filha de Jacó.
Lucas 17:32-33 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Lembrem-se do que aconteceu à esposa de Ló! Quem se apegar à própria vida a perderá; quem abrir mão de sua vida a salvará.
Muitos arqueólogos identificam Bab ed-Dhra, que fica na Jordânia, como a provável Sodoma da Bíblia, mas não há provas definitivas. Por isso, a tradição continua a prevalecer, indicando o território israelense como o provável lugar de Sodoma.
A mulher de Jó foi muito injustiçada ao longo da história, não pela oração proferida, mas pelo verbo usado ao construir sua fala: amaldiçoa. Convenhamos que não é sinal de sabedoria, mesmo na época patriarcal, mandar alguém amaldiçoar a Deus.