Não é preciso fazer nenhum tipo de curativo para colocar o umbigo para dentro. Há quem coloque esparadrapo ou fita de microporo e acredite ver melhora no aspecto do umbigo, mas especialistas afirmam que na verdade o umbigo iria para dentro de qualquer maneira, com ou sem curativo.
A cirurgia eletiva é considerada simples e consiste em fazer um corte na região do umbigo para empurrar a hérnia para dentro da barriga, fechando a parede abdominal com pontos. Também é possível colocar uma tela na região para evitar que uma nova hérnia apareça.
É normal o recém-nascido ter o umbigo mais estufado, não precisamos fazer nada nesse momento quanto a isso. Colocar faixas, moedas ou qualquer outro tipo de coisa aumenta o risco do local ficar úmido e, portanto, aumenta a chance de infecção.
Os bioestimuladores injetáveis como o Sculptra e o Radiesse, são substâncias que têm como principal objetivo a produção de colágeno de dentro para fora, deixando a pele mais densa, devolvendo a firmeza e suavizando o aspecto “pregueado” da pele em volta do umbigo.
Se o cordão umbilical não cair nas próximas semanas, ou se você notar sinais de infecção como vermelhidão, inchaço, secreção com mau cheiro ou febre, consulte o pediatra para uma avaliação.
Como CURAR o UMBIGO do BEBÊ?! + Cuidados INDISPENSÁVEIS! | Dra Jannuzzi
O que fazer para umbigo caído?
Quando o "umbigo triste" interfere na autoestima, existem estratégias que podem ser utilizadas para reverter esse quadro. A prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável ajudam na construção do tônus muscular e no fortalecimento da região, diminuindo o aspecto da flacidez.
No entanto, um pequeno pedaço deste tecido – chamado de coto umbilical – ainda permanece junto ao corpinho da criança durante algum tempo. É neste momento que muitas mamães começam a se preocupar com o que fazer para o umbigo não ficar para fora. Em média, a cicatrização do tecido demora de 7 a 14 dias para acontecer.
Faça uma dobra na fralda, embaixo do coto umbilical. Depois da queda do coto, a região ainda deve ser limpa com álcool e algodão por pelo menos dez dias, já que o tecido ainda está em fase de cicatrização.
A resposta é simples: procure um médico! Não adianta tentar empurrar de volta, torcer pra sumir sozinho ou deixar pra lá. Dependendo do caso, pode ser necessário fazer uma cirurgia simples para corrigir a hérnia. A cirurgia para hérnia umbilical geralmente é bem tranquila e rápida.
A hérnia umbilical, também conhecida como umbigo estufado, manifesta-se pela presença de uma saliência visível e palpável na região do umbigo. Pode se tornar mais evidente quando a criança chora, tosse ou faz algum esforço. Em crianças, a hérnia umbilical não costuma causar dor e complicações são raras.
Após o coto umbilical cair é importante manter o local sob observação e a limpeza deve continuar até o local estar completamente cicatrizado. Depois do banho, é importante sempre secar o umbigo com uma compressa ou pano limpo, fazendo movimentos circulares suaves.
Na maioria das vezes, seu formato é puro fruto do acaso. Se é para dentro ou para fora (estes são poucos, aparecem em 5% a 10% das pessoas), isso não tem a ver com o jeito como o cordão foi cortado ou a maneira com que seus pais cuidaram do coto.
E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste, não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água, para tua purificação, nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas.
O principal fator é a anatomia prévia do corpo da mulher. Se ela tem o umbigo raso, com pouca profundidade, a probabilidade de que ele salte ou estufe é maior.
O coto umbilical costuma cair entre 7 e 15 dias de vida do recém-nascido. Mas essa é apenas uma média: a queda do umbigo pode demorar muito mais tempo, sem que isso seja razão para se preocupar. Se não estiver inflamado nem apresentar mau cheiro, é só continuar seguindo a orientação do pediatra.
Este procedimento está representado por uma incisão cutânea retangular, ligeiramente curvilínea nos pólos superior e inferior, feita na pele do abdome, após uma incisão circular no tecido abdominal liberando o umbigo. Esta técnica deixa o umbigo com uma forma natural, circular, apresentando um resultado satisfatório.
Em alguns casos, a hérnia umbilical pode evoluir para quadros mais complicados, como o encarceramento e o estrangulamento da hérnia. No encarceramento, o conteúdo protuso fica preso na abertura da parede abdominal, fazendo com que a saliência característica da hérnia fique presa.
Atualmente, o procedimento mais utilizado para correção da hérnia umbilical é a videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva. A cirurgia é especialmente indicada nos quadros dolorosos, em hérnias em que a abertura possui mais de 1,5 cm de diâmetro e nos casos de encarceramento ou estrangulamento.
Mergulhe um cotonete em álcool e esfregue suavemente no umbigo. Substitua o cotonete por um novo e álcool fresco, se necessário. Então, quando o cotonete não estiver pegando mais sujeira e sair limpo, use outro cotonete embebido em água para tirar o álcool restante, pois pode ressecar a pele.
"Ao cair, o umbigo do bebê fica mais saltado", diz Maria Laura Oliveira Joia, também pediatra do Grupo Prontobaby. Mas não se preocupe! Ele volta sozinho para o lugar até o sexto mês de vida do pequeno. "Não há necessidade de usar faixas, bandagens ou moedas para acelerar esse processo", alerta a especialista.
Não é preciso fazer nenhum tipo de curativo para colocar o umbigo para dentro. Há quem coloque esparadrapo ou fita de microporo e acredite ver melhora no aspecto do umbigo, mas especialistas afirmam que na verdade o umbigo iria para dentro de qualquer maneira, com ou sem curativo.
Geralmente, os doentes detentores de hérnias umbilicais podem levar uma vida perfeitamente normal e sem que ocorram complicações. No entanto, podem em alguns casos surgir complicações, algumas potencialmente graves, que sem tratamento atempado e adequado podem, em último caso, implicar risco de morte.
Aplicar óleo de rícino no umbigo à noite tem ganhado popularidade por seus benefícios potenciais, como alívio de cólicas menstruais, melhora da digestão e saúde da pele, conforme sistema tradicional hindu de medicina, o Ayurveda.