O recomendado, no caso, é diminuir o consumo de alimentos e bebidas que aumentam a produção de gases, como refrigerantes, lácteos e carboidratos. Investigar também possíveis intolerâncias e alergias alimentares pode reduzir drasticamente os barulhos.
O borborigmo, som da barriga roncando, é causado por contrações do trato digestivo. Beber água pode dar alívio temporário. Comer devagar e fazer lanches pode ajudar. Persistência do barulho pode indicar problemas gastrointestinais, exigindo consulta médica.
Pode ser um sinal gases excessivos, indigestão, diarreia ou uma condição gastrointestinal crônica, como a síndrome do intestino irritável, de acordo com os gastroenterologistas. Se o barulho for persistente ou doloroso, é indicado procurar orientação médica.
Quando estamos acordados, os intestinos se movem ritmicamente à medida em que as paredes se contraem e relaxam para misturar alimentos com secreções no trato gastrointestinal. Para diminuir esses barulhos, é preciso ingerir alimento a cada três horas, impedindo que o estômago fique vazio.
Como fazer a barriga parar de roncar imediatamente?
Esse ar fica preso no sistema digestivo e, à medida que é deslocado ao longo do trato gastrointestinal, causa os ruídos característicos. É por isso que comer com calma e evitar falar durante as refeições pode ajudar a reduzir a quantidade de ar engolido e, assim, diminuir o ronco da barriga.
“Nas pessoas que têm um ronco leve, a gente sempre aconselha a não dormir de barriga para cima nem de barriga para baixo, a melhor posição é dormir de lado. Sempre usar um travesseirinho um pouco mais elevado e sempre estender o máximo que puder o queixo para cima, para deixar essa vias um pouco mais livres”, comentou.
Gases. Alimentos gaseificados, como refrigerantes, carboidratos, doces e gorduras aumentam a formação de gases e dos movimentos peristálticos do intestino. Por conta disso, surgem os barulhos na barriga. Geralmente, não indica uma condição de saúde que precisa ser avaliada.
“Os barulhos que escutamos são a passagem de líquido e gás pelo intestino. Isso pode variar com o que comemos. Se comemos algo que é mais irritativo para o intestino, que produz mais gases, como uma feijoada, ocorre a distensão do intestino e você ouve isso passar”, explica Barros.
Porque a barriga ronca mesmo não estando com fome?
Entre as possíveis causas de barriga roncando estão as inflamações gastrointestinais, que, comumente, causam cólicas e desconfortos abdominais. Elas consistem em irritações na mucosa do intestino e podem se manifestar por diferentes motivos, entre eles, infecções por bactérias ou vírus e reações alérgicas.
Porque a barriga fica fazendo barulho borbulhando?
Os barulhos na barriga são normais, sendo principalmente sinal de fome ou de que a digestão está acontecendo. Porém, quando surgem outros sintomas, podem ser sinal de problemas mais sérios, como infecção ou hérnia.
Quatro tipos de sons podem ser encontrados na percussão abdominal: timpânico, hipertimpânico, maciço e submaciço. O timpanismo costuma predominar, em função dos gases existentes no aparelho gastrointestinal.
Na maioria das vezes, barulhos do estômago são somente fome ou o processo de digestão. Porém, há casos em que eles podem ser algo mais — e é exatamente nessas situações em que é necessário ter certo cuidado.
Dormir de costas tende a facilitar o relaxamento dos músculos da garganta, aumentando a probabilidade de obstrução das vias aéreas e, consequentemente, do ronco. Então, para quem quer parar de roncar, essa pode ser a alternativa mais simples e a primeira tentativa de mudança.
O que significa quando a barriga não para de roncar?
Os barulhos na barriga podem ser um sinal de câncer colorretal, se forem persistentes e acompanhados de outros sintomas, como dor ou desconforto abdominal persistente, mudanças dos hábitos intestinais, perda de peso sem motivo aparente ou inchaço na barriga persistente.
Se o seu parceiro que ronca dorme de costas, você pode tentar usar um travesseiro para elevar a cabeça dele ou virá-lo de lado. Essas posições faz ele ficar mais inclinado e ajudam a abrir as vias aéreas enquanto ele dorme, reduzindo as vibrações na garganta.
O recomendado, no caso, é diminuir o consumo de alimentos e bebidas que aumentam a produção de gases, como refrigerantes, lácteos e carboidratos. Investigar também possíveis intolerâncias e alergias alimentares pode reduzir drasticamente os barulhos.
Qual é o tratamento para gases intestinais? Quando não existe uma causa específica para os gases, normalmente são recomendadas medidas como fazer atividades físicas regularmente, evitar alimentos que a pessoa note que pioram os sintomas e mudanças de hábitos, como não comer excessivamente ou muito rapidamente.
Os sons da barriga, tecnicamente chamados de borborigmos, são resultado da movimentação de líquidos e gases dentro do intestino. Eles podem ocorrer tanto em momentos de fome quanto durante o processo digestivo.
Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.
Os movimentos do útero mais fortes, frequentes e fora do padrão normal e a inflamação são os principais fatores responsáveis por estas manifestações. Se sente o útero tremendo e tem os sintomas descritos durante o período menstrual, procure um médico de família ou um ginecologista.
Dr Alan explica que em muitos casos, no entanto, apesar de as apneias ocorrerem predominantemente na posição de barriga para cima (supina), a condição se mantém em outras posições e precisa ser tratada para evitar que as interrupções na respiração privem o corpo e o cérebro de oxigênio.