Ajudar a respirar Deve-se desentupir freqüentemente o nariz da criança, especialmente antes de dar de mamar ou de colocá-la para dormir. Bebês pequenos devem ser colocados para dormir deitados de bruços. Ambiente úmido pode ajudar a facilitar a respiração.
O que posso fazer para ajudar meu bebê a respirar melhor?
Como ajudar os mais pequenos a respirar melhor?
Aplicação de soro fisiológico (preferencialmente em unidoses) ou “água do mar”;
Remoção das secreções com o auxílio de uma seringa pequena ou com a pontinha de um cotonete ou de um lenço de papel limpo, e em movimentos circulares e suaves.
O banho com água morna, ou quente, produz vapor que, ao ser respirado pelo bebê, ajuda a fluidificar e eliminar as secreções que estão no nariz. Uma boa dica é fechar a porta do banheiro para acumular o máximo de vapor possível.
O que fazer quando o bebê está com dificuldade de respirar?
Procure imediatamente o pronto socorro ou telefone pedindo assistência médica de emergência (192 no Brasil) se a criança tiver algum dos sinais de alerta a seguir: Dificuldade em respirar, que pode incluir sibilos fortes, respiração acelerada ou respiração ofegante.
Quais são os 4 sinais de desconforto respiratório em bebês?
Entre eles, coriza clara, tosse, obstrução nasal, febre, irritabilidade e dificuldade para se alimentar. Nestes pacientes, por serem muito novos e não conseguirem expectorar a secreção, os sintomas podem progredir para tosses mais intensas, dificuldade para respirar e chiado no peito.
Bebê Resfriado - O que fazer? [DICAS FUNDAMENTAIS]
Como aliviar cansaço respiratório infantil?
Ajude com a inalação
Além de hidratarem as vias respiratórias e melhorar os sintomas, elas ajudam com a expectoração do muco formado nos brônquios. A inalação padrão, com soro fisiológico, pode ser utilizada para aliviar os sintomas.
Onde apertar para desentupir o nariz em 3 segundos?
De dentro para fora, aperte por 3 segundos os cantos do nariz gentilmente com o indicador, subindo o movimento em direção às orelhas e fazendo fricções circulares ao redor da cavidade dos olhos. Faça cerca de 20 círculos em cada direção. O muco começará a escorrer.
Como saber se o bebê está com cansaço respiratório?
batimentos das asas do nariz, nariz entupido e/ou esforço respiratório visível. No entanto, há sintomas menos perceptíveis que também merecem atenção. Um deles é a cianose, que é a coloração azulada dos lábios, das unhas ou da pele do bebê, indicando falta de oxigenação adequada.
Quando devo me preocupar com a respiração do bebê?
O sinal mais grave é quando o bebê fica com a pele ou os lábios azulados, parando de respirar por mais de 20 segundos, o que pode caracterizar um quadro de apneia, ou outras ocorrências mais sérias. A pele azul significa que o oxigênio não está chegando à corrente sanguínea.
O tratamento do bebê chiador depende da causa, no entanto, na crise aguda está indicado o uso de broncodilatadores por via inalatória, em especial, o salbutamol. Eventualmente, pode ser necessário o uso de corticoide por via oral durante 5 a 10 dias, quando não houver melhora com o uso do broncodilatador.
As narinas do seu bebê se alargam quando ele ou ela respira (batimento das asas nasais) por mais de alguns minutos. O seu bebê emite uns grunhidos a cada respiração; isso dura mais do que alguns minutos. A pele ao redor das costelas do seu bebê ou na base do pescoço puxa bruscamente a cada respiração.
Respiração lenta e profunda: busque fazer respirações lentas e profundas para ajudar a oxigenar o corpo. Inspire profundamente pelo nariz e expire lentamente pela boca. Umidificação: use um umidificador no ambiente para aumentar a umidade do ar, o que pode aliviar a irritação das vias respiratórias.
Gripes e resfriados, que são comuns na infância, especialmente nas épocas mais frias do ano, costumam causar esse ronco de catarro, assim como problemas de garganta – infecções ou amigdalites. Alergias, como a rinite, também podem deixar os bebês mais secretivos e, consequentemente, com o ronco característico.
O que fazer para aliviar o cansaço respiratório em bebês?
Você pode aliviar um pouco a congestão nasal com umidificador e gotas nasais salinas – com ou sem aspiração nasal. Além disso, para evitar a desidratação, certifique-se de que seu bebê tome muito líquido durante esse período. Ele pode preferir água ou suco em vez de leite.
E, se você se pergunta “quantas vezes posso fazer inalação com soro”, lembre-se de seguir a indicação médica, mas o padrão é até 4 vezes ao dia, o que leva 15 a 20 minutos. E, para manter a criança entretida nesse período, atente-se às nossas dicas no próximo tópico.
Normalmente, o diagnóstico é realizado por meio do exame de raio-x do tórax, que permite identificar a presença de secreções no pulmão. A verificação da frequência respiratória do bebê é uma outra forma muito comum de diagnosticar a doença. O aumento dessa frequência possibilita a confirmação do quadro.
Fazer lavagem do nariz, inalar vapor de eucalipto e fazer massagem nas maçãs do rosto são algumas medidas simples, naturais e caseiras que ajudam a desentupir o nariz.
Você pode realizar lavagem nasal com soro fisiológico várias vezes ao dia, além de fazer aspiração nasal com o auxílio de algum objeto próprio para essa função. Os dois métodos deixam a secreção mais fluida e a criança consegue expectorar o catarro facilmente.
Para que o bebê possa respirar, comer e dormir melhor, é necessário que seu nariz seja desentupido. Como o bebê ainda não sabe como assoar o nariz por conta própria, podemos ajuda-lo com um soro fisiológico ou com um aspirador nasal indicado para a idade do bebê.