Nobel – pronuncia-se No-bél, porque era assim que ele se chamava e se diz na sua terra (na Suécia). "Nó-bel" é pronúncia inglesa. Níger – é assim que se escreve e se pronuncia.
2. A segunda boa razão é a etimologia: Nobel é o nome do senhor sueco – Alfred Nobel – que instituiu o prémio, e a pronúncia original é [nobél]. N.E. – Sobre este tema,Cf. Regras da acentuação, do Código de Redação Institucional da União Europeia + Bases VIII, IX, X, XI e XIII do Acordo Ortográfico de 1990.
Se o vocábulo Nobel (sílaba tônica “bel”) vier acompanhado da palavra “Prêmio”, Nobel não poderá variar (Exemplo: Na palestra, conheceu três Prêmios Nobel.).
Nobel – pronuncia-se No-bél, porque era assim que ele se chamava e se diz na sua terra (na Suécia). "Nó-bel" é pronúncia inglesa. Níger – é assim que se escreve e se pronuncia.
Idealizada pelo químico, engenheiro, inventor, empresário e filantropo sueco Alfred Nobel (1833 - 1896), a premiação teve início no ano de 1901 e desde então tem distribuído um valor em dinheiro para os agraciados da diversas áreas.
Oxítona, Nobel se pronuncia como papel e Mabel. Isolado, tem plural. Acompanhado de prêmio, mantém-se invariável: Ganhou dois Nobéis. Dedicou o livro a dois Prêmios Nobel.
O Prêmio Nobel, um dos mais prestigiados do mundo científico, garante uma vultosa quantia em dinheiro para o vencedor das suas categorias. Em 2024, o valor recebido é de 11 milhões de coroas suecas, o equivalente a cerca de R$ 5,83 milhões.
Abra bem a boca, especialmente na pronúncia das vogais; Faça pausas curtas entre frases; Enfatize palavras que mereçam destaque; Pronuncie todos os sons de uma frase (não omita parte das palavras);
Ou seja, Xerox, que é uma fotocópia, tornou-se assim por causa do nome da máquina. Quanto às formas corretas de falar e de escrever, saiba que os nossos dicionários permitem tudo: xérox, tal qual a pronúncia em inglês, e xerox, a forma aportuguesada.
Até hoje, nenhum brasileiro foi laureado com o prêmio. O Prêmio Nobel é concedido a personalidades vivas que tiveram êxito relevante no progresso do conhecimento nos campos científico e humanístico.
Outro exemplo é a palavra “Nobel”, referente ao Prêmio Nobel. É muito comum a pronúncia como se a sílaba tônica fosse em “No”, o que é inadequado segundo a gramática: Nobel. Por se tratar de uma palavra terminada em –el, a tônica passa a ser a última sílaba: Nobel.
Mesmo com Machado de Assis, Jorge Amado, Érico Veríssimo entre outros grandes nomes da nossa literatura, o Brasil nunca ganhou um Prêmio Nobel na área.
Entre 1901 e 2024, o Prêmio Nobel e o Prêmio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel foram concedidos 626 vezes a 1 009 pessoas e organizações (978 indivíduos e 31 organizações). Com algumas pessoas e organizações recebendo o Nobel mais de uma vez, totaliza-se 973 indivíduos e 28 organizações.