Para lavar tecido viscose para não encolher, basta fazer a lavagem das suas peças à mão. Ou seja, faça uma solução com sabão de roupas delicadas com água em um balde, mergulhe as peças, deixe de molho e esfregue até sair toda a sujeira. Depois, enxague e deixe secar na sombra, de preferência.
Evite o uso de secadoras, pois elas podem encolher a viscose. Agora caso não tenha outra solução, então coloque a máquina na temperatura mais baixa. Na hora de passar a roupa, vire do avesso, pois o calor do ferro pode queimar e derreter as fibras do tecido, ficando com aspecto plastificado.
Prepare 1 litro de água morna e adicione ½ litro de vinagre, mergulhe as roupas nessa mistura e deixe-as de molho por 30 minutos. Depois desse tempo, estenda as peças e puxe-as com cuidado para esticar as fibras.
Lave em água fria: Lavar em água fria pode ajudar a evitar o encolhimento, pois a água quente pode encolher os tecidos. Use detergente suave: Detergentes suaves são mais gentis com os tecidos do que detergentes fortes.
Embora este tecido seja semi-sintético e possa oferecer um toque semelhante ao do algodão ou da seda, é relativamente propenso a encolher. A estrutura das fibras de viscose pode mudar com água quente e fricção, levando a um encolhimento indesejado.
A água quente pode causar o encolhimento de fibras naturais, como algodão e lã, enquanto a água fria ajuda a manter as fibras relaxadas e minimiza o risco de contração. Portanto, sempre que possível, opte por lavar suas roupas com água fria para garantir que elas permaneçam com o tamanho correto.
A verdade sobre se viscose encolhe na lavagem é que depende da qualidade do tecido. A fibra menos resistente do tecido viscose pode sim encolher até 10% dependendo do tipo de lavagem (tempo, produtos, etc.) Por ser uma fibra não natural, a viscose encolhe bem menos do que tecidos como linho, algodão e lã por exemplo.
Coloque a peça na água e deixe-a submersa por 10 minutos. Dessa forma, as fibras de viscose vão se soltar, se estender e amolecer, recuperando o estado original.
Pode ser usado em vários tipos de tecidos, como algodão, poliéster, viscose, entre outros. Ele é indicado para roupas de uso diário, como camisetas, lençóis, toalhas, entre outros itens de vestuário e cama, trazendo cuidado especial a todas as peças.
O primeiro passo é dissolver duas colheres de sopa bem cheias de bicarbonato de sódio em dois litros de água quente e deixar a peça de molho por aproximadamente duas horas. Depois disso, enxágue bem em um balde de água com um copo de vinagre branco.
Viscose, poliéster, lycra e náilon são sensíveis, portanto pedem ferros com temperaturas baixas. Você pode procurar no próprio ferro os programas específicos para cada tecido.
Coloque a peça de roupa encolhida na solução de água e condicionador. Deixe a roupa de molho por cerca de 30 minutos. O condicionador ajuda a relaxar as fibras do tecido.
São elas: UMIDIFIQUE: adicione um pouco de condicionador ou xampu para bebês em um balde com água morna, e mergulhe a roupa. Deixe-a de molho por cerca de 30 minutos. Em seguida, retire o excesso de água, sem torcer a roupa, e a estique com cuidado, para restaurar o seu tamanho original.
Use um vaporizador ou ferro na temperatura mais baixa para aplicar vapor em toda a peça. O calor vai relaxar as fibras. Depois, estique o tecido suavemente.
Tanto a viscose estampada, quanto a lisa e com elastano são consideradas tecidos artificiais, cujas fibras encolhem menos quando comparadas às fibras naturais. Entretanto, é importante destacar que o tecido viscose pode apresentar um encolhimento na primeira lavagem.
Por ser muito um tecido parecido com o algodão, a viscose tem grande capacidade de absorção de umidade, por isso pode perder a cor com facilidade e encolher se não for lavado de forma correta.
Tecidos como algodão, lã, seda e misturas de fibras naturais com sintéticas são mais propensos a encolher quando expostos a altas temperaturas. A água fria reduz esse risco, pois minimiza o estresse sobre as fibras durante o processo de lavagem.
Na hora de lavar uma peça de viscose é preciso ter cuidado sim pois estamos falando de fibras que podem se encolher em até 10% dependendo da composição.
Alguns tecidos são mais suscetíveis ao encolhimento do que outros e, por isso, merecem a sua atenção, seja na lava e seca, seja na secadora. Em geral, peças fabricadas com fibras naturais, como o algodão e a lã, são mais propensas a esse tipo de dano e requerem mais cuidado em relação à exposição às altas temperaturas.
Os tecido com fibras naturais, como o linho ou fibras artificiais como a viscose tem grande potencial de encolhimento pós-lavagem. Algodão também, mas é menos. Isso acontece porque os fios precisam ficar bem esticadinhos no tear para o processo de construção do tecido.