Ao estacionar em uma ladeira, é recomendado virar a roda para assegurar que o veículo não saia do lugar. Porém, ao fazer isso, é preciso ter cuidado para não apoiar o pneu completamente na guia do meio-fio. Fazer isso pode estragar o pneu e provocar a ruptura da sua parte interna.
Segundo a instrutora de autoescola Daiane dos Santos, o ponto de saída das ladeiras não é só uma tremidinha, é o carro tremendo muito, quase morrendo. Quando sentir isso, tire o pé do freio e comece a acelerar, segurando a embreagem por dois segundos ainda. "Assim o carro não morrer e não volta", afirma a profissional.
Em primeiro lugar, é preciso reduzir a velocidade do veículo para engatar a 1ª marcha. Depois, pise na embreagem de leve, aos poucos, até sentir o carro tremer. Equilibre a pressão no pedal da embreagem com a aceleração para manter o carro parado.
SUBIDA LADEIRA - COMO PARAR E SAIR SEM DEIXAR O CARRO MORRER #DirigirEuPosso #LegTransito
Qual a forma correta de deixar o carro parado?
Deixe o carro em cima de cavaletes
Como mencionado, para não deformar os pneus é importante sair com o carro para dar uma volta, pois se ele fica muito tempo parado, o peso do veículo pressiona as rodas. Se isso não for possível, tente ao menos mudá-lo de posição na garagem ou estacionamento em que estiver.
O carro fraco na subida pode ser consequência de uma série de problemas que comprometem o seu desempenho, que vão desde falhas no motor até pneus desgastados. A perda de potência faz com que ele tenha dificuldades para avançar, necessitando de um esforço maior no motor e na transmissão.
Se a subida for íngreme, utilize o freio de mão como suporte. Ao começar a acelerar, solte a embreagem gradualmente, encontrando o ponto onde o motor começa a transmitir a força para as rodas. Porém, evite soltar a embreagem rapidamente para evitar trancos no veículo.
Se estiver vindo em movimento e ver a subida chegando, coloque em uma marcha forte e encare a ladeira com aceleração constante. O mais importante é evitar frear ou reduzir a velocidade — se for possível. Caso tenha que arrancar em uma subida de baixa aderência, acelere com calma e evite destracionar as rodas.
Outra cautela é na hora de estacionar o carro automático na descida. “O motorista precisa pará-lo por completo, acionar o freio de mão e, em seguida, mudar a marcha para a posição P (parking)”, explica.
Portanto, o carro não desce a ladeira porque onde ele se encontra, na realidade, é uma descida e não subida, devido à uma diferença de nível. “Isso não está contraindo nenhuma lei da física, é um movimento espontâneo. Não tem nada a ver com força magnética”, concluiu.
Atenção: é preciso passar pela lomba de segunda marcha e sem pisar na embreagem. Além da velocidade, a posição que o carro se encontra é crucial para evitar qualquer tipo de problema, desgaste ou prejuízo no veículo ao passar pelo quebra-molas.
Uma boa dica e bem intuitiva para quem está começando é: use a marcha leve (nível 1) do passador esquerdo com as marchas leves do passador direito (1 a 2), a marcha média (2) da esquerda com os níveis médios da direita (3 a 5) e a marcha pesada (3) da esquerda com as marchas pesadas da direita (6 e 7).
Passando as marchas na Biz, passe lá primeira para poder sair. Sempre que for passar, pare de acelerar, agora passe a segunda, depois a terceira, por fim a quarta, lembrando que não tem embreagem, então precisa parar de acelerar para passar ou reduzir.
Quais são os sintomas de um ponto de ignição atrasado?
É o ponto de ignição que, se estiver “atrasado” ou “avançado” , vai fazer com que o carro não desenvolva corretamente e fique com aquela sensação já descrita de que está se arrastando e demorando a pegar embalo.
Nos veículos, a definição do que ele é não se modifica. Isso porque o torque, no contexto automotivo, é a força que o motor consegue gerar. Ela é produzida pelos movimentos de sobe e desce dos pistões. A movimentação desses componentes, ao longo do trajeto, acaba girando o virabrequim.
É correto deixar o carro parado na primeira marcha?
Preciso deixar o carro engatado quando estaciono? Não. De acordo com Marcelo Ramaciotti, proprietário do centro automotivo Garage 77, além de ser desnecessária, esta não é uma prática adequada, pois pode danificar o câmbio do veículo.
É bom deixar o carro ligado um pouco antes de sair?
Seja como for, especialistas recomendam esperar o motor do carro esquentar antes de sair. Assim, as peças internas vão atingir a temperatura ideal de funcionamento. Se estiver frio, o consumo de combustível, por exemplo, tende a ser maior.
Se tiver um manual, deve colocá-lo em primeira marcha. Outra boa dica é certificar-se de que os pneus estão voltados para o meio-fio. Isso garante que, se o carro começar a rolar, o meio-fio pode agir como um calço, impedindo o automóvel de se mover mais.