A cidade de Pripyat foi construída para os trabalhadores da usina nuclear. Seus 50 mil habitantes começaram a evacuação 36 horas após o acidente. Pripyat continua sendo uma cidade fantasma até hoje, cheia de pequenos detalhes do cotidiano, como essas caixas de correio em um prédio abandonado.
A cidade em si e os arredores não são seguros como lugar de habitação, os cientistas supõem que os elementos radioativos mais perigosos precisarão de 900 anos para atingir níveis que permitam ao ser humano voltar a habitar a zona.
Hoje, conta ele, o local é visitado esporadicamente por soldados ucranianos e trabalhadores da desativada usina, que, como outros lugares do território nacional, esteve em poder das tropas russas nos primeiros meses da invasão ordenada pelo governo de Vladimir Putin, em 24 de fevereiro de 2022.
A cidade fantasma de Pripyat, agora usada para estudar os padrões de precipitação radioativa, fica a menos de 3km do reator nuclear de Chernobyl. O reator que falhou no histórico acidente foi construído na década de 1970 para a equipe da usina. Os 50 mil habitantes de Pripyat foram evacuados 36 horas após o acidente.
Sobreviventes de Chernobyl alertam sobre riscos “horríveis” na maior usina da Europa. Funcionários da usina nuclear de Chernobyl que sobreviveram ao acidente histórico e parentes dos que morreram homenagearam as vítimas nesta sexta-feira (26), dia que marca o 38º aniversário do pior desastre nuclear da história.
AO VIVO: Conferência de Avivamento | 4ª noite [CHURCH]
O que aconteceu com os 3 mergulhadores de Chernobyl?
Dessas, três foram condenadas a dez anos de prisão: Viktor Bryukhanov, Nikolai Fomin e Anatoly Dyatlov. Bryukhanov e Dyatlov cumpriram cinco anos de prisão e foram anistiados. Bryukhanov reside atualmente em Kiev, e Dyatlov morreu em 1994 em consequência da exposição à radiação.
O Brasil, com suas duas usinas (Angra 1 – PWR, 640 MW e Angra 2 – PWR, 1.350 MW), possui a maior capacidade de geração (1.990 MW). O México também tem duas usinas nucleares em seu território, que somam 1.640 de capacidade instalada (Laguna Verde 1 – BWR, 820 MW e Laguna Verde 2 – BWR, 820 MW).
Pripyat, com seus prédios de apartamentos, playgrounds e monumentos públicos, continua sendo uma cidade fantasma até hoje. Ao pé da estátua do anjo, há uma grande laje de concreto no formato da extensão ucraniana da zona de exclusão.
Quando a dose de radiação é alta, muitos tecidos e órgãos do corpo são atingidos. Entre os sintomas, estão náuseas e vômitos, queda de cabelo, distúrbios do comportamento, alterações no sangue e lesões na pele. Quanto menor for o intervalo de tempo entre a exposição e o início dos sintomas, mais grave é o quadro.
Especialistas disseram que levará pelo menos 3 mil anos para que a área se torne segura, enquanto outros acreditam que isso é muito otimista. Pensa-se que o local do reator não se tornará habitável novamente por pelo menos 20 mil anos, de acordo com relatório de 2016.
Milhares de moradores foram evacuados e ainda hoje não retornaram para suas casas. Os níveis de radiação já foram normalizados. Porém, mais de dez anos após o acidente, a economia da região ainda está longe de voltar ao que era antes. Um novo museu na cidade conta a história catástrofe em detalhes.
Por que Hiroshima e Nagasaki são habitáveis e Chernobyl não?
Em Chernobyl, o acidente aconteceu no chão, e acabou tornando a terra radioativa. É por causa disso que Chernobyl continua inóspita e Hiroshima e Nagasaki já voltaram a se tornar habitáveis há muito tempo. Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital?
O Reator nº 4 foi o local do desastre de Chernobil em 1986, e a usina está agora dentro de uma grande área restrita conhecida como Zona de exclusão de Chernobil. Tanto a zona quanto a antiga usina são administradas pela Agência Estatal da Ucrânia para a Gestão de Zonas de Exclusão.
Dentro do novo sarcófago há o reator destruído da quarta unidade de energia e restos de resíduos nucleares, diz a ONU. Os números de 2022 da organização mostram que 2700 pessoas estão atualmente empregadas em Chernobyl.
Onde se localizam as usinas nucleares brasileiras?
A Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, no município de Angra dos Reis, no estado do Rio, é um complexo que abriga as duas usinas nucleares em funcionamento no Brasil, Angra 1 e Angra 2. Juntas, elas produziram 11,5 milhões de MWh em 2004.
David R. Marples sugeriu que a a adversidade do Desastre de Chernobil afetou o psicológico de Legasov, levando-o a decisão de cometer suicídio. Antes de seu suicídio, Legasov gravou fitas que revelavam fatos não divulgados pelo governo sobre a catástrofe.
O acidente nuclear de Chernobyl foi causado por um infeliz conjunto de erros humanos e falhas na concepção do reator. Uma reação em cadeia incontrolável dentro do reator causou um aumento acentuado na temperatura, que resultou na fusão das barras de combustível, uma explosão de vapor e um incêndio.
Múltiplos estudos mostraram que não houve grávidas afetadas pela radiação de Chernobyl, embora muitos abortos desnecessários tenham sido realizados por medo infundado.
Porque as usinas nucleares são construídas perto do mar?
Além disso, estar perto do mar é importante, já que é preciso muita água para resfriar o sistema - vale dizer que essa água não entra em contato com a radioatividade.
Iniciada na década de 1980, a obra de Angra 3 foi paralisada em mais de uma ocasião por falta de recursos. Em 2015, a obra sofreu uma interrupção por suspeitas de corrupção apontadas na Operação Lava Jato. Em 2022, uma nova tentativa de retomada fracassou.
O Brasil é um dos vários países que se recusam a possuir armas nucleares, sob os termos do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, mas possuem muitas das principais tecnologias necessárias para produzir esse tipo de arma.