Como está o tema 1083 no STJ?

O STJ, a respeito da aferição do agente ruído, no julgamento do Tema 1083 fixou a seguinte tese jurídica: O reconhecimento do exercício de atividade sob condições especiais pela exposição ao agente nocivo ruído, quando constatados diferentes níveis de efeitos sonoros, deve ser aferido por meio do Nível de Exposição ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em previdenciarista.com

Como está o julgamento do tema 1083?

DJE divulgado em 12/09/2024, publicado em 13/09/2024. Decisão: O Tribunal, por unanimidade, apreciando o tema 1.083 da repercussão geral, negou provimento ao recurso extraordinário e, tendo em vista tratar-se de mandado de segurança na origem, deixou de aplicar o disposto no § 11 do art. 85 do CPC, em virtude do art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Qual o entendimento do STJ?

O STJ julga crimes comuns praticados por governadores, desembargadores estaduais, federais, eleitorais e trabalhistas, conselheiros de tribunais de contas e procuradores da República, entre outros. Nesses casos, um ministro do STJ preside o inquérito, conduzido pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Como ficou o julgamento do tema 1031 no STJ?

No início de 2021, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou o tão aguardado Tema 1.031, possibilitando o reconhecimento da atividade especial de vigilante. Mais recentemente, no dia 28 de setembro de 2021, o STJ publicou o julgamento dos embargos de declaração, com modificação importante na tese.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em previdenciarista.com

Como ficou o tema 1124 STJ?

🤓 Processo suspenso por Recurso Especial repetitivo n. 1124, significa que a ação está aguardando o julgamento no STJ que terá repercussão para casos semelhantes. Ou seja, a causa do seu cliente vai ter que esperar o Superior Tribunal de Justiça julgar a questão para depois seguir a tramitação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Tema 1083 - Ruído médio, pico de ruído e NEN

Quando será julgado o tema 1124 STF?

Tema 1124 do STJ volta à pauta e será julgado em março.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em previdenciarista.com

Quantas vezes posso entrar na Justiça contra o INSS?

Em geral, você pode entrar na justiça contra o INSS quantas vezes for necessário, caso seus direitos não sejam reconhecidos. Se um pedido for negado, você pode recorrer, e se a sentença não for favorável, pode apelar para uma instância superior.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em abladvogados.com

Como ficou o julgamento do tema 1079?

A 1ª Seção do STJ, na sessão de 25/10 (quarta-feira), suspendeu o julgamento do Tema Repetitivo 1.079, no qual se discute a aplicabilidade do limite de 20 salários-mínimos à apuração da base de cálculo de contribuições parafiscais arrecadadas por conta de terceiros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em schneiderpugliese.com.br

Foi aprovado aposentadoria especial para vigilante?

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que os vigilantes têm direito à aposentadoria especial, independentemente do uso de arma de fogo, desde que comprovado o risco à sua integridade física por meio de qualquer prova até 05/03/1997 ou por meio de documentação específica a partir desta data.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lemosdemiranda.adv.br

Como está o julgamento do tema 1102 no STF?

O Supremo Tribunal Federal, no julgamento do Tema 1.102 ( RE 1.276.977 ), firmou a tese de que a regra de transição prevista no art. 3º da Lei nº 9.876/1999 deve ser aplicada de forma restrita, não abrangendo o direito à "Revisão da Vida Toda".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que a Súmula 666 do STJ estabelece?

A Súmula 666, classificada em direito tributário, no assunto repetição de indébito, estabelece que a legitimidade passiva, em demandas que visam à restituição de contribuições de terceiros, está vinculada à capacidade tributária ativa; assim, nas hipóteses em que as entidades terceiras são meras destinatárias das ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Como consultar tema no STJ?

O sistema de consulta do STJ indicará no andamento processual qual é o tema objeto da discussão, permitindo encontrar qual é o recurso representativo de controvérsia. Na página inicial do STJ, clique em “ ” e, após, em “ ”. Insira o número do tema no espaço Advogado Recursos Repetitivos indicado e clique em pesquisar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Quantas vezes pode recorrer um processo no STJ?

​A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que a Lei 9.784/1999 – que regula o processo administrativo em nível federal – possibilita a interposição de apenas dois recursos administrativos sucessivos, ainda que o artigo 57 admita a sua tramitação por até três instâncias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Como ficou a decisão do STF sobre aposentadoria especial?

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se o pagamento de aposentadoria por incapacidade causada por doença grave, contagiosa ou incurável deve ser paga de forma integral ou seguir regra estabelecida pela Reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103/2019).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

O que é nen ruído?

NÍVEL DE EXPOSIÇÃO NORMALIZADO – NEN: A partir de 18 de novembro de 2023 o INSS adotou o critério do NEN para caracterizar a atividade como especial. O NEN representa o NE modelado para um período de referância temporal padrão, neste caso de 8 horas (480 minutos).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf3.jus.br

Como ficou o julgamento do tema 1232?

Presidência do Ministro Luís Roberto Barroso. Plenário, 19.2.2025. Decisão: Após a leitura do relatório e a realização das sustentações orais, o julgamento foi suspenso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quando o STF vai julgar a aposentadoria especial dos vigilantes?

No último dia 14 de abril foi encerrado o plenário virtual do Tema 1.209, sendo reconhecida a sua repercussão geral: Assim, o STF julgará diretamente a possibilidade dos vigilantes terem concedida aposentadoria especial pelo INSS, seja em período anterior ou posterior à Reforma da Previdência (EC 103/2019).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em previdenciarista.com

O que o STF decidiu sobre os vigilantes?

Entendendo o Tema 1209 do STF

Resumidamente, o STF decidirá no Tema 1209 se os vigilantes têm direito à aposentadoria especial no INSS, seja em período anterior ou posterior à Reforma da Previdência de 2019 (EC 103/2019).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ieprev.com.br

Como está a votação da aposentadoria especial dos vigilantes?

Aposentadoria especial: com 4 votos a favor dos vigilantes, STJ suspende julgamento do Tema 1031 por pedido de vista de ministra.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ovigilante.org.br

O que o STF decidiu ontem?

Supremo confirma suspensão de leis que proíbem linguagem neutra em dois municípios.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quando o tema 1079 do STJ será julgado?

Porém, por maioria de votos, seguindo o entendimento da relatora, ministra Regina Helena, a decisão foi modulada, permitindo àqueles contribuintes que obtiveram decisões administrativas ou judiciais favoráveis até a data do julgamento do Tema 1079, 13 de março de 2024, aproveitar dos créditos decorrentes da limitação ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em demarest.com.br

O STJ afastou o limite de 20 salários mínimos para contribuições ao Sistema S?

O tribunal concluiu que a edição do Decreto-Lei 2.318/1986 afastou o teto de 20 salários mínimos para a base de cálculo não apenas das contribuições previdenciárias, mas também das contribuições parafiscais voltadas ao custeio do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Vale a pena entrar na Justiça contra o INSS?

Apesar das vantagens de pedir um benefício do INSS na Justiça, entrar com uma ação judicial não garante que você vai ter o benefício concedido. Mesmo com uma maior liberdade de análise, o Juiz e o INSS seguem a mesma Lei e ela deve ser respeitada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mpmt.mp.br

Por que o INSS cancela o benefício de quem renova a CNH?

O INSS cancela o benefício de quem renovar CNH? Não, a renovação da CNH não cancela o benefício. No entanto, o INSS pode revisar a condição de invalidez periodicamente, para avaliar se o beneficiário ainda persiste incapaz de trabalhar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

O que diz o tema 1018 do STJ?

Tema 1018. O segurado tem direito de opção pelo benefício mais vantajoso concedido administrativamente, no curso de ação judicial em que se reconheceu benefício menos vantajoso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br