Soa vem do verbo soar e significa produzir som: O alarme soa a cada 40 minutos. Já sua significa transpirar, vem do verbo suar e mantém a vogal da raiz por toda a sua conjugação (suo, suas, sua, suamos, suais, suam): Ele sua muito quando fica nervoso.
As duas formas estão corretas, mas suar, com a letra u, indica o ato de transpirar, ou, no sentido figurado, se esforçar para conseguir algo. Já o termo soar, com a vogal o, é o ato de emitir algum tipo de som.
Para não se esquecer mais, muita atenção: todas as vezes que vocês ficarem em dúvida de qual é o modo correto de conjugar o verbo suar, lembrem-se: quem soa é sino. O verbo suar será sempre conjugado com a vogal “u”.
Segundo a gramática, não é "eu soo", mas sim, eu suo. Repito: "Eu suo" (com u). Veja a flexão do verbo "suar". Eu suo, tu suas, ela sua, nós suamos, vós suais, eles suam.
SUAR ou SOAR? Qual é o Certo? Quando Usar? Aprenda Passo a Passo
O que quer dizer soa?
Arquitetura orientada a serviços (SOA) é um método de desenvolvimento de software que usa componentes de software chamados de serviços para criar aplicações de negócios. Cada serviço fornece um recurso de negócios, e todos eles também podem se comunicar entre si em diferentes plataformas e linguagens.
soou - flexão do verbo soar; tem sentido de "produziu som, emitiu voz". suou - flexão do verbo suar (transpirar, expelir suor); logo o sentido é de "transpirou".
Estou um bocado confuso porque nenhuma me soa bem. Obrigado. Soar bem significa que já se ouviu muitas vezes. Uma língua é um acumular de convenções, do que se convenciona pelo uso generalizado.
Já “suar” se refere ao ato de transpirar, ou seja, eliminar suor pelos poros da pele. No sentido figurado, também é sinônimo de trabalhar duro, muito empenho ou esforçar-se para conseguir algo. Passei o dia na academia e suei muito. Com esse calor é difícil não soar.
A sudorese excessiva, em geral, não tem uma causa clara, mas às vezes, é causada por infecções, problemas metabólicos ou câncer. A pele que está sempre molhada pode se tornar avermelhada e inflamada ou pálida, enrugada e rachada, podendo desenvolver um odor fétido.
c) com complemento preposicional introduzido pela preposição a: «essas palavras soaram(-me) a adulação»; d) com um complemento que indica lugar: «essas palavras ainda (me) soam no/ao ouvido». Soar pode ainda seleccionar um complemento que corresponde a um experienciador (a pessoa a quem soa), excepto em (a).
“Eu soo” ou “eu souo” não devem ser usados, nesse caso. (“Eu soo”, aliás, existe na língua portuguesa, mas diz respeito a outro verbo: “soar”.) Outra dúvida comum é como conjugar “suar” na terceira pessoa do presente: “ele sua” ou “ele soa”. A regra aqui é a mesma: mantenha o U e vá em frente.
Ele soa ou Ele sua? Soa vem do verbo soar e significa produzir som: O alarme soa a cada 40 minutos. Já sua significa transpirar, vem do verbo suar e mantém a vogal da raiz por toda a sua conjugação (suo, suas, sua, suamos, suais, suam): Ele sua muito quando fica nervoso.
A ausência de suor é hereditária em alguns casos, no entanto, na grande maioria das vezes ela é um sintoma de alguma outra condição. A utilização de certos medicamentos também pode provocar uma disfunção na capacidade de suar, sendo que, geralmente, ao parar com o uso dos mesmos o corpo volta a funcionar normalmente.
A diminuição da transpiração pode ser causada por uma lesão na pele (como traumatismo, radiação, infecção [como doença de Hansen] ou inflamação) ou por um distúrbio reumático sistêmico (autoimune) (como esclerose sistêmica, lúpus eritematoso sistêmico ou síndrome de Sjögren) que definha as glândulas sudoríparas.