As duas palavras existem em português, embora espirro seja a forma recomendada. Espirro formou-se a partir de verbo espirrar. Espilro vem do verbo espilrar, que, por sua vez, se formou por via popular a partir do verbo espirrar.
Quando a onomatopeia imita algum som como “atchim” (espirro), “cof, cof” (tosse), “trim trim” (telefone), “tic-tac” (relógio) e “toc-toc” (batida na porta), diz-se que ela é uma onomatopeia pura.
O espirro é uma reação do organismo em expulsar corpos estranhos que entram pelas vias respiratórias. Na região facial há uma série de nervos e fibras sensíveis aos estímulos externos, entre eles o trigêmeo.
Cocho é uma estrutura utilizada na produção animal para oferecer alimentos e suplementos aos bovinos. Essencial para uma alimentação controlada, o cocho ajuda a manter a ração seca e limpa, minimizando o desperdício e garantindo que o gado tenha acesso constante à nutrição necessária para um desenvolvimento saudável.
Por exemplo, o som de um mergulho, em português, comumente é representado pela palavra "tchibum"; já no inglês, esse mesmo som é reproduzido usualmente pela palavra "splash".
As duas palavras existem em português, embora espirro seja a forma recomendada. Espirro formou-se a partir de verbo espirrar. Espilro vem do verbo espilrar, que, por sua vez, se formou por via popular a partir do verbo espirrar.
Resposta: O termo técnico usado para fezes na enfermagem é “Fezes” mesmo, porém, termos relacionados incluem “Melena” para fezes com sangue digerido, indicando sangramento gastrointestinal, e “Diurese”, para a produção e excreção de urina.
O acúmulo de muco e pus na garganta e no nariz, resultante dessas infecções, pode ser uma fonte direta do cheiro desagradável ao espirrar. A inflamação associada a essas condições pode estimular uma produção excessiva de muco, agravando ainda mais o problema.
Sociedade. Desde cedo que somos instruídos a dizer “saúde” ou “santinho” quando alguém solta um espirro perto de nós. É uma regra de boa educação, uma cortesia e uma resposta que damos sem pensar no porquê nem na origem desta resposta quase automática a um ato involuntário do corpo de alguém.
O ato de espirrar é um movimento involuntário das vias respiratórias para expulsar qualquer substância estranha do organismo como poeira, pólen, vírus, ácaros, entre outros.