O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o governador Fulano de Tal; a prefeita Ângela Silva; o papa Bento XVI; o príncipe Charles; a rainha Elizabeth.
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.
Há crase em "àquele(s)", "àquela(s)" e "àquilo" se esses pronomes puderem ser trocados, respectivamente, por "a este(s)", "a esta(s)" e "a isto". Usa-se a crase, ainda, antes dos relativos "que", "qual" e "quais" quando o "a" ou "as" puderem ser substituídos por "ao" ou "aos".
Por exemplo, em emails ou mensagens informais, é comum ver “Olá Fulano tudo bem?” sem vírgula após “Olá Fulano”. Em contextos formais ou quando se deseja enfatizar a separação entre a saudação e o resto da frase, a vírgula é frequentemente utilizada, como em “Bom dia, Maria”.
O “tal” deve concordar com o primeiro elemento da comparação, e o “qual” deve concordar com o segundo elemento da comparação, ok? Exemplos: – O homem pode viver TAL QUAL um bicho. – O homem pode viver TAL QUAIS alguns bichos.
Aprendemos desde o ensino fundamental que uma vírgula deve preceder todas as saudações (“oi”, “olá”, “bom dia”, etc.). Agora, trabalho no mundo corporativo americano, e NINGUÉM usa vírgulas em saudações de e-mail (“Oi Sam” em vez de “Oi, Sam”). No entanto, toda a outra gramática será impecável.
É chamado de aposto o termo da oração que explica e exemplifica outro termo (tendo este valor substantivo ou pronominal). Usualmente, o aposto é separado, por vírgulas, do termo a que se refere. Exemplo 1: João, irmão da minha amiga, é um excelente advogado.
1) O pronome demonstrativo aquele e suas variações (aquela, aqueles, aquelas) receberão acento grave no a inicial sempre que houver um verbo ou nome que peça a preposição a. “Não me refiroàquilo que você disse, mas àquilo que sua esposa afirmou naquela noite.” (não me refiro a aquilo...)
1 Enfatiza um alto grau de alguma coisa; tamanho, tanto: Foi insuportável ouvir tal absurdo. 2 Designa o caráter ou o tipo de algo previamente mencionado; desse, dessa, desses, dessas: Ficou revoltado diante de tal comportamento.
A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.
O aposto pode ser classificado em explicativo, recapitulativo, enumerativo, especificativo. O aposto é separado do termo a que ele se refere por vírgulas ou dois-pontos.
O aposto, normalmente, é separado, por vírgulas, da palavra ou expressão a que se refere. Isso ocorre nos seguintes tipos: explicativo, comparativo, circunstancial, e da oração. Em alguns casos, o aposto deve ser separado por vírgulas. Aposto explicativo: A França, um país europeu, tem um cinema excepcional.
Para trocar em miúdos: “boa-tarde” com hífen é um vocábulo que, precedido de artigo na maioria das vezes, reservamos para frases como esta: “Chegou contrariado e murmurou um boa-tarde seco”; “Criatura adorável, seus boas-tardes eram música para mim”. Sim, boa-tarde (como bom-dia e boa-noite) é substantivo masculino.
Então na prática, ao escrever bom dia Ana, o seu interlocutor é a Ana, então você deve colocar uma vírgula. antes do vocativo Ana. Quando você diz, por exemplo, você virar a minha casa Raquel, você deve colocar uma vírgula para separar o vocativo.
Se repararmos na frase, veremos que tal é equivalente a isto: «Não tenho conhecimentos para isto». Trata-se, portanto, de um pronome que aponta para algo que foi dito antes no texto, contribuindo para a sua coesão.