Na notação de cifra, o acorde diminuto é escrito com o símbolo do acorde seguido de um pequeno círculo (°) acima e à direita ou seguido de dim. O bemol duplo no 'sete', caracteriza a nota como 'sétima dobrado bemol', que equivale à sexta.
Qual a diferença entre o acorde diminuto e o meio diminuto?
Enquanto o diminuto possui a sétima diminuta, o meio diminuto possui a sétima menor. Sendo assim, o acorde meio diminuto é formado pela Fundamental (F), terça menor (b3), quinta diminuta (b5) e sétima menor (b7). Seguindo este “gabarito”, podemos montar qualquer acorde meio diminuto.
ACORDES DIMINUTOS | A Lógica dos acordes diminutos e como usar na prática | Aula de Violão
Como fazer um si diminuto?
O acorde diminuto de Si (abreviado Bdim em inglês ou Sidiminished em português) é uma tríade constituída pelas notas Si, Ré, e Fá. O acorde é formado baixando a quinta de um acorde menor de Si em meio-tom.
O acorde de 7ª diminuta de Mi (abreviado Edim7 em inglês ou Midim7 em português) é um acorde de quatro notas constituído pelas notas Mi, Sol, Si♭, e Ré♭.
A escala diminuta de meio tom em Sol é uma escala de oito notas constituída pelas notas Sol, Lá♭, Si♭, Si, Dó♯, Ré, Mi, e Fá. A distância entre duas notas é alternadamente meio tom e um tom inteiro.
Muitas vezes, um acorde de 6ª maior é usado no lugar de um acorde de 7ª quando a melodia está tocando a raiz do acorde. Isso pode ajudar a evitar um conflito entre a 7ª e a raiz.
Acorde diminuto tem sua formação causada pelos graus: 1, 3b, 5b, 7bb. O grau 5b é o mesmo que a quinta diminuta, e o 7bb é o mesmo que a sétima diminuta. Aprender o que é um acorde diminuto é importante pois você pode usar ele como um acorde de passagem ou até como acorde substituto.
Ou seja, o intervalo é menor e caracteriza uma QUINTA DIMINUTA. Daí o nome tríade diminuta. Sendo assim para montar um acorde diminuto precisamos empilhar: TONICA – TERÇA MENOR – QUINTA DIMINUTA. E isso pode ser feito com qualquer acorde, ao ajustarmos para essa configuração de intervalos temos uma tríade diminuta.
De acordo com o número de semitons entre uma nota e outra, a quinta pode ser considerada justa (7 semitons), aumentada (8 semitons) ou diminuta (6 semitons).
O acorde de 7ª maior de Dó (abreviado Cmaj7 em inglês ou Dómaj7 em português) é um acorde de quatro notas constituído pelas notas Dó, Mi, Sol, e Si. O acorde é formado adicionando uma 7ª maior ao acorde maior de Dó.
Qual a diferença entre acorde diminuto e meio diminuto?
👇 Os dois são formados por uma tríade diminuta: - Tônica - Terça menor - Quinta diminuta Dica: pegue uma tríade maior e tire um semitom da terça (maior) e um semitom da quinta (justa). Meio diminuto: adicione uma sétima menor. Diminuto: adicione uma sétima diminuta.
Ou seja, se no Campo Harmônico de Dó temos Dó, Ré, Mi, Fá Sol, Lá e Si, a formação dos acordes no Campo serão: I: Dó Maior. II: Ré Menor. III: Mi Menor.
A tríade diminuta é formada pela nota fundamental, pela terça menor (1,5 tons da fundamental) e pela 5a diminuta (3 tons da fundamental), e consiste no empilhamento de duas terças menores (3a menor + 3a menor). Pode ser representado pelos símbolos "dim", "o", "m♭5", or "MI".
Acordes diminutos, caracterizados como o 5o acorde preparatório em 2-5-1, podem ser substituídos por l7(#9#5), resolvendo meio tom acima em um acorde menor.