É um piso cerâmico tipo "A", também conhecido como cerâmica de primeira linha. Esse tipo de piso cerâmico não apresenta defeitos visíveis e possui garantia de fábrica. Possui borda lateral bold, levemente arredondada. É o formato tradicional e o mais comum e utilizado em residências e estabelecimentos comerciais.
Piso cerâmica tipo A: são os modelos premium dos tipos de pisos cerâmicos. Resistentes e sem defeitos visíveis, têm garantia oferecida pelos fabricantes, além de não danificarem com produtos químicos; Piso cerâmico tipo B e C: são os modelos intermediários.
A classificação classe A é o mais alto padrão de qualidade de porcelanato. Ele se caracteriza por apresentar as seguintes características. Tonalidade e brilho uniformes: as peças da mesma caixa devem ser iguais em termos de cor e brilho. Planaridade: as peças devem ser planas, conforme a norma ABNT NBR 13818.
Em resumo, os pisos classe B não apresentam o padrão do piso tipo A, que atende a todas as normas técnicas de qualidade e nem dos tipos C e D (conhecido como refugo). Esses são os mais baratos e apresentam algum tipo de defeito ou irregularidade e não vem com garantia de resistência do fabricante.
O piso tipo A é um tipo de piso que apresenta excelente qualidade e acabamento. Ele também é conhecido como piso de primeira linha e possui garantia de fábrica, além de superfície uniforme e sem defeitos visíveis. Se você deseja comprar um revestimento de alto padrão, o piso tipo A é perfeito para suas necessidades!
O piso cerâmico do tipo C, assim como o do tipo B, é considerado de segunda linha. Ele possui alguns defeitos visíveis, entretanto são resistentes e possuem garantia.
PEI-4: Ideal para ambientes comerciais de baixa circulação e para todos os ambientes residenciais e com alto tráfego de pessoas. PEI-5: Ideal para áreas externas de ambientes residenciais e para áreas comerciais de grande circulação.
O Porcelanato Polido Marmo Calacata 90x90cm Retificado da Incesa - Tipo B é um revestimento sofisticado que emula a beleza do mármore Calacata. Suas dimensões generosas e bordas retificadas garantem um visual imponente e uma instalação perfeita.
O porcelanato tem como propriedade a alta resistência à abrasão e o alto grau de impermeabilidade, por conta da porosidade quase nula. Ele é encontrado no mercado em placas de diversos tamanhos e formatos.
LC – Ambientes residenciais (exceto garagens) e locais tráfego mediano de pessoas sem trânsito de equipamentos e sem acesso a áreas externas. LD – Ambientes comerciais e residenciais com tráfego intenso de pessoa com trânsito eventual de equipamentos leves.
O piso extra é o produto classificado como qualidade A. comercializar esse item de forma que ele tenha no máximo 5% de peças defeituosas. As industrias tem padrões de qualidades pré-determinados para cada modelo de piso ou revestimento.
3- Piso cerâmico tipo D: são os modelos mais simples dos tipos de pisos cerâmicos que, além de terem defeitos visuais nas peças, não possuem garantia de resistência.
LB – Ambientes residenciais sem acesso para rua, como banheiros, salas, quartos e cozinhas. LC – Ambientes residenciais com e sem acesso para a rua, como banheiros, salas, quartos, cozinhas, garagens e varandas. Áreas comerciais sem acesso para a rua.
O porcelanato esmaltado é o tipo mais indicado para a cozinha, e uma das melhores opções de piso para causar impacto visual. É um tipo de material versátil e funcional, porque é resistente à água, a respingos de gordura e ao desgaste causado pela circulação de pessoas.
Os tons mais neutros, como o bege, cinza e marrom, são as cores de piso mais usadas, já que são fáceis de combinar com qualquer estilo de decoração, atendendo às principais necessidades de vários projetos de arquitetura.
O Grés é uma ótima opção para quem procura por um produto resistente e versátil. Sua absorção de água varia entre 0,5% e 3%, o que o torna resistente aos impactos mecânicos, choques térmicos e gelo. Esse último fator está diretamente ligado à absorção de água e ocorre em ambientes onde a temperatura é baixa.
O piso laminado é ótimo para quem busca uma obra de baixo custo com aplicação rápida e fácil. É um material prático, simples de limpar e não arranha com facilidade. Ideal para quartos e salas, funciona como um ótimo isolante térmico e acústico.
Existem alguns fatores que devem ser observados para identificar se o piso é de boa qualidade. Um dos principais é a marca, pois saber a procedência do material indica quais são as suas propriedades. Outro ponto importante é verificar se a peça é resistente a impactos, lascamentos e manchas.
Para que as peças sejam consideradas classe A, pelo menos 95% delas não podem apresentar defeitos que sejam visíveis à distância de um metro. Isso garante um melhor acabamento para elas, fornecendo um material de qualidade.
A cerâmica tipo C ou tipo B, chamada de segunda linha por alguns fabricantes, tem defeitos visíveis, mas os fabricantes garantem que a peça é tão resistente quanto a do tipo A. Há ainda uma terceira linha, também chamada de refugo, que é a cerâmica tipo D.
A classe C deste porcelanato indica sua resistência ao desgaste e à abrasão, o que significa que ele é um revestimento de alta durabilidade, capaz de suportar o uso diário sem perder a sua beleza e qualidade.
O Plano Educacional Individualizado, mais conhecido pela sigla PEI, é um documento elaborado pelo professor a partir de uma avaliação de um aluno com necessidade educacional específica.
PEI é a sigla de Porcelain Enamel Institute, que é o nome do instituto norte-americano autor dessa classificação de resistência à abrasão superficial dos revestimentos esmaltados. A partir dela você descobre qual o grau de resistência da superfície de um revestimento cerâmico e, portanto, sua indicação de uso.