Características: a Acerola é um arbusto de até 3 metro de altura, seu tronco se ramifica desde a base e apresenta uma copa densa de pequenas folhas escuras, brilhantes e esverdeadas. Sua floração se dá durante o ano todo, são dispostas em cachos e suas flores apresentam tom, cor rosado e esbranquiçada.
A árvore da acerola possui folhas mais grossas (duras), cor mais opaca e ápice arredondado. Folhas brilhantes e de ápice agudo pertencem às plantas da família Myrtaceae, como a pitangueira. Na flora brasileira há muitas espécies de Myrtaceae com folhas semelhantes, mas com frutos muito diferentes.
Quanto tempo leva para dar fruto no pé de acerola?
A aceroleira começa a frutificar entre 1 . 8 a 2.0 anos quando oriunda de estacas e entre 2.0 a 2.5 anos quando proveniente de sementes (Couceiro. 1984). Em condic6es de irrigação a acerola inicia a produção por volta dos 6 a 7 meses do plantio (Rosa Júnior, 1994).
Para identificar a acerola e a pitanga, é importante observar as características das folhas de suas árvores. A acerola apresenta folhas mais grossas e duras, com uma coloração opaca e ápice arredondado. Por outro lado, a pitangueira, que também faz parte da família Myrtaceae, possui folhas brilhantes e de ápice agudo.
Atinge entre 6 e12 m de altura, dotada de copa pouco globosa, tronco tortuoso e liso medindo de 30 a 50 cm de diâmetro. Folhas opostas, simples e brilhantes na face superior. Flores solitárias ou inflorescências de cor branca e frutos vistosos, brilhantes e sulcados.
Visualmente parecida com a acerola, a pitanga não é nada azeda quando está na sua fase madura e seu gosto é bem peculiar: uma mistura doce com um leve amargor.
A romãzeira é uma pequena árvore decídua. Ela cresce até cerca de 2,5 m de altura e dá flores laranjas no verão. A variedade anã — ou seja, a Punica granatum nana, é menor, atingindo cerca de 1 metro, e é mais apropriada para o cultivo em vasos.
A ciriguela, (Spondias purpurea; do castelhano: ciruela) também chamada ceriguela, siriguela ou seriguela, é uma árvore da família das anacardiáceas. Esses mesmos nomes também se referem a seus frutos. É uma árvore de porte médio, podendo atingir até sete metros de altura.
A aceroleira precisa de regas diárias para se desenvolver bem e por isso deve ser plantada em períodos de muita chuva. Portanto, lembre-se de regar abundantemente a muda sempre que não chover.
Informações nutricionais. Suas pequenas sementes são comestíveis Suas pequenas sementes são comestíveis e concentram um alto teor de vitaminas A e C. Além disso, a fruta é bastante rica em antioxidantes, como antocianinas, fibras, cálcio e potássio.
A colheita da acerola ocorre, de setembro a março, realizada manualmente. As acerolas podem ser colhidas diariamente ou alternadamente (dia sim, dia não). Quando bem manejadas, as aceroleiras produzem 20 toneladas anuais de frutos por hectare.
A temperatura ideal para o seu cultivo varia de 15 a 32 ºC. O Plantio deve ser feito, preferencialmente, em solos profundos, areno-argilosos e bem drenados. Prepare o solo e transplante as mudas. Disponha as plantas com espaçamentos de 5 x 5 metros, 6 x 4 metros ou 5 x 4 metros.
As acerolas são classificadas, segundo suas variedades, em doces e ácidas. As ácidas são mais ricas em Vitamina C e são indicadas para a industrialização, enquanto as variedades de frutos doces são indicadas para o consumo “in natura”.
As folhas da Acerola são simples, opostas, ovaladas a lanceoladas, pequenas, brilhantes e de cor verde-escura. As margens das folhas são inteiras ou onduladas e possuem pequenos pêlos, que podem provocar irritação na pele.
No Dia de Reis, a tradição diz que guardar sementes de romã atrai prosperidade e fartura. Que tal ter essa simbologia viva e crescendo em casa? Além de lindas, as romãs nos conectam com a natureza e renovam o ambiente. Cultivar um pé de romã é plantar sorte e colher esperança o ano inteiro.
Características: O Figo apresenta tronco retorcido e grosso. Suas flores é que irão originar o fruto e é uma árvore caducifólia ou decídua, ou seja, em determinado período do ano essa árvore perde totalmente suas folhas. No período de sua folhagem apresenta cor verde-claro.
Apresentando um porte médio, a planta possui uma copa densa e folhagem perene, com folhas brilhantes e alongadas. Suas flores são pequenas e delicadas, de coloração branca ou rósea, surgindo em inflorescências nas pontas dos ramos.
Apesar de a acerola ser uma planta rústica e muitos acharem ser dispensável a irrigação, se faltar água na fase de crescimento a muda pode não enraizar direito e, no futuro, produzirá mal. Quando a seca é forte, a aceroleira produz poucas raízes, poucas folhas, flores e, claro, poucos frutos.
Para cultivar o pé de acerola no vaso, coloque o recipiente em um ambiente claro que receba pelo menos cinco horas de luz do sol por dia. Geralmente, é necessário regar de duas a três vezes por semana, conforme o clima da região.
A pixirica (Clidemia hirta L.) é uma planta nativa, não endêmica, bastante encontrada na Mata Atlântica, onde é comumente conhecida como “remela de gato”. É considerada a “Berry Brasileira”, devido sua polpa azul, rica em antocianinas e seu sabor único.
100 g de acerola, dependendo da espécie, tem cerca de 100 vezes mais Vitamina C do que a encontrada na laranja, ou dez vezes mais do que a encontrada na goiaba, frutas de mais alto conteúdo de Vitamina C.