Esses nódulos podem ter aspecto variado, a depender da causa. Podem ser desde caroços pequenos, arredondados e macios até caroços maiores, de consistência endurecida. Só uma pequena porcentagem desses nódulos indicam câncer de mama.
O caroço na axila pode ser um sinal de câncer de mama quando se trata de um nódulo profundo e endurecido. Normalmente, ele representa os linfonodos (ínguas) já comprometidos pelo câncer. Nesses casos, é necessário realizar uma biópsia destas lesões para se ter um diagnóstico definitivo.
O que é nódulo na axila? O nódulo na axila é uma lesão sólida, elevada, com mais de 1 cm de diâmetro, geralmente bem delimitada, também conhecido por gânglio ou linfonodo, que em grande parte dos casos acontece em função de infecção ou inflamação.
Caracteriza-se como nódulo lesões sólidas - algumas são possíveis de serem detectadas por meio da palpação e outras apenas por meio de exames de imagem. Essa alteração pode surgir em qualquer parte do corpo e diversos órgãos.
Dr. Felipe Ades - Quando desconfiar do aumento dos linfonodos (gânglios)?
Como saber se uma bolinha é câncer?
Se encontrar qualquer nódulo preocupante, procure um especialista. Quando a formação apresenta contorno irregular, crescimento acelerado, ou sintomas, pode se tratar de um tumor maligno.
O caroço na axila, cientificamente conhecido como nódulo, tem algumas características específicas. No geral, é uma lesão sólida, maior que 0,5 cm, de consistência endurecida e com uma boa delimitação. Na maioria das vezes é um gânglio ou linfonodo, que está aumentado devido a infecção ou inflamação.
O que fazer: o tratamento deve ser indicado pelo dermatologista, e consiste em realizar compressas de água morna por 15 minutos no local e uso de anti-inflamatórios. No caso de inflamação ou infecção do cisto, o médico pode fazer uma drenagem e indicar o uso de antibióticos.
Nódulo é um termo genérico usado pelos médicos. Ele se refere a qualquer lesão sólida, com mais de um centímetro de diâmetro, e cujo surgimento está ligado a diversos fatores. Uma simples picada de mosquito, por vezes, pode originá-lo. Geralmente, o nódulo apresenta uma forma bem delimitada.
Como cientificamente é conhecido, ao encontrar um linfonodo na axila você não deve se preocupar. O que você precisa fazer então, é procurar um médico especialista no assunto, ou seja, um mastologia. A primeira coisa que ele irá fazer, é realizar uma avaliação clínica, a fim de fazer a identificação do nódulo.
Em caso de serem benignas, as ínguas não alteram o tamanho e doem; já no caso do câncer, elas aumentam, são mais rígidas e múltiplas. Além da íngua, febre, coceira na pele e sudorese são outros sintomas do câncer. Só a biópsia do gânglio pode comprovar o diagnóstico de um câncer.
Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; Alterações no bico do peito (mamilo);
Lipoma é um tumor benigno que fica sob a pele. Geralmente, não exige tratamento, pois não causa incômodo. Se crescer muito, o lipoma pode ser removido por meio de um procedimento cirúrgico simples realizado no consultório.
Quais são os primeiros sinais de alerta do câncer de mama?
São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.
Normalmente tumores menores do que 3 centímetros são chamados de nódulo e os maiores chamamos simplesmente “tumores”. Os tumores podem ser sólidos ou preenchidos com algum líquido, chamados também de cistos.
Na maioria dos casos, o câncer de mama é indolor, principalmente se ainda estiver em estágios iniciais. Mas, quando o nódulo maligno começa a provocar dor, é um indicativo de que o câncer está em estágio avançado.
Caroços endurecidos, indolores à palpação, com formato irregular e aderidos a estruturas adjacentes podem ser características de nódulos malignos. Caso apresente esses sintomas, é essencial consultar um médico o mais rápido possível para uma avaliação completa e precisa.
Um caroço no seio ou na axila, alterações na pele da mama, vermelhidão ou descamação do mamilo, microcalcificações que aparecem no exame de rotina, secreção no mamilo ou até mesmo dor nesta área – são sinais de alerta aos quais você deve prestar atenção.
Eles estão localizados profundamente ao músculo peitoral menor, na base da axila, imersos no tecido adiposo da região axilar próximos à segunda parte da artéria axilar.
Antibióticos ou medicamentos específicos: Se a causa do caroço for uma infecção bacteriana, o médico pode prescrever antibióticos para combater a infecção. Medicamentos anti-inflamatórios também podem ser recomendados para reduzir o inchaço e a dor.
O cisto sebáceo, também conhecido como cisto epidérmico, é similar a um caroço e pode ter o aspecto da mesma cor da pele, esbranquiçado, amarelado ou avermelhado. O tamanho do cisto sebáceo varia, pode ser único ou múltiplos, pode ter uma textura dura, elástica ou com pus (neste caso há inflamação).
Para abcessos no tronco, nas extremidades, axilas ou cabeça e pescoço, os organismos mais comuns são Staphylococcus aureus (com S. aureus resistente à meticilina [SARM] sendo o mais comum nos Estados Unidos) e estreptococos.
Dependendo da sua causa, a íngua na axila, que também é chamada de linfadenopatia axilar, pode estar acompanhada de outros sintomas, como febre, sensibilidade ao toque, suor noturno, perda de peso sem motivo aparente, ou ínguas em outras regiões do corpo, como pescoço, nuca ou virilha, por exemplo.
Quais são os sintomas de um nervo axilar inflamado?
Afeta quase sempre o membro dominante. Os atletas com essa doença reclamam de dor mal definida, surda ou em queimação, na face lateral e posterior do ombro. A dor é insidiosa e piora com a atividade física, principalmente abdução, rotação externa e extensão. Algumas vezes a dor pode acordar o paciente à noite.