Existem dois métodos básicos de construção de taludes: corte e aterro. No método de corte, a terra é retirada para criar a inclinação desejada. No método de aterro, a terra é adicionada para elevar a construção e a inclinação do talude é trabalhada na borda do desnível.
Os taludes ou as encostas naturais são definidos como superfícies inclinadas de maciços terrosos, rochosos ou mistos (solo e rocha), originados de processos geológicos e geomorfológicos diversos, podendo apresentar modificações antrópicas, tais como cortes, desmatamentos, introdução de cargas, etc.
Nos taludes em aterro, por exemplo, uma inclinação estável, sem nenhum tipo de intervenção, usualmente é de 1,5H:1V a 2H:1V, ou seja, 1,5 metros a 2 metros na horizontal para 1 metro na vertical. Este tipo de declive é muito comum na implantação de obras em região de divisa com áreas de preservação e córregos.
Isso inclui o uso de sistemas de ancoragem e cordas para trabalho em altura, a fim de que os trabalhadores estejam sempre protegidos contra quedas. Outra técnica importante é a estabilização do solo, que pode envolver o uso de redes ou grampos para prevenir deslizamentos.
Taludes 1:2 apresentam uma condição melhor de estabilidade porque o fator de segurança considerando apenas o parâmetros friccional de resistência, na maioria dos casos, já garante a sua estabilidade.
Uma rampa existente de 1 metro de altura com uma distância horizontal de 10 metros, terá uma inclinação de 10%. Nesse sentido, conhecendo a altura a ser vencida em nosso projeto, podemos revisar as recomendações para um declive de acordo com as necessidades requeridas.
A inclinação ideal do talude é essencial para garantir a sua eficácia na contenção do solo. A proporção de um de profundidade para um de altura, com um ângulo de 45 graus, é recomendada para evitar desmoronamentos e desbarrancamentos.
Fazer a remoção do material a partir do topo do talude, para evitar acidentes com deslizamentos quando se descalça a base. Em taludes contínuos, com mais de 5m de altura, escalonar degraus (bermas ou banquetas), para reduzir o percurso da água sobre a face do talude.
Atualmente, a inclinação axial da Terra é de aproximadamente 23°26' (vinte e três graus e 26 minutos de arco). Porém, esse valor não é fixo. Devido à atração gravitacional dos outros planetas do Sistema Solar, principalmente de Júpiter e Saturno, ele oscila ciclicamente entre um mínimo de 22°00' e um máximo de 24°30'.
Utilize o escalonamento para estabilização. No caso de taludes com altura em torno de 5 metros, é possível fazer um corte único. Isso quer dizer que a inclinação é contínua e, mesmo assim, se mantém estável. É o tipo mais simples e é muito empregado, principalmente, em encostas menores e mais simples.
Para conter os taludes, use contenções de madeira, pedra ou até contenções especiais, como muros de arrimo feitos com pedras. No caso de contenções com muros de arrimo, peça auxilio a um engenheiro especializado no assunto, pois as pedras são fixadas no chão com cimento e argamassa.
O solo grampeado é uma técnica de contenção de solos que vem ganhando destaque em obras de engenharia civil. Essa técnica consiste na fixação de elementos metálicos ou de concreto no solo para reforçar a estabilidade do terreno e evitar deslizamentos.
A inclinação máxima de um talude varia de acordo com o tipo de solo e as condições geotécnicas do local, mas geralmente é de 45° a 60° para solos coesivos e de 30° a 45° para solos granulares.
A Curva 45º Soldável Tigre altera a direção do sentido do fluxo de água fria em ângulo de 45° de forma suave devido ao raio de curvatura. Fabricada em PVC, resistente a diversos produtos químicos. Destaca-se pelo eficiente desempenho hidráulico, o que proporciona menor perda de carga. Atende diâmetros de 20 a 110mm.
Recomenda-se colocar cobertura vegetal (grama) ou o Riprap nos taludes das barragens, a fim de estabiliza-los e, dificultar a erosão deles, pela ação do vento e da água.
No caso dos taludes, a espécie precisa ter condições específicas para suportar a tensão, absorver melhor a água e manter a estrutura. Então, a seleção deve ser feita com muito cuidado. Normalmente, a grama esmeralda (Zoysia Japônica) e a do tipo batatais (Paspalum Nottatum) são muito recomendadas.
A terraplanagem é uma técnica que consiste em cortar e retirar o excesso de terra de um ambiente a fim de deixar a região nivelada. Nesse método, o material retirado é, muitas vezes, utilizado para cobrir outros espaços mais vazios de forma a deixar tudo plano.
Talude sendo protegido com enrocamento. A sua geometria por natureza em aterros é de 1/1, ou seja, 45º, dependendo das características do solo, não sendo aconselhado uma inclinação superior pois não garante a sua estabilidade.
Meça a altura (a distância vertical entre o ponto mais baixo e o mais alto da rampa), o comprimento da rampa (a distância vertical entre o ponto mais baixo e o mais alto da rampa) e faça a divisão da altura pelo comprimento. Em seguida, multiplique o resultado por 100.