Como ocorre o processo de fitorremediação?
A fitorremediação tem por princípio o uso de plantas e seus microrganismos associados na limpeza ambiental, buscando reduzir as concentrações ou os efeitos tóxicos de contaminantes ambientais. A grande vantagem da fitorremediação é o fato que essa tecnologia utiliza processos que ocorrem naturalmente.Como é feito o processo de biorremediação?
A biorremediação acontece quando microrganismos se aproveitam dos compostos orgânicos e inorgânicos e os utilizam como alimentação. As microbianas transformam os contaminantes em dióxido de carbono e água. Ou seja, além de tratar os rejeitos, já absorve as moléculas do próprio contaminante através da ação metabólica.Como fazer fitorremediação?
Uma forma de utilizar a fitorremediação, é utilizar plantas como o água pé. O funcionamento é através de um pequeno lago, formado para receber o efluente que possui os contaminantes que se deseja remover.Como funciona a fitorremediação?
O conceito de fitorremediação envolve o uso de plantas hiperacumuladoras de metais pesados para remoção de poluentes em solos ou água.Biorremediação e Fitorremediação
Quais são os tipos de fitorremediação?
Existem cinco tipos de fitorremediação baseados em processos fisiológicos das plantas: fitoestabilização, fitovolatilização, fitodegradação, fitoestimulação e fitoextração (PILON-SMITS, 2005).Como fazer uma biorremediação?
A biorremediação pode ser realizada de duas formas: “in situ”, no local onde ocorreu a contaminação, ou “ex situ”, quando a porção contaminada do solo ou da água são levados para tratamento em outro lugar. Existem diversas maneiras de implementar a biorremediação nos processos agrícolas.Quais são as plantas que fazem fitorremediação?
As espécies crotalária (Crotalaria juncea), feijão-de-porco (Canavalia ensiformis) e mucuna-preta (Stizolobium aterrimum) mostraram maior efetividade na fitorremediação de contaminantes distintos, aparecendo como agente mitigador da contaminação do solo em 5 dos 21 compostos estudados.Quais são as técnicas de biorremediação?
Existem dois modelos de técnicas de biorremediação que são: In situ: todo o tratamento do material contaminante é realizado no próprio local da origem. Ex situ: o material é tratado em lugar diferente, ou seja, ele é transportado para um local apropriado especialmente indicado para a recuperação.Como tirar mercúrio da planta?
No entanto, uma das estratégias mais elegantes e promissoras é o uso de plantas capazes de remover substâncias formadas a partir do mercúrio na natureza, em um processo chamado fitoextração. Na fitoextração são utilizadas plantas de crescimento rápido, que toleram altas concentrações de mercúrio.Quais são os benefícios da fitorremediação?
A fitorremediação se refere ao uso de plantas na descontaminação de solos poluídos, principalmente com metais pesados e poluentes orgânicos, reduzindo seus teores a níveis seguros à saúde humana, além de contribuir na melhoria das características físicas, químicas e biológicas destas áreas.Qual a desvantagem da biorremediação?
Algumas desvantagens merecem atençãoPor utilizar organismos vivos e dependendo da técnica empregada, a biorremediação pode ser considerada lenta para realizar todo o processo de recuperação de uma área. Outra desvantagem está relacionada ao possível desequilíbrio ecológico da área.
Como a fitorremediação utiliza plantas para descontaminar o ambiente?
O processo consiste em introduzir espécies vegetais no ambiente contaminado permitindo que elas assimilem as toxinas em suas raízes e folhas. Tal processo pode ser grande aliado na descontaminação de metais pesados, pesticidas, xenobióticos, compostos orgânicos e poluentes aromáticos tóxicos (CUNNINGHAM; OW, 2010).Como ocorre o processo de biorremediação?
De modo geral, a biorremediação baseia-se na degradação bioquímica dos contaminantes por meio da atividade de microorganismos presentes ou adicionados no local de contaminação (Bernoth et al., 2000).Quais são as desvantagens da fitorremediação?
Apesar de ser uma técnica promissora, a fitorremediação também apresenta desafios. Um dos principais problemas é o tempo necessário para obter resultados. Como as plantas crescem lentamente, a descontaminação completa de uma área pode levar anos, dependendo da extensão e do tipo de poluente.Como ocorre o processo de fitoquímica?
Na fitoquímica, a extração dos constituintes da planta é realizado com o uso de diferentes solventes sob as mais variadas condições como tempo e temperatura de extração. Após a extração bruta procede ao isolamento dos diferentes constituintes do extrato bruto obtido.O que é biorremediação exemplos?
Biorremediação consiste no uso de microrganismos ou plantas para a limpeza ou descontaminação de áreas ambientais afetadas por poluentes diversos. Antigamente, as soluções encontradas para a reconstituição das áreas afetadas consistiam na coleta e retirada de material contaminado sem saber que destino dar a ele.O que é fitoextração?
A fitoextração consiste na planta remover o contaminante do solo, água e sedimento. Esta técnica é a mais utilizada para a remoção de metais, que são absorvidos pelas raízes e transportados, geralmente, para as partes aéreas se acumulando no caule e nas folhas (figura 2).Qual o primeiro passo para que o processo de biorremediação possa ocorrer?
O primeiro passo é caracterizar a natureza do contaminante, avaliar o composto que será usado, planejando qual melhor tipo de biorremediação a ser utilizado.Como ocorre a fitorremediação?
Biodegradação e Fitorremediação AtivaExistem plantas com microrganismos simbióticos em suas raízes, capazes de degradar os contaminantes diretamente no solo, em um processo conhecido como fitorremediação ativa. Isso aumenta a eficiência da remediação e acelera o processo de degradação dos contaminantes.