Muitas vezes a base da chama é azul por causa da falta de oxigênio nessa região, que induz à formação de monóxido de carbono. Quando, durante a combustão, são liberados átomos de cobre ou bário, como em incêndios de fiação elétrica, a cor da chama fica esverdeada.
Isso acontece devido à presença de um metal em um sal. No experimento que aparece no vídeo, foram utilizados o sulfato de cobre (CuSO4), que dá origem à chama verde, o cloreto de estrôncio (SrCl2), que origina a chama vermelha, e o cloreto de sódio (NaCl), produzindo a chama amarela.
É por isso que ao colocarmos, por exemplo, o sal de cozinha (Cloreto de sódio – NaCl) na chama, vemos uma coloração amarela intensa, em razão da presença do sódio; enquanto que se colocarmos o sulfato de cobre (CuSO4), o cobre fará com que a chama adquira coloração verde.
depende da quantidade de energia liberada. e dos elementos presentes na combustão. Por exemplo, quando madeira queima, o fogo é geralmente amarelo ou laranja, mas quando se adiciona cobre a chama, ela fica verde. Isso acontece.
Boro e a chama verde. A presença de boro em uma chama pode causar o aparecimento de uma coloração esverdeada. O efeito no caso foi conseguido com a queima de metanol em presença de ácido bórico (H3BO3). Por motivos de segurança é possível trocar o metanol (que é tóxico) por álcool etílico.
Muitas vezes a base da chama é azul por causa da falta de oxigênio nessa região, que induz à formação de monóxido de carbono. Quando, durante a combustão, são liberados átomos de cobre ou bário, como em incêndios de fiação elétrica, a cor da chama fica esverdeada.
Começando pelo fogo branco, a chama começa com uma tonalidade vermelha pálida que progride para um vermelho intenso, depois laranja e finalmente branco. Mesmo na sua fase inicial, a chama já tem uma tonalidade esbranquiçada e atinge uma temperatura de 1.300 graus Celsius.
A chama do fogão é azul basicamente porque a queima do combustível resulta em gás carbônico e água. Segundo o físico e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ennio Peres da Silva, são esses materiais, gerados na queima do gás do fogão, que emitem luz no espectro do azul.
Para fazer isso basta você misturar borax com etanol e acender em um pirex ou vaso de borosilicato (vidro normal irá rachar e quebrar com o calor). Quando os compostos do boro são aquecidos, os elétrons absorvem uma certa quantidade de energia que faz com que eles pulem entre as camadas.
A Tsar Bomb gerou uma potência de 57 megatons, isto é, 57 milhões de toneladas de TNT (trinitrotolueno), dinamite convencional, ultrapassando o maior experimento com bomba de energia termonuclear de então, que foi o de Castle Bravo, realizado em 1954, no atol de Bikini, pelos Estados Unidos.
Uma parte da luz da lâmpada, emitida em um comprimento de onda bem estreito, é absorvida pelos átomos de sódio na chama a fazendo parecer mais escura. Cada átomo da tabela pode emitir ou absorver apenas determinados comprimentos de onda.
Quando o interior do seu fogão está sujo, por exemplo, o fogo dele pode ficar verde por causa da sujeira, o que pode ser perigoso. Já o metanol, combustível usado pelas equipes da Fórmula Indy, tem uma chama invisível.
As reações incompletas produzem menor energia que a combustão completa. Isso explica a diferença entre as cores das chamas, pois a chama amarela, característica da combustão incompleta, é de menor energia. Já a chama azul é característica de uma combustão completa, com maior energia.
Sim, e é causado pelo Metanol, isso acontece pois quando o metanol queima, ele gera pouquíssima fuligem, e é justamente a fuligem que causa a cor amarelada do fogo. 🔥 Por conta dessa reação química, muitos acidentes com a chama transparente são de difícil visualização.
As chamas mais frias geralmente são resultado de uma mistura de água e álcool, já que a água evapora com o álcool para resfriar a chama. Por exemplo, uma mistura 50:50 de álcool isopropílico e água queimará em um pano sem carbonizar o pano.
Para uma chama azul, você precisa produzir moléculas de cloreto de cobre excitadas (CuCl*) na chama. Para maximizar a quantidade de CuCl* na chama, você precisa de um doador de cloro. Usar apenas cloreto de cobre não é cloro suficiente.
A verdadeira cor do Sol é branca, pois essa estrela emite luz em todo o espectro visível. A atmosfera terrestre espalha certas cores, criando tons amarelados e avermelhados.