escala de Dó: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. graus na escala de Dó: Dó (1º grau), Ré (2º grau), Mi (3º grau), Fá (4º grau), Sol (5º grau), Lá (6º grau), Si (7º grau) regrinha básica: 1º + 3º + 5º graus = Dó + Mi + Sol.
O acorde diminuto de Dó sustenido (abreviado C#dim em inglês ou Dó#diminished em português) é uma tríade constituída pelas notas Dó♯, Mi, e Sol. O acorde é formado baixando a quinta de um acorde menor de Dó sustenido em meio-tom.
Vejamos o exemplo do nosso DÓ MAIOR, composto por 3 notas distintas, DÓ, MI e SOL. A nota DÓ é a fundamental, e é a mais grave do acorde, sendo tocada na 5ª corda, pressionada na 3ª casa. A nota MI é a terça maior, e a nota SOL é a quinta justa.
O acorde menor de Lá (abreviado Am em inglês ou Láminor em português) é uma tríade constituída pelas notas Lá, Dó, and Mi. Os intervalos do acorde são a tónica (Lá), a terceira menor (Dó), e a quinta perfeita (Mi).
Acorde menor é um acorde formado por uma tríade menor, onde a primeira, a terceira e a quinta notas são de uma escala menor natural, ou seja, tônica, terça menor e quinta justa. Baseado na escala menor natural, que possui a estrutura de intervalos entre as notas T-ST-2T-ST-2T.
A clave de dó, também chamada de mesoclave, define a altura da nota dó e é indicada pelo centro da figura (o encontro entre os dois cês invertidos). Originalmente a clave de dó foi criada para representar as vozes humanas. Cada voz era escrita com a clave de dó em uma das linhas.
Ou seja, se no Campo Harmônico de Dó temos Dó, Ré, Mi, Fá Sol, Lá e Si, a formação dos acordes no Campo serão: I: Dó Maior. II: Ré Menor. III: Mi Menor.
Como todos já sabem, a escala maior de Dó desenvolve-se em Dó, Ré, Mi,FÁ, Sol, Lá e Si (acordes campo harmônico de dó maior). Para essa sequência de notas não há variação.
Na música, o Dó, ou C (sistema de cifras), é uma nota musical que ressoa com frequência de 261 Hz, sendo a primeira nota da escala diatônica de dó maior (escala padrão Dó M), a única que não possui acidentes, portanto, sendo considerada a base do sistema tonal.
O DÓ é mais grave e o RÉ é mais agudo, mas quanto? Em música utilizamos o TOM como unidade de medida de altura (altura aqui não significa volume, mas sim o quanto a nota é grave ou aguda). Para exemplificar: a distância de DÓ para RÉ é de 1 TOM.
No caso do acorde de Dó menor, teremos então as notas: Dó (C), Mi bemol (Eb) e Sol (G). Isso significa que, se você conseguir fazer (colocar os dedos) ao longo do violão (ou guitarra) incluindo SEMPRE essas três notas, você estará tocando o acorde de Dó menor.
escala de Dó: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. graus na escala de Dó: Dó (1º grau), Ré (2º grau), Mi (3º grau), Fá (4º grau), Sol (5º grau), Lá (6º grau), Si (7º grau)
A Dó escala maior em Dó é uma escala de sete notas constituída pelas notas Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, e Si. A distância entre as notas é 1-1-½-1-1-1-½, onde ½ é meio tom, e 1 é um tom inteiro.