Desde a sua idealização o programa vem sendo submetido a diversas alterações, e atualmente (2022) a configuração dos empréstimos têm como índice de correção com a taxa Selic de mais de 6% ao ano, e com oferta de até R$ 150 mil por tomador.
As taxas de juros do Pronampe 2024 são baseadas na Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) de no máximo 6% ao ano. Essa estrutura proporciona condições financeiras favoráveis para os beneficiários do programa, permitindo acesso ao crédito com custo de financiamento mais baixo.
Como são calculados os juros do Pronampe? O Pronampe opera com taxas de juros pós-fixadas baseadas na Selic + 6%, proporcionando uma alternativa competitiva em comparação a outras linhas de crédito.
Como reduzir os juros do Pronampe? Caso o empreendedor queira diminuir os juros do empréstimo, o caminho é conversar com a instituição financeira, a fim de revisar o valor das parcelas.
Pronampe X Crédito Bancário: Qual é o melhor para seu negócio em 2024?
Porque minha parcela do Pronampe aumenta?
Resposta da empresa
O texto se refere a ajustes feitos nos contratos de FGO (Fundo Garantidor de Operações) com o objetivo de evitar que os clientes paguem um valor muito alto na primeira parcela, devido ao acúmulo de juros após o período de carência.
No Banco do Brasil, o Pronampe conta com carência de 6 meses para começar a pagar. As demais condições são regulamentadas na nova fase do Pronampe: A taxa de juros é composta por uma parte fixa (6% a.a.) e uma parte variável, que é a Taxa Selic. As operações estão sujeitas à cobrança de IOF.
Nas rodadas do ano passo, o programa contava com carência de 8 meses. Apesar do aumento da taxa de juros, o programa segue sendo uma alternativa vantajosa para pequenas empresas, segundo especialistas consultados pela CNN Brasil.
Proposta permite renegociação de dívidas de pequenas empresas com Pronampe. O Projeto de Lei 4415/21 autoriza a União a renegociar os empréstimos contratados até 30 de outubro de 2021 por empresas no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).
O Pronampe é uma opção atrativa para micro e pequenas empresas por várias razões: Taxa de juros competitiva: A taxa de juros baseada na Selic + 6% é geralmente mais acessível do que outras linhas de crédito do mercado.
Nesse caso, o limite de crédito é calculado com base em até 30% do capital social ou até 50% da média do faturamento mensal multiplicada por 12. Esse ajuste permite que empresas recém-abertas tenham acesso a capital para iniciar suas operações e investimentos.
O índice atrasos nos pagamentos do Pronampe é superior à inadimplência média dos empréstimos concedidos a pessoas jurídicas, que era de 1,33% em dezembro, segundo o Banco Central. O crédito total a micro, pequenas e médias empresas tinha inadimplência de 2,55% e, para grandes empresas, o índice era de 0,39%.
Micro e Pequenas empresas poderão renegociar dívidas do Pronampe. Florianópolis, 06.11.24 - As micro e pequenas indústrias com parcelas de financiamento em atraso no âmbito do Pronampe poderão renegociar a dívida com a instituição financeira.
No início de março, o governo federal autorizou que os bancos dessem mais três meses para que micro e pequenas empresas começassem a pagar empréstimos feitos pelo Pronampe . Quem pedir mais prazo, porém, terá o número de parcelas diminuído - e, com isso, será obrigado a pagar um valor maior todo mês.
Como funciona. O prazo máximo para pagamento das operações contratadas no âmbito do programa é em até 72 meses, e a carência é de até 12 meses. A taxa de juros máxima é igual a Selic + até 6% ao ano.
O que acontece se não pagar o Pronampe? Caso a empresa não consiga pagar as parcelas do Pronampe, algumas consequências podem ocorrer, como: Encargos e multas: o atraso no pagamento das parcelas pode gerar encargos e multas, aumentando o valor devido.
Prazo para quitar Pronampe sobe para até 6 anos. Foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (27) a Medida Provisória 1.139/2022, que amplia de quatro para até seis anos o prazo de quitação dos empréstimos no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).
Pronampe vale a pena? O Pronampe vale a pena para micro e pequenas empresas que buscam fortalecer suas operações e expandir seus negócios. Com taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento estendidos, o Pronampe é uma solução eficaz para empresas que precisam de um impulso financeiro.
Utilize nosso simulador Pronampe agora mesmo. Caso esteja acessando pelo computador, aponte a câmera do seu celular para o QR Code da imagem. Se estiver acessando pelo celular, clique no botão “simular Pronampe".
Para as empresas com menos de um ano, o limite do empréstimo corresponderá de até 50% do seu capital social ou a até 60% de 12 vezes a média da sua receita bruta mensal apurada no período. A taxa de juros das operações será Selic, que está em 10,75%, acrescida de 4,5% ao ano.