Transexuais, a mais popular entre elas, são pessoas que possuem o gênero oposto ao designado pelo seu sexo biológico. Pessoas do sexo masculino que se identificam, experimentam e vivenciam o gênero feminino, são denominadas mulheres trans. O oposto são os homens trans.
Transgênero. Já a pessoa “transgênero” é aquela que não se identifica com o gênero associado socialmente ao sexo biológico com que ela nasceu , ou seja: pessoas que nasceram com pênis, mas se identificam como mulheres e pessoas que nasceram com vagina, mas se identificam como homens.
Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático. O narrativo está relacionado à contação de uma história e, por isso, apresenta narrador, personagens, trama, tempo e espaço. O lírico se refere a textos extremamente subjetivos e conotativos, que podem ser escritos em verso ou prosa.
A orientação sexual é a atração ou ligação afetiva que se sente por outra pessoa. Indivíduos que gostam de outros do sexo oposto (homem que se interessa por mulher ou mulher que se interessa por homem) são chamados de heterossexuais (ou heteroafetivos).
Já o termo “homem trans” ou “pessoa transmasculina” é indicado para tratar uma pessoa que foi designada mulher, mas se identifica com uma imagem pessoal masculina.
A faloplastia, ou cirurgia para construir um pênis, é um dos procedimentos mais complexos da medicina. O termo é usado de forma mais geral para descrever um conjunto de cirurgias, cada uma atendendo a uma função peniana diferente.
Cisgênero. É o indivíduo que se apresenta ao mundo e se identifica com o seu gênero biológico. Por exemplo, se foi considerada do sexo feminino ao nascer, usa nome feminino e se identifica como uma pessoa deste gênero, esta é uma mulher "cis".
A cirurgia de aumento peniano, conhecida também como Faloplastia, Penoplastia ou Peneplastia. O procedimento consiste em: Lipoaspiração da região pubiana com coleta de tecido gorduroso, liberação do ligamento suspensor do pênis e enxerto de gordura (lipoenxertia) no corpo peniano.
A identidade de género é a forma como a pessoa se identifica, como se sente, independentemente do corpo com que nasceu. Pode considerar-se, na essência, como homem, mulher, um pouco de ambos ou mesmo nenhum dos dois.
Uma pessoa que se identifica como gay normalmente só sente atração sexual por pessoas do mesmo sexo. Socialmente, as pessoas usam esse termo para se referir a homens que são romanticamente e sexualmente atraídos por homens. No entanto, aqueles na comunidade o usam como um termo abrangente.
Segundo a Comissão de Direitos Humanos de Nova York, existem 31 identidades de gênero, entre elas estão: Agênero, andrógino, gênero de fronteira, gênero fluido, gênero neutro, gender-queer, gênero em dúvida, gênero variante, hijra, gênero não conformista, butch, bigênero, não-binário, male to female (MTF), female to ...
Transexuais, a mais popular entre elas, são pessoas que possuem o gênero oposto ao designado pelo seu sexo biológico. Pessoas do sexo masculino que se identificam, experimentam e vivenciam o gênero feminino, são denominadas mulheres trans. O oposto são os homens trans.
Uma pessoa binária é aquela que se identifica estritamente com o gênero feminino OU com o gênero masculino, sempre de forma separada, sem fluidez e em totalidade. Pessoas binárias podem ser cis / cisgêneras / cissexuais ou trans / transgêneras / transexuais.
Cisgênero é identidade de gênero. Hétero é orientação afetiva-sexual. Eu, por exemplo, sou cisgênero (me identifico com o gênero que me foi atribuído no meu nascimento, a partir do meu sexo / corpo) e sou uma mulher lésbica.
O que significa ser pansexual? Uma pessoa pan sente atração por pessoas de qualquer identidade de gênero, ou sente atração que não é determinada por gênero. Mas sentir atração por mais de um gênero não é bissexualidade? Sim!
Transgênero é uma pessoa que nasceu com determinado sexo biológico, e não se identifica com o seu corpo. Um exemplo é o indivíduo que nasceu com genitália masculina, cresceu com as transformações causadas pelos hormônios masculinos, mas sua identificação é com o físico feminino.
O termo “cisgênero” é usado para definir pessoas que se identificam com o gênero que é designado quando nasceram, o qual é associado socialmente ao sexo biológico. Em outras palavras, são pessoas nascidas com pênis que se identificam como homens e pessoas nascidas com vagina que se identificam como mulheres.
A neofaloplastia, também conhecida como faloplastia, consiste em um procedimento cirúrgico de construção de um pênis a partir do uso de outros tecidos do corpo. As técnicas evoluíram de sobremaneira desde sua primeira realização na Rússia, em 1936, assim como sua primeira aplicação em FtM na Inglaterra, em 1946 (9).
Queer é uma palavra em inglês que significa “estranho”. O termo é usado para representar as pessoas que não se identificam com padrões impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com tais rótulos, ou que não saibam definir seu gênero/orientação sexual.
Os sistemas nervoso, circulatório e endócrino (hormonal) interagem com a mente para produzir uma resposta sexual. Uma interação delicada e equilibrada entre esses sistemas controla a resposta sexual masculina. Desejo (também chamado de impulso sexual ou libido) é o desejo de se iniciar a atividade sexual.
Mas o que o conceito significa? A assexualidade é uma orientação sexual que tem como principal característica a falta de atração sexual por outra pessoa, independentemente de gênero. Segundo especialistas, os assexuais não gostam, não querem e não sentem nenhuma necessidade de fazer sexo.