A arquitetura gótica é conhecida por suas catedrais altas e imponentes, com uso extensivo de arcobotantes e abóbadas ogivais. Esses elementos permitem a inclusão de grandes janelas de vitrais coloridos, que inundam o interior com luz vibrante, além de esculturas detalhadas e rosáceas intricadas que adornam as fachadas.
A subcultura gótica é laica, ou seja, é neutra à qualquer religião. É comum pessoas de fora da subcultura pensarem que os góticos estão diretamente ligados à esoterismo, anticristianismo e satanismo, sendo tal afirmação uma ideia equivocada.
Dentre as joias góticas brasileiras, destaca-se a Catedral Metropolitana de São Sebastião, localizada no centro do Rio de Janeiro. Com suas torres pontiagudas e seus arcos ogivais, a catedral representa uma conexão direta com os traços marcantes dos europeus do século XIII.
No estilo gótico, as estruturas das construções são mais leves, formadas por vãos mais amplos, cujo objetivo é conseguir uma maior luminosidade no interior das edificações, auxiliada pela utilização de janelas delicadamente trabalhadas e de vitrais em forma de rosáceas.
IGREJAS DE PAREDES PRETAS: O QUE É ESTE MOVIMENTO?
O que é estilo gótico de igreja?
A ideia de Arquitetura Gótica se refere ao movimento que dominou o estilo de construções do séculos 10 ao 15, correspondente à Baixa Idade Média. Nesse período, a maioria das obras era feita com finalidade religiosa e, por isso, essa tendência também é chamada de "arte das catedrais".
O termo gótico, que faz referência ao povo godo, é utilizado originalmente pelos tratadistas do Renascimento com sentido pejorativo para designar a arquitetura - depois a escultura, a pintura e as "artes menores" - da Idade Média, consideradas "bárbaras" em relação ao clássico.
Os góticos são pessoas atraídas pelo mórbido e que convivem com o que a psicologia transcendental chama de sombra da personalidade, que são aspectos ocultos e escuros do indivíduo. Está relacionado com a tristeza e o sadismo.
A Catedral de Sevilha é a maior catedral gótica do mundo. No entanto, sua planta não tem a forma de cruz latina própria deste tipo de templo; ela é quadrada. O motivo é que foi construída sobre uma antiga mesquita que era a maior da cidade, adaptando-se à estrutura que existia.
Catedral ou Sé é o templo cristão em que se encontra a sede de um bispo e uma diocese, com seu cabido. Deriva do latim cathedra (cátedra, cadeira), de maneira que o nome catedral faz referência ao trono do bispo. O termo é empregado para alguns templos católicos, ortodoxos, anglicanos, protestantes e pentecostais.
Cruzes também são o símbolo da morte, claro, usadas em cemitérios e góticos adoram cemitérios e a morte meio que desempenha um papel na cena gótica também.
Porém, tal comportamento traduz, através das suas roupas pretas, uma forma de expressar a melancolia, atribuindo um sentido muito mais profundo ao seu estilo de vida e a sua estética. Palavras-chave: góticos; preconceito; estereótipo; juventude; subcultura.
Os cristãos góticos eram seguidores da visão (Homoiana) associados pelos seus oponentes com o presbítero Ário. As diferenças teológicas entre este e a dominante Trinitária são discutidos no Arianismo.
Como o intuito do ambiente escuro também é dar privacidade e proporcionar aos frequentadores um momento 'á sós' com Deus, sem julgamentos, por lá o pastor que todos são bem-vindos, independente da raça, língua, nação ou orientação sexual.
A arquitetura gótica é conhecida por suas catedrais altas e imponentes, com uso extensivo de arcobotantes e abóbadas ogivais. Esses elementos permitem a inclusão de grandes janelas de vitrais coloridos, que inundam o interior com luz vibrante, além de esculturas detalhadas e rosáceas intricadas que adornam as fachadas.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma instituição religiosa mundial organizada oficialmente em 1863 e que hoje conta com mais de 22 milhões de membros, distribuídos oficialmente em 212 países.
O BEM E O MAL INTERIOR: A temática e tropos góticos trazem um conflito entre bem e o mal interior, entre razão e desrazão que é interior a cada indivíduo: somos intrinsecamente impuros. Ou seja, é o contrário do maniqueísmo. É admissão do ser humano como imperfeito e conflituoso internamente.
O típico estereótipo do estilo gótico inclui um rosto pálido com cabelos pretos, batons e roupas pretas, embora nem sempre estas descrições sejam de fato o estereótipo padrão. Homens e mulheres góticos vestem tanto delineador e esmalte de unha escuro — cabelos longos ou desgrenhados também são comuns.
Emo são aqueles que tem uma franja e visual meio anos 2000 e cabelos rosas, azuis, verdes, brancos, coloridos. Gótico é aquele que usa muito preto, roupas escuras, gargantilha, pulseiras e botas.
O estilo gótico está intimamente ligado à arquitetura na construção de Catedrais. A verticalidade, elemento definidor do gótico, foi possível graças aos progressos verificados nas técnicas de construção. A pintura teve um desenvolvimento considerável com a técnica da iluminura nos manuscritos.
O estilo gótico tem sido uma subcultura fascinante que atrai pessoas de todas as idades e origens. Inspirado em um estilo arquitetônico medieval, o movimento gótico se estendeu para a moda, música, literatura e arte, criando uma cultura diversa e vibrante.