As pétalas são formadas por corola (invólucro interno) roxa azulada com riscos brancos com 5 lobos ou recortes triangulares. Os frutos são bagas alaranjados de 0.7 a 1,2 cm de diâmetro e tem sabor adocicado com final (e por causa das sementes) amargo.
Esta espécie ocorre como planta trepadeira, formando grande quantidade de frutos, que são comumente dispersos pelos frequentadores destas matas, ao aderir-se a eles. Ela ? oresce de abril a agosto. Atua como invasora em culturas permanentes, pomares e terrenos baldios vegetados.
Os frutos, pequenas drupas reunidas em 4 a 6 espigas em forma de dedos, são amarela-esverdeadas e ligeiramente carnosas, que quando maduros, apresentam sabor adocicado; • A floração pode ocorrer de fevereiro a setembro; • A frutificação pode ocorrer de fevereiro a outubro, de acordo com a época de floração.
Grão-de-galo, gurupiá ou esporão-de-galo (CELTIS IGUANAEA) fruta do mato
Para que doença serve o fruto da embaúba?
Indicação: indicada como auxiliar no tratamento de desordens cardiovasculares e respiratórias devido à sua atividade diurética, hipotensora, anti-inflamatória e broncodilatadora.
Prefere as matas secundárias, sendo rara no interior da mata primária densa; pode ser encontrada também em capoeiras novas situadas junto à vertentes ou cursos d'água em terrenos baixos com lençol freático superficial.
Sua coloração é um tom dourado ou amarelo claro, conferindo um aspecto convidativo à bebida. Quanto ao sabor, o chá de Crista de Galo apresenta um perfil levemente adocicado e suave, com notas herbáceas sutis. É uma bebida refrescante, podendo ser consumida quente ou fria, de acordo com as preferências individuais.
Junto com as sementes, grãos são ricos em fibras, elemento essencial para a saúde, especialmente para melhorar a função intestinal e reduzir o colesterol. E ainda, grãos e sementes também são antioxidantes e possuem vitaminas e minerais essenciais para o nosso organismo.
Existem dois tipos principais de esporão de calcâneo: Esporão de calcâneo plantar: É o tipo mais comum, ocorrendo na parte inferior do osso do calcanhar, onde os músculos e ligamentos do pé se conectam. Esporão de calcâneo dorsal: Este tipo ocorre na parte de trás do calcâneo, afetando o tendão de Aquiles.
A espécie Celtis iguanaea é popularmente conhecida como esporão-de-galo, e suas folhas são utilizadas na medicina popular para o tratamento de dores no corpo, reumatismo, asma, cólicas, má digestão, úlceras e como diurético, e as raizes para infecções urinárias.
As espécies comestíveis de ingá produzem frutos em vagem, grandes e verdes, com sulcos no sentido comprido, que podem atingir até 1m de comprimento. A polpa é branca, levemente fibrosa e adocicada, bastante rica em sais minerais. Em geral, ela é consumida ao natural, pois não se presta a preparações culinárias.
Suas flores, que ocorrem entre a primavera e o verão, podem se apresentar em tons laranja, amarelo, vermelho vibrante, esbranquiçado ou rosa. Além do seu grande valor paisagístico e ornamental, é considerada uma planta medicinal e comestível.
Seus frutos são ricos em antioxidantes, possuindo vitaminas C e do complexo B (B1 e B2). Além de niacina e flavonóides. O aspecto físico do fruto lembra uma pequena cereja roxa. O sabor da polpa é um misto entre jabuticaba e pitanga: é viscosa e pegajosa, mas é adocicada.
Características: O Araçá Amarelo é uma espécie arbórea com altura de 3-6 metros e tronco de 15-25 cm de diâmetro. As folhas são simples, coriáceas, glabras, de 5 -10 cm de comprimento por 3 – 6 cm de largura, com pecíolo de 0,4 -1,0 cm de comprimento.
🌺 Destaques da Crista-de-Galo: 🌟 Suas inflorescências podem ter formas variadas, desde as plumosas, que parecem chamas coloridas, até as cristadas, que lembram uma crista ondulada. 🎨 Disponível em tons intensos como vermelho, rosa, amarelo e laranja, criando um efeito visual marcante no paisagismo.
Quais são os benefícios da crista-de-galo para a saúde?
Os benefícios da crista de galo de origem animal se centram na saúde do aparelho locomotor, ou sistema músculo-esquelético, como demonstra a recente descoberta de um grupo de cientistas espanhóis liderado pela médica Ingrid Möller, pesquisadora do laboratório Actafarma.
O uso medicinal popular do chá em estudo segue as seguintes indicações terapêuticas: diurética, tônica, anti-hemorrágica, adstringente, cardiopulmonar, cardiorrenal, taquicardia, bronquite, asma, diabetes, entre outros.
A espécie é comestível e medicinal, usada por diversas etnias que vivem em áreas tropicais. Para preparar, basta passá-los pelo fogo para eliminar os pelinhos que lhe dão o nome peculiar e preparar como quiser.
Distribuição geográfica (fonte Flora do Brasil 2020): Norte (Amazonas, Pará, Tocantins), Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe), Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso), Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, ...