Deve tratar por meio da excisão cirúrgica direta com bisturi. Tal remoção cirúrgica ocorre por meio da aplicação de anestésico de forma infiltrativa periférica à lesão para que não haja descaracterização desta e facilite o acesso adequado.
Em muitos casos, a mucocele regride naturalmente sem a necessidade de tratamentos. No entanto muitas vezes quando acaba se rompendo volta a se formar. Em alguns casos, pode ser necessária uma pequena cirurgia para remover o cisto e a glândula salivar afetada.
Procedimento cirúrgico: em casos mais persistentes ou grandes, pode-se optar por realizar um procedimento simples para remover a mucocele. Isso pode ser feito no consultório médico, mas normalmente optamos por realizar a cirurgia em ambiente hospitalar, para termos a estrutura adequada.
Laser. Outra opção de tratamento para mucocele é o uso de laser de dióxido de carbono, que gera menos desconforto ao paciente por reduzir o sangramento, diminuir o tempo de procedimento e minimizar as possibilidades de infecção, de complicações e, principalmente, de recidiva da lesão.
Embora muitas mucoceles desapareçam sozinhas com o tempo, alguns tratamentos caseiros podem ajudar a aliviar os sintomas e acelerar o processo de cura. Para começar, aplicar uma compressa de gelo na área afetada pode ajudar a reduzir o inchaço e o desconforto.
Na maioria das vezes a mucocele é um problema que desaparece sozinho, sem a necessidade de qualquer intervenção. Portanto, o problema costuma se solucionar com o rompimento da bolha, levando a uma pequena ferida que cicatriza em alguns dias. No entanto, em alguns casos esse rompimento não ocorre de maneira espontânea.
A mucocele é uma condição oral benigna que pode ser desconfortável, mas raramente é motivo de preocupação grave. Se você notar uma protuberância, bolha ou nódulo na boca que persiste ou causa desconforto, é fundamental buscar a avaliação de um médico especialista em mucocele.
Quanto tempo pode durar a mucocele? Se não for tratada, a mucocele pode durar várias semanas ou meses, com comportamento caracterizado por regressão periódica seguida de recorrência ou ruptura espontânea, com a emissão de um fluido mucoide filamentoso.
É importante consultar um profissional de saúde para avaliar sua situação específica e discutir as opções de tratamento e os custos associados. Realizando com profissional experiente e habilitado, a Cirurgia de Mucocele pode variar de 1500,00 a 2500,00 reais. RECOMENDAMOS O CIRURGIÃO DENTISTA DR.
Clinicamente as lesões são assintomáticas, com aparência bolhosa de um cisto mucoso, geralmente arredondados, de superfície lisa1, ligeiramente azuladas ou translúcidas e flutuantes (mucocele superficial) ou sem alteração de coloração da mucosa e mais firme à palpação (mucocele profunda), podendo haver episódios de ...
A mucocele não é contagiosa e, geralmente, regride naturalmente sem a necessidade de tratamentos. Entretanto, em alguns casos, pode ser necessária uma pequena cirurgia, feita pelo odontologista, para remover o cisto e a glândula salivar afetada.
Com relação ao tratamento da mucocele, ele geralmente envolve a remoção cirúrgica de toda a lesão cística e deve idealmente ser realizado pelo cirurgião de cabeça e pescoço, que avaliará fatores como tamanho do cisto, localização e profundidade antes de indicar o tratamento ideal.
É provocada pelo acúmulo de saliva no interior do tecido, isso pode acontecer pelo rompimento de canais que transportam a saliva devido a algum trauma ou pancada local. A formação de pedras salivares dentro desses condutos, caso bloqueiem a passagem do líquido, também podem causar a bolha.
De maneira geral, a mucocele costuma desaparecer sozinha, sem necessidade de qualquer procedimento, principalmente em lesões pequenas e que não causam desconforto. Em lesões maiores e nas quais não ocorre a melhora espontânea, poderá ser necessário um pequeno e simples procedimento cirúrgico.
Quantos dias de atestado para cirurgia de mucocele?
Caso haja obstrução dos canais ou caso seja uma situação recorrente que atrapalhe o funcionamento da cavidade bucal, é indicada uma pequena cirurgia de remoção da glândula afetada. Nessa cirurgia não é necessária a internação e o período de repouso será de 1 ou 2 dias.
Também chamada de mucocele, geralmente é inofensiva e indolor. Essa bolha de água na boca geralmente acontece no interior dos lábios, mas também podem se formar na língua, céu da boca, no interior das bochechas ou assoalho da boca. É normal ficar incomodado(a) ao perceber um caroço dentro da boca, além da preocupação.
Geralmente, a mucocele regride espontaneamente pois são autolimitantes. Entretanto, quando a lesão se torna crônica existem outros tipos de tratamentos, são eles: excisão cirúrgica direta e remoção da glândula envolvida nos casos mais severos4.
Essas lesões têm nomes estranhos, mucocele e rânula. Quando aparecem nos lábios, na língua, no palato mole – a parte de trás do céu da boca, ou na mucosa jugal – a parte interna das bochechas são chamadas de mucocele. Já quando aparecem no assoalho da boca, embaixo da língua, são as rânulas.
Não é fruto de nenhuma infecção por vírus, bactéria ou qualquer outro micro-organismo, portanto não é transmissível e nem fruto de hábitos ruins de saúde bucal.
Deve tratar por meio da excisão cirúrgica direta com bisturi. Tal remoção cirúrgica ocorre por meio da aplicação de anestésico de forma infiltrativa periférica à lesão para que não haja descaracterização desta e facilite o acesso adequado.
Por conter um corticosteróide, OMCILON-A ORABASE é contraindicado na presença de infecções fúngicas, virais ou bacterianas da boca ou garganta, por exemplo, tuberculose e lesões causadas por herpes.
Usar compressas frias no local das bolhas, por exemplo, acalma e muito os sintomas, reduzindo a inflamação e despigmentação. Por isso, aplicar um cubo de gelo ao primeiro sintoma de pode fazer com que não tenha tantas dores, diz a plataforma.