Coloque o pão no fundo e no meio da churrasqueira. Envolva o pão com pedaços grandes de carvão (fazendo uma espécie de pirâmide) e coloque um pouco mais de álcool sobre esse monte de carvão. Com cuidado, ateie fogo.
Como fazer o fogo da churrasqueira ficar mais forte?
Óleo de cozinha
Coloque o papel oleado entre os pedaços de carvão e acenda-o. O óleo ajudará o papel a queimar por mais tempo, o que é necessário para o carvão pegar fogo. Em 10 ou 15 minutos o seu fogo já vai ter força suficiente para queimar o carvão de forma mais uniforme.
Aumente o fluxo de ar para elevar a temperatura e reduza para diminuir. Para longas sessões de churrasco, você precisará adicionar mais carvão. Faça isso gradualmente, movendo as brasas velhas para um lado e colocando o carvão novo no lado oposto. Isso mantém a temperatura estável sem grandes variações.
Você pode polvilhar um pouco de açúcar sobre o carvão antes de acendê-lo, para fazer o carvão queimar mais lentamente e de forma mais limpa, diminuindo a produção de fumaça.
Oxygenação: Se a brasa estiver fraca, abanar ou usar um soprador ajuda a reacender. Reposição: Adicione mais carvão aos poucos para manter o fogo forte. Distribuição: Para um calor intenso, espalhe bem as brasas, deixando mais acumuladas no centro se quiser zonas de calor diferentes.
A brasa perfeita para seu churrasco(carvão e lenha) | Embaixador do Churrasco
Como deixar o fogo forte?
Papel Higiênico
Despeje um pouco de óleo entre os papéis, ateie fogo e, em seguida, coloque pedaços de carvão no fogo em formato de pirâmide. O intuito é fazer com que vire uma espécie de tocha, fazendo com que a chama fique viva por maior tempo e o suficiente para que o carvão acenda.
Distribua os pedaços de carvão no fundo da churrasqueira; Em seguida, jogar álcool sobre cada pedaço; Não coloque o fogo logo de cara, aguarde o carvão absorver o álcool para tornar sua queima ainda mais eficiente; Acenda um pedaço de papel e jogue na churrasqueira.
Para peças que vão ser apenas grelhadas ou seladas, a distância ideal do fogo é de 15cm; Para peças maiores e que precisam de mais tempo no fogo, opte por uma distância entre 40 e 60cm do fogo. Lembre-se que quanto maior a peça, mais distante ela deve ficar para assar corretamente.
A temperatura ideal do braseiro é de 400ºC; Para saber se você já pode colocar as carnes na churrasqueira, coloque a palma da sua mão a uma distância de 5 cm da grelha e conte até 5. Se você conseguir mantê-la ali por este período, significa que o churrasco já pode começar.
O fogo está quente demais, espalhe as brasas um pouco mais. Aguentou mais de 8 segundos e nada? então está muito baixo. Coloque mais carvão e levante esse fogo.
A temperatura e o tempo de cozimento variam de acordo com o tipo de carne e a receita específica que você está seguindo. Geralmente, uma temperatura de 180-220°C é uma boa faixa de temperatura para assar carne.
Combustíveis e produtos químicos – o fogo aumenta sua temperatura assustadoramente, quando entra em contato com produtos de limpeza, produtos de laboratório, tintas e outros.
Ao ferver líquidos, fazer caldos ou selar rapidamente uma carne, por exemplo, o calor mais intenso ajuda a acelerar o processo. Selar carnes é uma técnica clássica que envolve dourar a superfície da carne em fogo alto, criando uma crosta saborosa e retendo os sucos dentro do alimento.
Apesar de muitas pessoas utilizarem o álcool tradicional, também chamado de álcool 70%, para acender uma churrasqueira, é recomendável sempre preferir a versão em gel. O motivo é a menor concentração de água nesse tipo de álcool, situação que facilita a queima.
Espalhe o carvão: Após o carvão estar aceso, utilize um atiçador ou espeto para espalhar as brasas por toda a churrasqueira, criando uma camada uniforme. Isso ajudará a distribuir o calor de maneira uniforme e garantir um churrasco bem assado de forma consistente.
Mas a melhor dica é a seguinte: assim que o sangue começar a aparecer em maior quantidade na parte superior, é hora de virar para o lado contrário na churrasqueira. É fundamental ressaltar que o processo de virar a carne só deverá ser realizado uma vez em cada pedaço.
Para fazer um bom churrasco, o ideal é que ela esteja em uma temperatura aproximada de 400°C.. Por isso é importante ter um carvão que se mantenha nesse ponto sem virar cinza rapidamente. Garantindo que o fogo fique em bom estado por mais tempo.