A dose recomendada para cães e gatos, para o tratamento da grande maioria das infecções, deve ser entre 5 a 10 mg de doxiciclina por kg de peso corporal, sendo de 1/4 a 1/2 comprimido para cada 4 kg de peso corporal.
O produto deve ser utilizado por via oral. A dose recomendada é de 5 mg/kg de peso de 12 em 12 horas ou 10 mg/kg de peso de 24 em 24 horas, por 1 a 4 semanas, na dependência da doença tratada. O tempo de tratamento deverá ser estipulado pelo Médico Veterinário.
A dose habitual de doxiciclina nos cães e nos gatos é de 10 mg/kg via oral a cada 24 horas com alimento, ou 5 mg/kg via oral a cada 12 horas durante 3 semanas, esta última no caso de clamidiose felina.
A dose terapêutica para cães e gatos é de 5 mg de doxiciclina/kg de peso vivo, a cada 12 horas, por 7 dias consecutivos. Recomenda-se não interromper o tratamento antes de decorridas, pelo menos, 48 horas após o desaparecimento dos sintomas.
A dose usual em adultos é de 200 mg no primeiro dia (dose única ou dividida em 2 doses de 100 mg a cada 12 horas), seguidos de 100 mg (dose única diária ou dividida em 2 tomadas de 50 mg a cada 12 horas) até o final do tratamento. Infecções mais graves podem exigir dose diária de 200 mg durante todo tratamento.
O cloridrato de doxiciclina deve ser administrada em dose oral de 100 mg, a cada 12 horas por 7 dias. Carbúnculo (antraz maligno) adquirido por inalação: Adultos: Dose de 100 mg de cloridrato de doxiciclina, a cada 12 horas por 60 dias.
A doxiciclina pode ser usada para prevenir e tratar as seguintes infecções: (1) Malária por Plasmodium falciparum; (2) Leptospirose; (3) Cólera. Também pode ser usada na prevenção de (1) Tifo - causado por Rickettsia tsutsugamushi e (2) Diarreia de viajantes causada porEscherichia coli enterotoxigênica.
A bula de DoxiNew 50mg recomenda 1 comprimido de 50mg para cada 10 kg de peso animal. O medicamento deve ser administrado por, no mínimo, 7 dias consecutivos a cada 12 horas ou conforme a orientação do médico-veterinário.
Quais são os efeitos colaterais da doxiciclina em gatos?
Podem ser observados vômitos, náuseas e diarreia, especialmente quando doses elevadas são administradas. Devido à capacidade da doxiciclina ligar-se ao cálcio plasmático pode, se observar arritmias cardíacas.
Com uma mão, segure a cabeça do gato. Com a outra, abra a boca e coloque o comprimido o mais profundo que puder. - Não é recomendado colocar o comprimido e fechar a boca do animal. Além de fazê-lo salivar bastante, vai fazer com que ele se apavore para respirar e ainda possa aspirar a medicação.
Tratamento. As infecções por clamídia em geral são tratadas com antibióticos da categoria das tetraciclinas. A administração oral de doxiciclina na dose de 5 a 10 mg/kg duas vezes ao dia por 3 a 4 semanas resulta em resolução clínica na maioria dos gatos.
Quais são os sintomas de infecção bacteriana em gatos?
Alguns sintomas de infecção bacteriana como fraqueza, falta de apetite, febre. Outros sintomas dependem dependem do local da infecção, por exemplo: – Infecções de pele: secreções,pústulas, feridas, crostas, “vermelhidão”, coceira, falhas no pelo…
Como muitas vezes a inflamação está relacionada com a gripe felina, também é importante ficar de olho em sinais gripais, como espirros, febre, falta de apetite e de disposição. Ao notar o gato com olho irritado ou qualquer outro sintoma mencionado, procure por um veterinário imediatamente.
Qual antibiótico posso dar para o gato? Quando surge a necessidade de tratar uma infecção bacteriana em gatos, a escolha do antibiótico é uma decisão que deve ser tomada por um veterinário. Entre os antibióticos frequentemente prescritos, merecem destaque a amoxicilina com clavulanato de potássio.
O que pode acontecer se um gato tomar muitos antibióticos?
Porém, os gatos têm uma particularidade: eles são mais sensíveis ao uso de antibióticos, pois eles têm “uma metabolização pelo fígado mais delicada e mais complexa, podendo causar uma intoxicação nesses animais”, como explica o médico veterinário Paulo Abílio Varela Lisboa, pesquisador do Instituto de Comunicação e ...
O álcool, barbitúricos, carbamazepina e fenitoína diminuem a meia-vida da Doxiciclina. O uso concomitante de tetraciclinas e metoxiflurano tem causado toxicidade renal fatal. O uso concomitante de tetraciclinas pode tornar os contraceptivos orais menos eficazes.
A Doxiciclina (200 mg/dia, por 10 dias) tem eficácia comparável a roxitromicina (150 mg a cada 12 horas, por 10 dias) no tratamento de infecções do trato respiratório inferior por Haemophilus influenzae, Legionella spp., Mycoplasma pneumoniae, Streptococcus pneumoniae e Chlamydia psittaci.
Como usar a Doxiciclina? A doxiciclina pode ser engolida com líquidos ou dissolvida em 50 mL de água (1/2 copo). Não tome doxiciclina antes de deitar, pois pode levar a inflamação e/ou ulceração do esôfago. Também é recomendado beber bastante líquido junto com o medicamento para reduzir esse risco.