Enfim, quando você precisar medir ingredientes líquidos, lembre-se que: 5 mL = 1 colher de chá 1 colher de sopa = 3 colheres de chá 1 copo americano = aproximadamente 200 mL.
O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.
A unidade de medida mais adequada para calcular a quantidade de água que cabe em um copo é o centímetro cúbico (cm³). Se um copo tem capacidade para 250 cm³, significa que ele pode armazenar 0,25 litros de água.
Basta multiplicar os lados pela profundidade média e converter o resultado em litros. Com um exemplo é mais fácil compreender: suponha que você tenha uma piscina de 5 metros de comprimento e profundidade média de 2 metros. Agora, basta converter em litros: 50 x 1.000 = 50.000 litros.
No entanto, este estudo mostra que beber 2 litros de água por dia (cerca de 8 copos) é um consumo muito alto para a maioria das pessoas. A pesquisa também ajudará a prever a renovação de água sob um clima mais quente, para que os países possam antecipar as suas necessidades futuras de água.
Portanto, 1g de água, equivale a 1mL. A partir disso, você pode considerar a água como a substância de conversão mais fácil, pois basta mudar a unidade. Por exemplo: 1Kg de água equivale a 1L.
Ora, se, mililitros é a milésima parte do litro, 1 litro equivale a mil mililitros. 7 litros equivale a 7 mil mililitros e, 18 litros é o que equivale a 18 mil mililitros.
1 metro cúbico (m³) corresponde à capacidade de 1000 litros. 1 decímetro cúbico (dm³) corresponde à capacidade de 1 litro. 1 centímetro cúbico (cm³) corresponde à capacidade de 1 mililitro (ml).
Para calcular a litragem (volume em litros) em aquários retangulares, basta multiplicar as medidas em centímetros do comprimento, largura e altura e, depois, dividir por mil (C x L x A / 1000).