Obtem-se se o volume do reservatório de água pluvial por meio da equação: Van = 0,0042 x Pa x A x T Onde: Van = volume do reservatório (litros); Pa = precipitação pluviométrica anual média (mm/ano = litros/m²² por ano); A = área de captação (m²); T = número de meses de pouca chuva ou seca (adimensional).
Como calcular o volume de captação de água de chuva?
Esse volume pode ser obtido pelo cálculo do volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metro. Esse volume pode ser determinado em litros, lembrando que 1 m3 = 1000 litros. Isso implica dizer que, para cada metro quadrado da região, houve uma precipitação de 100 litros.
Para a medição, é utilizado um instrumento chamado pluviômetro. A área para a medição é sempre um quadrado de um metro. Neste quadrado, cada um milímetro de chuva corresponde a um litro.
O funcionamento de um sistema de captação de água da chuva para residência é bem simples e consiste em captar a água em uma superfície limpa, antes que caia no chão, e direcioná-la para um reservatório, também devidamente limpo. O meio mais comum é usar calhas colocadas nos telhados e lajes para captar a água da chuva.
Como calcular a água das chuvas que podes captar? – Possíveis Soluções com David Vale
Como funciona a captação de água da chuva?
Como funciona
As calhas captam e levam a água da chuva até um filtro para eliminar resíduos e impurezas. Depois, a água segue para o armazenamento em uma cisterna. Com uma bomba, é puxada para uma caixa d'água, geralmente em cima da casa, de onde será destinada aos locais de uso.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou em 2007 a NBR 15527, que trata do aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis em áreas urbanas (ABNT, 2007).
Como fazer o cálculo para saber a quantidade de água?
A OMS orienta que para chegar ao número de ml de água que você deve consumir por dia, você deve multiplicar o seu peso atual por 35. Uma pessoa com 60kg, por exemplo, deve consumir em média 2100 ml de água (35 x 60 = 2100).
Como calcular a quantidade de chuva coletada pelo pluviômetro?
O pluviômetro é um instrumento utilizado para coletar e medir as chuvas. A quantidade de água captada é mostrada em milímetros (mm). Uma chuva de 1 mm por minuto, é equivalente a 1 litro de água por minuto em uma área de 1 metro quadrado (m2).
Para calcular a vazão, pode ser utilizada a seguinte equação: V = (H x S)/3600, onde: V = vazão total (litros/segundo); H = índice pluviométrico; S = área da superfície a ser drenada (m2).
Obtem-se se o volume do reservatório de água pluvial por meio da equação: Van = 0,0042 x Pa x A x T Onde: Van = volume do reservatório (litros); Pa = precipitação pluviométrica anual média (mm/ano = litros/m²² por ano); A = área de captação (m²); T = número de meses de pouca chuva ou seca (adimensional).
Nutricionistas afirmam que, com um simples cálculo ajuda a regular a quantidade de água necessária para o funcionamento do corpo. Na conta são considerados 35ml de água pelo peso corporal de cada pessoa. Veja o exemplo a seguir: 72kg X 35ml = 2.520, ou seja, 2 litros e 520 ml /dia.
O Método de Azevedo Neto, também é chamado de Método prático Brasileiro e sugere o aproveitamento máximo de 50% da precipitação anual, em função do escoamento superficial assim como de perdas inerentes ao sistema.
Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 50 mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado.
Essa matemática fica mais fácil de ser compreendida quando é esclarecido que 1 milímetro de altura de água acumulado nessa caixa, com 1 metro quadrado de base, equivale a 1 litro.
Qual é a Norma Brasileira para reúso de água pluvial?
ABNT NBR 15527:2019 – Água de chuva – aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis – Requisitos cuja revisão foi publicada em abril de 2019, embasam a aplicação dos conceitos de conservação e substituição de fontes de água em edificações.
A NBR 10844 apresenta dois ábacos que auxiliam no dimensionamento de condutores verticais considerando fator de atrito (f = 0,04) correspondente a condutos rugosos. Para determinar o diâmetro interno (D) de um condutor vertical, a partir dos dados Q, H e L, é necessário seguir o procedimento estabelecido pela norma.
A NBR 17150-2 (antiga NBR 15524-2) estabelece que a empresa deve designar uma pessoa responsável para supervisionar as operações do sistema de porta-paletes. Esta pessoa será encarregada de garantir que todas as atividades sejam realizadas de acordo com as normas e procedimentos estabelecidos.