Para medir a altura, o paciente fica em pé, com a coluna ereta e os braços estendidos, a cabeça no ângulo de 90° em relação ao chão e seus calcanhares unidos. Em seguida, é só colocar a régua da balança antropométrica no topo da cabeça do paciente e fazer a leitura da medida.
DCT: dobra cutânea tricipital; AGB: área de gordura do braço; PB: perímetro do braço; CMB: circunferência muscular do braço; AMB: área muscular do braço; AMBc: área muscular do braço corrigida.
A circunferência muscular do braço (CMB) estima a reserva de proteína corporal, sendo um indicador precoce de depleção nutricional. É uma medida objetiva, rápida, de baixo custo e nãoinvasiva, em comparação com outras investigações bioquímicas.
MVA (Margem de Valor Agregado) se trata de um cálculo para a substituição tributária de forma a transferir o valor do imposto diretamente para a fonte do produto que pode afetar diretamente os impostos estabelecidos na nota fiscal.
O que é DIFAL? A DIFAL (diferença entre as alíquotas interna e interestadual) é devida nas operações e prestações interestaduais que destinem bens e serviços a consumidor final, contribuinte ou não do ICMS, conforme artigo 155, parágrafo 2º, inciso VII da Constituição Federal. Quem é contribuinte da DIFAL?
os valores de cB, Pct e cMB foram classificados de acordo com Frisancho19 e categorizados em três grupos: abaixo do adequado - ≤ percentil 5; adequado – entre o percentil 5 e 95; e acima do adequado - ≥ percentil 95.
Índice de Massa Corporal – IMC = Massa (kg) ÷ Altura (m)². Uma vez realizado o cálculo do IMC, podemos classificar os dados de acordo com os índices preestabelecidos pela OMS: Menor que 18,5 = abaixo do peso. Entre 18,5 e 24,9 = peso normal.
Para fazermos a adequação, precisamos identificar na tabela o valor de referência da CB por sexo e idade, no percentil 50 que é o padrão. No caso desse indivíduo (masculino, 37 anos), a CB referência é de 32,6 cm. Adequação da CB (%)= 26,0 x 100 / 32,6= 2600 / 32,6= 79,8%.
O cálculo do IMC, por sua vez, deve ser feito dividindo-se o peso em kg pela altura ao quadrado em metros. Esse índice deve ser usado com cuidado, pois mostra apenas o volume corporal total, e não faz diferenciação entre o peso representado pela gordura e o peso representado pela massa muscular.
Sobre o DARE - Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais. O DARE-SP – Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais – permite ao contribuinte recolher tributos e demais receitas públicas estaduais de São Paulo.
O Fundo de Combate à Pobreza ou FCP, previsto no artigo 82 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal, foi criado com a intenção de minimizar as desigualdades sociais nos Estados brasileiros.
Como é feito o cálculo do MVA? A Margem de Valor Agregado usada para apurar a base de cálculo da substituição tributária é chamada de MVA Ajustada. Seu cálculo é baseado na seguinte fórmula: MVA ajustada = {[(1 + MVA-ST original) x (1 – ALQ inter) / (1 – ALQ intra)] – 1} x 100.
O cálculo desse impostos é realizado por teto de lucros. Por exemplo, para lucros até R$20 mil reais por mês a alíquota é de 15%. Já para os lucros mensais superiores a esse limite, a taxa é de 10% sobre o valor excedente.
MVA (Margem de Valor Agregado) e IVA (Índice de Valor Adicionado Setorial) são a mesma coisa. Ambos são termos usados para designar a variação de preço de um produto do início ao fim de uma cadeia produtiva. Em alguns estados você vai encontrar a sigla MVA. Em outros, IVA.
Para DCT, definiu-se a seguinte adequação: reduzida reserva adiposa ( percentil 25), eutrofia (> percentil 25 e < percentil 75) e excesso de reserva adiposa ( percentil 75). No caso da CMB, a adequação foi definida como: eutrofia (> percentil 25) e desnu- trição ( percentil 25).
A massa muscular pode ser estimada através da circunferência muscular do braço (CMB), área muscular do braço (AMB) e área muscular do braço corrigida (AMBc). A CMB considera que todos os tecidos do braço são circulares e concêntricos.