Lagartixas têm veneno? A lagartixa doméstica não possui veneno. Respondendo a outra dúvida muito comum, elas também não mordem nem atacam seres humanos e outros animais, contando com uma estratégia bastante peculiar para se defenderem de predadores. Por isso, não precisa ter medo!
As lagartixas são carnívoras, que se alimentam de insetos (insetívoros) durante a noite. Em áreas urbanas, esses predadores se adaptaram para caçar perto de luzes artificiais — que atraem insetos voadores.
Você sabia que as lagartixas podem estar te defendendo durante a sua tranquila noite de sono? Isso porque elas caçam baratas, moscas, e até aranhas-marrom! Como esses animais quase não têm predadores naturais nas cidades, as lagartixas domésticas acabam cumprindo muito bem esse papel.
Assim como a maioria dos lagartos, elas também possuem a capacidade de soltar o rabo como mecanismo de defesa contra o ataque de predadores, que podem ser serpentes/cobras na mata, e gatos domésticos nas cidades.
A lagartixa transmite alguma doença? Como dito, a lagartixa pode ser portadora da salmonela, uma bactéria que causa diarreia, vômito, cólica e pode até ser fatal para humanos. Entretanto, se você não encostar no animal ou lavar bem as mãos após o contato, muito provavelmente não correrá riscos de contaminação.
Aliás, é importante dizer que os lagartos enxergam mais cores do que os seres humanos. Estes animais possuem quatro tipos de cones, as células que diferenciam as cores na visão. Por isso, eles conseguem identificar cores ultravioletas, enxergando um mundo com tonalidades muito mais vivas e vibrantes.
As lagartixas são animais que adoram locais úmidos e escuros para se esconderem. Por isso, é importante fazer a vedação de fissuras e rachaduras nas paredes. Além disso, vedar frestas em portas e janelas ajuda a manter o animal do lado de fora da sua casa.
A presença destes animais em casa pode ser observado como algo positivo. Ao visitarem o seu lar, elas levam energias positivas, limpas e saudáveis, que pode ser um prenúncio de que as coisas vão bem para você e sua família.
"Pelo contrário, as lagartixas são animais que trazem benefícios, pois se alimentam de insetos como moscas, pequenas mariposas, traças e mosquitos - inclusive o mosquito transmissor da dengue", afirma.
O excremento de lagartixa possui um tamanho e forma que varia de acordo com a espécie. Em geral, é pequeno, com formato alongado e pontas afiladas brancas. Essas fezes são deixadas por lagartixas, répteis comuns em ambientes urbanos e jardins.
Quando a lagartixa dá um passo, há um deslocamento de elétrons entre os átomos da pata da lagartixa e os átomos da superfície parede, gerando uma força de atração intermolecular que a mantém grudada na vertical. Esta força de adesão da lagartixa é a seco.
As telas também são eficientes para evitar a entrada de insetos indesejados. Existem diversos repelentes que podem ser utilizados para espantar lagartixas sem causar danos a elas. Por exemplo, o uso de óleos essenciais como o de hortelã-pimenta, citronela e lavanda pode ser eficaz para afastar esses répteis.
Ao escolher o momento ideal para a postura dos ovos, as fêmeas escolhem fendas em rochas, buracos de árvores, telhados, vãos de paredes, janelas, entre outros e depositam seus ovos em grupos formando um tipo de “ninho” para proteger os ovos. Os ovos das lagartixas têm coloração branca e casca flexível.
A superstição também figurou entre as concepções inventariadas, sempre relacionada a eventos de azar e maus presságios: "Se você corta o rabo de uma lagartixa, terá sete anos de azar" e "Matar Calango traz azar".
O pesquisador João Justi Jr., do Instituto Biológico de São Paulo,diz que uma maneira de tentar reduzir o aparecimento de lagartixas é trocar algumas lâmpadas comuns por lâmpadas de luz amarela, que não atraem insetos, na parte externa da casa. “Isso reduzirá a atração de insetos, que são alimento das lagartixas.
Uma das características das lagartixas é sua alimentação, que consiste em frutas, aranhas, escorpiões e insetos, como mosquitos, moscas e baratas. Porém, um flagra da internet mostra que um desses répteis decidiu comer algo diferente: um belo pudim.
O que acontece quando uma lagartixa perde a cauda?
A perda da cauda é um processo natural, conhecido como autotomia, e se trata de um mecanismo de defesa contra predadores (assista, ao fim da matéria, a um lagarto despistando um corvo com essa técnica). Quando uma lagartixa é atacada, ela pode contrair alguns músculos da cauda, fazendo-a se descolar do corpo.