As cobras possuem visão limitada, principalmente em núcleos e detalhes. A maioria das cobras enxerga apenas tons de verde, azul e amarelo. Sua capacidade visual também é inferior à dos humanos.
A exemplo de qualquer serpente, a jararaca pintada é surda (ela só sabe que alguém esta se aproximando pela vibração do solo) e enxerga muito mal (porém, o olfato é bem desenvolvido, e é a principal ferramenta de orientação). Ela somente atacará o ser humano se for ameaçada.
Existe um conceito popular que cobras são praticamente cegas, mas os cientistas tem descoberto que talvez isso não seja verdade para todas as espécies. Realmente se pensava que as cobras, de um modo geral, tinham visão ruim e não podiam ver em cores, mas ambas as suposições já são atualmente consideradas falsas.
Apesar de parentes próximos, as anfisbenas não são serpentes. Elas vivem enterradas no solo, por isso têm os olhos bem pequenos, quase vestigiais e não enxergam muito bem”.
Visão Infravermelho das Cobras | Biólogo Henrique o Biólogo das Cobras
Qual cheiro as cobras não gostam?
O alho e a cebola emitem um odor que as cobras acham particularmente desagradável. Triturar esses ingredientes e misturá-los com água e sal para depois borrifar ou espalhar ao redor de áreas vulneráveis pode ser um repelente natural eficaz.
As cobras possuem visão limitada, principalmente em núcleos e detalhes. A maioria das cobras enxerga apenas tons de verde, azul e amarelo. Sua capacidade visual também é inferior à dos humanos.
Embora possuam uma boca cheia de impressionantes dentes pontiagudos, esses anfíbios não oferecem risco aos humanos. As fileiras de presas ajudam esses animais a capturar seus alimentos, como as minhocas, que são engolidas inteiras. As cobras-cegas também se alimentam de insetos e outros invertebrados.
O olho de jacarés e crocodilos, tem, atrás da retina, uma camada que, à semelhança de um espelho, reflete a luz de volta para suas células receptoras, reforçando os sinais e tornando sua visão noturna ainda melhor.
Como são grandes predadores, esses animais desenvolveram uma excelente visão noturna. Durante o dia, elas utilizam seus olhos, que funcionam de maneira muito similar a nossa: com os cones e bastonetes. Mas, diferente dos humanos, as cobras, só enxergam em tons de verde e azul.
Um estudo publicado na PLOS ONE em 2023 pela Universidade de Queensland, da Austrália, pontua que as cobras "ouvem" por meio de vibrações sonoras que se movem pelo ar.
Já se perguntou por que as cobras podem lhe dar uma sensação estranha? O motivo talvez seja por elas não terem pálpebras! Ou seja: elas não piscam e têm que dormir com os olhos bem abertos. Em vez de pálpebras, elas têm uma membrana fina presa a caba olho para protegê-los.
A visão deste ser vivo é binocular, ajudando assim na perceção da profundidade e da distância sendo esta especialmente bem desenvolvida em espécies de cobras arborícolas, que devem ser capazes de avaliar distancias e movimentos durante a captura de presas.
A visão dessa espécie é bastante especializada, fazendo com que os animais consigam enxergar longe. Aliás, é importante dizer que os lagartos enxergam mais cores do que os seres humanos. Estes animais possuem quatro tipos de cones, as células que diferenciam as cores na visão.
Diferentemente de nós, as serpentes não possuem pálpebras. Isso quer dizer que elas não conseguem piscar. Seus olhos ficam abertos o tempo todo e são protegidos por uma escama transparente.
Outra crendice popular bastante conhecida, especialmente no nordeste do país, é a cobra que mama. Com origem do folclore brasileiro, a lenda geralmente é atribuída à cobra-preta (Pseudoboa nigra) ou muçurana (Clelia clelia) – embora muitas espécies possam protagonizar esse mito de acordo com a região.
A serpente fica encantada pelo som e ritmo da música, e o encantador tem o domínio total sobre o animal.” Mentira: Muitos vão se assustar, mas as serpentes são praticamente surdas. Desprovidas de ouvido externo, tem uma capacidade auditiva muito baixa.
A secreção venenosa vai sendo produzida e depositada nesse local. Quando a cobra pica, ela comprime essa bolsa e a peçonha sai por pressão através do dente. Os sapos, por exemplo, possuem glândulas na pele do corpo e quem as aciona é o próprio predador.
Assim, as espécies subterrâneas enxergam mal enquanto algumas espécies que vivem em árvores têm uma visão mais desenvolvida e até percebem as cores muito bem. Apesar disto, as cobras utilizam muito bem os outros sentidos para perceber o ambiente. As serpentes, por exemplo, têm um olfato excelente.
Outro nome dado à cobra-cega é cecília, que vem do latim caecus, que significa “cego”. Esses animais apresentam olhos pequenos e rudimentares, recobertos por tegumento ou osso, que não são capazes de formar imagens.
Um dos principais sinais de que há cobra por perto é ouvir os sons característicos do animal. Por exemplo, Cascavéis e Víboras possuem um “chocalho” na ponta da cauda com um som bem característico. Além disso, há o sibilar, o famoso assobio da cobra, que é muito fácil de identificar.