A graça se manifesta como um fio dourado desde Gênesis até Malaquias, apesar de a palavra em si não aparecer. Embora o Antigo Testamento esteja repleto de palavras que expressam a justiça de Deus e a Sua misericórdia, a palavra mais bonita que aparece é chesed, que denota a compaixão e a misericórdia de Jeová.
Resumo. A doutrina da graça está amplamente revelada na Bíblia, e esta demonstra o incomensurável amor de Deus pelos seres humanos. A graça divina foi manifestada desde o princípio, de forma mais contundente, através da maneira como Deus tratou o homem depois da queda.
Como a graça de Deus se manifesta em nossas vidas?
A graça de Deus se manifesta salvadora e vem ao encontro de todos os homens, todas as classes de pessoas com suas diversas formas de vida. Deus não despreza ninguém, dos seus eleitos. Todas as promessas de Deus e sua obra salvadora desde o começo, revelaram a sua graça.
A graça de Deus é dada pelo bem de todas as pessoas, em vista da salvação, como dom e responsabilidade humana. É sempre Deus quem dá a graça, colaborando para que a vida se concretize na paz e no amor a Deus, ao próximo como a si mesmo.
Apesar da doutrina da Trindade ser um assunto de muita controvérsia no mundo cristão, onde muitos não acreditam na sua existência, a Bíblia, livro base da fé cristã, apresenta um único Deus que se manifestou de três formas ao homem: como Pai, como Filho (Jesus Cristo) e como Espírito Santo.
Quais são as sete manifestações do Espírito de Deus?
7 MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO
“E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele. ...
Deus comunica-se diretamente com as pessoas “muitas vezes e de várias maneiras” (Hebreus 1:1). Por exemplo, o Antigo Testamento mostra Deus falando através de uma sarça em chamas (Êxodo 3), uma densa nuvem (Êxodo 19:9) e no murmúrio de uma brisa suave (1 Reis 19:12).
A graça de Deus nos ajuda todos os dias. Ela nos fortalece para que façamos boas obras que não poderíamos fazer por nós mesmos. O Senhor prometeu que se nos humilharmos perante Ele e tivermos fé Nele, Sua graça nos ajudará a vencer todas as nossas fraquezas pessoais (ver Éter 12:27).
A graça é o auxílio divino e a força que recebemos por meio da Expiação de Jesus Cristo. Por meio da graça, somos salvos do pecado e da morte. Além disso, a graça é um poder capacitador que nos fortalece a cada dia e nos ajuda a perseverar até o fim.
Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, o ...
Uma das características mais impressionantes da graça é que ela perdoa completamente. Quando confessamos nossos pecados, Deus não apenas nos perdoa, mas também lança fora nossa culpa. Ele não nos condena, mas nos restaura.
A graça, como falado anteriormente, é auxílio para o homem chegar ao seu fim último, que é a visão beatífica, mas também confere a ele forças próprias na caminhada cristã. Essas forças serão apresentadas aqui como forças morais e forças físicas de ordem espiritual.
Qual é a maior manifestação da graça de Deus para os homens?
Graça é a unidade e a reconciliação"," a qual é revelada de forma plena em Jesus. Em suma, as exposições apresentadas neste artigo coadunam-se na seguinte ex- pressão: a manifestação suprema da graça divina é a autodoação de Deus em Jesus Cristo.
🤝 Aplicação prática: Renove sua mente: Medite diariamente na verdade de que você está debaixo da graça de Deus e não da lei. Isso transformará sua perspectiva e suas ações. Dependa do Espírito Santo: Peça ao Espírito Santo que guie suas decisões e o capacite a viver uma vida que honra a Deus.
11 Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. 12 Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, 13 enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
Por isso Ele nos concedeu meios de graça, que são: a Palavra, os sacramentos e a oração. De acordo com o Breve Catecismo de Westminster, eles são eficazes aos eleitos para a salvação, pois é por meio deles que Cristo comunica as bênçãos da redenção (Pergunta 88).
A falta de perdão impede a graça de Deus. Perdão e providência estão intimamente ligados. O perdão é uma condição fundamental! Urge fazer essa experiência e dar a Deus a chance de abrir as válvulas de nosso coração e “desprender” o perdão.
O poder da graça de Deus manifestou-se na terra em favor dos homens. Essa graça libertou-nos do pecado e da lei. Agora os que vivem na graça são livres, pois se o Filho (a graça) o libertou, então é uma pessoa livre da condenação eterna.
Quais são os benefícios que a graça de Deus nos faz?
A graça do Senhor é suficiente para elevar-nos da morte e do pecado e investir-nos de vida eterna. É suficiente para mudar-nos, transformar-nos e aperfeiçoar-nos. É suficiente para permitir que alcancemos plenamente nosso potencial divino como filhos de Deus.
Desde o início, Deus se comunica com o ser humano de forma a não somente transmitir mensagens, mas fazendo doação de Si mesmo a nós. “Por uma vontade absolutamente livre, Deus revela-se e dá-se ao homem” (Catecismo da Igreja Católica, nº 50). O Senhor usa de vários meios para nos transmitir Seus desígnios e Sua Pessoa.
Quando o Senhor revela algo para alguém a faz ver ou entender algo que ainda não estava claro. Esse entendimento fortalece, renova, direciona, orienta. Por exemplo: a Salvação, a fé, a existência e o destino da alma são tipos de revelações.
Alguns acreditam que Deus se manifesta por meio da natureza, da bondade e da compaixão presentes nas ações das pessoas, enquanto outros veem a manifestação divina em experiências espirituais e na fé.