Você sabe como as formigas enxergam? Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998).
Embora a maioria das formigas veja em preto e branco, algumas espécies têm a capacidade de captar luz ultravioleta, o que lhes permite distinguir certos contrastes que os humanos não percebem.
Eles também têm três pequenos ocelos (olhos simples) no topo da cabeça que detectam níveis de luz e polarização. Em comparação com os vertebrados, a visão das formigas tende a ser mais nítida, particularmente em espécies menores, e alguns táxons subterrâneos são completamente cegos.
As formigas produzem vários tipos de feromônios. O feromônio de alarme é bastante vo- látil, logo se espalha pelo ar e pode alertar toda a colônia sobre algum perigo iminente.
Isso ocorre porque, assim como as abelhas e outros insetos, elas expelem uma substância que transmite informações aos membros da espécie. Essa substância é chamada feromônio e estabelece a comunicação entre as formigas, já que elas são cegas e se orientam por esse cheiro.
10 INSETOS Curiosos Que Vivem na Sua CASA - São PERIGOSOS ou INOFENSIVOS?
Porque as formigas se beijam quando se encontram?
Elas fazem transmissões boca a boca o tempo todo, com todas as primas e filhotes da colônia. Esses beijos são chamados de trofalaxia e não são muito românticos: através deles, as formigas transmitem comida regurgitada para alimentar umas às outras.
As formigas, na realidade, não dormem. Assim como os peixes, elas entram em um estado de letargia, quando o seu metabolismo abaixa muito, chegando perto do sono.
Resumo: Ninguém ouve voz de formigas conversando, porém esses insetos se comunicam por meio de formas alternativas interessantes. Uma maneira muito comum de comunicação entre formigas é pela liberação de feromônios.
As decisões das formigas ou das abelhas - outros insetos altamente sociais - em um momento de perigo ou de esforço coletivo para construir um formigueiro ou colméia são resultados do funcionamento de um mecanismo similar ao que a mente dos primatas emprega na hora de tomar uma decisão.
Formigas. Estudos relacionados ao que se poderia entender como a inteligência das formigas apontam que esses pequenos animais são capazes de medir distâncias exatas contando seus próprios passos, tal como publicou a revista Science.
Você sabe como as formigas enxergam? Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998).
Uma pesquisa norte-americana de 2009 indicava que ao menos as formigas-de-fogo (Solenopsis Invicta) dormem sim – em pequenos cochilos. As operárias “dormem” em turnos, mantendo sempre 80% da força de trabalho acordada.
As formigas se comunicam através de uma substância química chamada de feromônio. À medida que elas vão andando, deixam para trás um rastro dessa substância, que é percebida através das antenas. Geralmente as formigas se defendem ferroando e injetando em suas vítimas o ácido fórmico, que causa muita irritação.
Durante o dia, elas utilizam seus olhos, que funcionam de maneira muito similar a nossa: com os cones e bastonetes. Mas, diferente dos humanos, as cobras, só enxergam em tons de verde e azul. Contudo, não pense que as cobras enxergam mal, pelo contrário.
Pelo contrário, é uma predadora, se alimentando de outras espécies de formigas ou cupins. As suas características indicam que se trata de uma formiga subterrânea. Ela tem pigmento muito pálido, provavelmente porque não precisa se defender do sol, e quase não enxerga, o que indica que vive no escuro.
O corpo da formiga é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome. Há buracos, chamados de traqueias, que se abrem na superfície do corpo e se ramificam no interior do organismo, por onde circula o Oxigênio, utilizado na respiração, e Dióxido de Carbono, resultante desse fenômeno.
Elas não têm pulmões e nem sangue, mas sim um líquido incolor chamado hemolinfa, por onde circulam os nutrientes e não-gases como o oxigênio e Dióxido de Carbono. Não há nenhuma veia sanguínea. O coração é um tubo longo que jorra sangue incolor por todo o corpo.
A duração do ciclo desde ovo até adulto pode variar em torno de 35 – 45 dias. O tempo de vida também varia conforme a casta a que o inseto pertence e também à sua espécie, sendo que as operárias vivem cerca de 2 meses a 1 ano, as rainhas podem viver de 2-20 anos conforme espécie e os machos morrem logo após a cópula.
São vários os motivos. Na maioria das vezes elas se preocupam em levar a falecida para longe de casa. “Insetos sociáveis, como a formiga e o cupim, gastam boa parte do seu tempo cuidando da higiene da colônia”, diz o ecólogo Paulo Oliveira, da Universidade Estadual de Campinas, interior de São Paulo.
Por isso, podemos ver formigas andando por aí às três horas da manhã. Mas isso não quer dizer que elas fiquem trabalhando dia e noite – as formigas também precisam de tempo para descansar. “A maioria dos animais busca alimento ativamente e repousa na hora de digerir o alimento”, conta Carlos.
Quanto tempo a formiga consegue ficar debaixo da água?
No caso da formiga-de-fogo (Solenopsis invicta), numerosos estudos mostram que elas podem flutuar na água durante dias, sem muito esforço, e por meio de um fascinante comportamento cooperativo.
Já as operárias dormem muito mais vezes durante o dia, mas cada episódio de sono dura menos, elas dormem cerca de 253 vezes por dia, com duração média de 66 segundos por episódio. Somando tudo, as operárias dormem aproximadamente 4 horas e 48 minutos por dia.