Quando se sente ameaçada por predadores, ela ergue a cabeça, achata a região do pescoço e expõe e movimenta a língua. Com essas ações, ela pode tentar morder o agressor, mas por não possuir veneno, é considerada inofensiva.
Quando importunada infla o pescoço, arma o bote e ataca o oponente mordendo-o. Sua característica principal é a agilidade, ela tem a capacidade de alcançar uma distancia de um metro em milésimos de segundos, o que facilita na captura de presas ágeis como ratos e aves.
A caninana é uma cobra ágil, de coloração marcante, e conhecida por seu comportamento defensivo rápido. Apesar da fama de arisca, não oferece perigo direto aos humanos.
Apesar de ter uma ampla distribuição sua predominação é climas amenos,apesar de não ser uma cobra de deserto, mas também pode viver em lugares aonde está a época de chuvas, ex: na época do inverno, em que há muitas chuvas.
A coral verdadeira é a mais venenosa, embora cause apenas 1% dos acidentes com cobras no país. Em segundo lugar, está a cascavel; em terceiro, a surucucu pico-de-jaca; e, em quarto, a jararaca, responsável por mais de 80% dos acidentes no Brasil.
Repelentes específicos para cobras, certas plantas como erva-gateira, alho e lavanda, bem como medidas físicas como cercas e barreiras subterrâneas, e a eliminação de refúgios e fontes de alimento em sua propriedade são eficazes para afastar cobras.
A Taipan é uma cobra da família Elapidae, encontrada no litoral e no Outback Australiano. A cobra Taipan Comum é subdividida em duas subespécies: a Taipan Costeira da Austrália e a Taipan de Papua que é nativa da costa sul de Papua, na Nova Guiné. A espécie Inland Taipan é considerada a cobra mais venenosa do mundo.
É realmente impressionante ver a caninana aumentando ou inflando a região do corpo chamada de papo. Para isso, ela consegue afastar as escamas, e esticar a pele! Geralmente, a cobra usa isso como mecanismo de defesa ou ataque.
A origem do nome caninana vem do tupi e significa “que tem a cabeça pequena”. Segundo artigos científicos, o nome dado se refere ao tamanho da cabeça do animal em relação à espessura do pescoço, quando este se encontra inchado.
Esses répteis eram seres encantados e foram deixados no Rio Tocantins. A população que via as cobras ao longe deu a elas os nomes de Cobra Norato e Maria Caninana. Enquanto Norato era bom e salvava quem estava em perigo nas águas, Caninana era o oposto, atacava as pessoas sem pena.
Você pode assobiar, buzinar e até saudá-la com um “fala, minha extensa consagrada”. A cobra não vai ligar. Não por antipatia, mas porque ela é surda. “As cobras não têm ouvido externo e possuem um rudimentar ouvido interno, que não escuta”, explica o diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan, Giuseppe Puorto.
Cobra bebe leite? Outra crendice popular bastante conhecida, especialmente no nordeste do país, é a cobra que mama. Com origem do folclore brasileiro, a lenda geralmente é atribuída à cobra-preta (Pseudoboa nigra) ou muçurana (Clelia clelia) – embora muitas espécies possam protagonizar esse mito de acordo com a região.
O Urutu Cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma espécie peçonhenta de viperídeos muito agressiva. Seu bote é muito rápido e o Urutu pode dar vários botes em sequência, o que pode dar a sensação de perseguição para quem tem o desprazer de receber investidas deste bicho.
Fazer a poda de plantas arbustivas e remover folhas secas caídas do jardim são ótimas práticas para espantar cobras. Dessa maneira, você evita que elas tenham espaços para fazer ninhos e se entocarem, o que torna mais difícil encontrá-las. Além disso, evite deixar sacos de lixo acumulados no exterior da casa.
O cheiro forte de vinagre pode ajudar a mantê-los afastados. Naftalina : As cobras tendem a evitar o cheiro de naftalina. Coloque algumas bolas de naftalina em áreas estratégicas de sua propriedade para impedir sua presença.
Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.
Como dito anteriormente, as cobras chegam aos centros urbanos por alguns motivos, mas os dois mais efetivos são: abrigo e comida. Em relação ao abrigo, algumas coisas que você pode fazer para evitar: Limpeza do jardim. Remoção de galhos e troncos de árvores.