Em dosagens elevadas, a clorexidina causa a coagulação das proteínas das bactérias, e em doses mais baixas, leva a uma ruptura da membrana das células das bactérias, resultando sempre na morte bacteriana.
Qual a ação da clorexidina no combate às bactérias?
A clorexidina é uma substância química com ação antibacteriana contra bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, sendo que vários estudos relatam sua eficácia contra o Streptococcus Mutans agente iniciador da carie dentária.
O status catiônico da clorexidina explica sua eficácia de amplo espectro contra bactérias gram-positivas e gram-negativas, vírus e fungos. A ligação da clorexidina à parede celular de carga negativa do microrganismo desestabiliza sua estrutura e causa sua morte.
O seu mecanismo de ação anti-bacteriano é explicado pelo fato de a molécula catiônica da clorexidina ser rapidamente atraída pela carga negativa da superfície bacteriana, sendo adsorvida à membrana celular por interações eletrostáticas, provavelmente por ligações hidrofóbicas ou por pontes de hidrogênio, sendo essa ...
Clorexidina é um antisséptico químico com ação antibacteriana. A substância faz com que o equilíbrio osmótico dos microrganismos seja alterado. Em palavras bem mais simples, podemos dizer que a clorexidina ajuda a eliminar bactérias que temos em nossa boca e que podem ser prejudiciais à saúde bucal.
Como usar o periogard? para paciente @dr.alexguedes
A clorexidina é um antimicrobiano?
Sobre a efetividade da clorexidina na forma de solução para bochechos, um estudo testou este agente antimicrobiano contra o SARS-CoV-2 e demonstrou que soluções de 0,05% de clorexidina são igualmente efetivas ao álcool etílico a 70% e ao iodopovidona a 7,5% na desinfecção de superfícies após o tempo de exposição de 5 ...
A clorexidina permanece na boca por 8 a 12 horas, permanecendo em contato por tempo suficiente para eliminar ou inibir o agente causador da infecção. Não é necessário enxaguar a boca com água após o uso do enxaguante bucal.
A solução com clorexidina é uma solução tópica, contendo gliconato de clorexidina, e é utilizada como produto antisséptico. O produto é amplamente utilizado em estabelecimentos de saúde em procedimentos para limpar e preparar a pele antes de procedimentos invasivos (como cirurgias, inserção de cateteres, etc.).
A Clorexidina 0,12% pode ser indicada como colutório, por meio de bochechos diários, duas ou três vezes ao dia, conforme recomendado pelo dentista, de acordo com a necessidade de cada situação clínica, não sendo indicado seu uso por mais de duas semanas seguidas.
Dentre os efeitos adversos relatados com o uso prolongado da clorexidina podemos citar a coloração dos dentes, descamação reversível da mucosa, alterações do paladar e aumento dos depósitos calcificados supra-gengivais.
Com Citrato de Zinco a 2% e pirofosfato, o Creme dental PerioGard atua contra o sangramento gengival, diminui a gengivite e previne a formação de cálculo dental.
A clorexidina é um remédio com ação antimicrobiana, que evita a proliferação de bactérias na pele e nas mucosas. É muito utilizado como antisséptico na desinfecção das mãos e da pele para cirurgias ou na prevenção de infecções de feridas na pele.
A clorexidina demonstrou ação fungicida em baixas concentrações sendo eficaz na eliminação de fungos filamentosos e leveduriformes de importância médica e veterinária, enquanto o hipoclorito de sódio somente obteve esta ação em altas concentrações.
Os efeitos colaterais relatados ao uso prolongado são: alteração do paladar, manchamento dos dentes, descamação e dor da mucosa (gengiva e bochecha). A Clorexidina é um antisséptico, fungicida e bactericida e como todos deste grupo, devem ser usados com cautela, pois pode induzir uma seleção de bactérias resistentes.
A clorexidina (CHX) tem sido amplamente utilizada como um dos principais agentes bactericidas. No entanto, a literatura demonstrou o seu potencial citotóxico sobre fibroblastos, osteoblastos além de interferir na angiogênese.
Clorexidina a 2% é recomendada para o uso extrabucal (por exemplo, para a higienização dos lábios e pele em procedimento cirúrgico)(1). O hidróxido de cálcio tem ação antimicrobiana com um tempo de ação menor. Enquanto a clorexidina é o padrão ouro para procedimentos odontológicos.
Nesse caso, o ideal é optar por produtos de álcool com soluções hidratantes como glicerina, aloe vera ou vitamina E. Além disso, ele é inflamável (pode causar explosões devido às altas temperaturas quando fechado em local com alta incidência do sol).
O digliconato de clorexidina é um antisséptico químico, antifúngico e um bactericida capaz de eliminar tanto bactérias gram-positivas quanto bactérias gram-negativas. Entretanto mostra-se menos eficaz com os microrganismos gram-negativos. Também é um bacteriostático, impedindo a proliferação de bactérias.
Alcoólica 0,5% Campo operatório, biópsias e drenagem de tórax , punções de cateteres vasculares (Portocath), assepsia das vias do cateter de PICC e suturas; Irritante de mucosas, tóxico para córnea e tímpano. ...
A clorexidina vem sendo largamente empregada como antisséptico, mas ocorrem reações de hipersensibilidade. Em quais situações este fato é mais frequente e que precauções devem ser tomadas.