Carmosina termina a trama com Gladstone. Mesmo após cumprir o combinado com Tieta, o caminhoneiro continua ao lado de Carmosina. Os dois se apaixonam de verdade e no final do folhetim terão uma filha.
Gladstone é solto, e conta a Tieta e Carmosina onde esteve e vai embora, mas promete voltar. Perpétua inicia a reunião de família sem Tieta e diz que é a nova chefe da casa.
No entanto, Tieta surpreende ao não ficar com nenhum deles. No final da trama, a protagonista opta por seguir sozinha, reafirmando seu desejo de liberdade e independência. Ela deixa Santana do Agreste para trilhar novos caminhos, fiel ao espírito livre que sempre guiou sua vida.
Quem é que tira a virgindade de Carmosina em Tieta?
Explicação. Tieta contratou Gladstone para tirar a virgindade de Carmosina, que era uma mulher inteligente, mas nunca tinha encontrado um amor verdadeiro. Gladstone se apaixonou por Carmosina e os dois tiveram uma filha. Perpétua (Joana Fomm) revelou a Carmosina que Tieta pagou Gladstone para tirar a virgindade dela.
Tonha (Yoná Magalhães) terá um final feliz em Tieta. A personagem muda de vida após ficar viúva e engata algumas paixões. Depois de uma desilusão, ela finalmente encontra o amor com um bonitão no desfecho da novela, em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, na Globo.
Ela decide não se prender a ninguém, e escolhe seguir sozinha, reafirmando sua liberdade e rejeitando qualquer dúvida que possa comprometer sua independência. A protagonista chega a se envolver com o próprio sobrinho, Ricardo, mas apesar da paixão, eles não dão continuidade à relação por dificuldades.
Na reta final de “Tieta”, Perpétua entrega o segredo de Gladstone para Carmosina: o protagonista ganhou dinheiro de Tieta (Betty Faria) para tirar a virgindade dela.
Mulher de branco em Tieta, Claudia Alencar não sabia que seria a ninfomaníaca. Responsável por viver a mulher de branco em Tieta (1989), Claudia Alencar não sabia que sua personagem, Laura, seria desmascarada como a ninfomaníaca que atormentava os homens nas noites de Santana do Agreste.
Interpretando o vigarista Gladstone em Tieta, o ator Paulo José viveu, por mais de 28 anos, com uma doença que chamou de degenerativa, progressiva e irreversível. Quando tinha 53 anos, o ator foi diagnosticado com Parkinson e teve dificuldades de encarar a doença.
Já na reta final, Perpétua (Joana Fomm) será a responsável por dizer a Carmosina que Tieta pagou a Gladstone para que ele tirasse a virgindade da moça. Ela, então, rompe a amizade e o romance com o amado. Os dois só se acertam no último capítulo. Grávida, Carmosina terá uma menina.
Ela vive suspirando pelos cantos, lamentando por não ter achado um homem para ser seu marido. Tieta, portanto, se compadecerá do drama da amiga e dará um jeito de ajudá-la. Ela contratará Gladstone, caminhoneiro interpretado por Paulo José (1937-2021), para um serviço especial.
Aída, interpretada por Bete Mendes, era a esposa de Modesto Pires em “Tieta”. Apesar de sempre estar à parte das infidelidades do marido, Aída se fazia de inocente. A personagem chegou até a ajudar Carol a se livrar das garras de seu marido.
Nos capítulos recentes de Tieta (1989), atualmente em reprise na Globo, uma nova personagem surgiu: Silvana, filha de Marcolino (Otávio Augusto) e Juracy (Ana Lucia Torre), interpretada por Claudia Magno.
Na história, Filó se torna conselheira de Imaculada (Luciana Braga). No final, a empregada salva o Coronel Artur da Tapitanga de ser preso e exige que ele se case com ela. Assim, ela passa a mandar na fazenda e contrata vários rapazes para serem seus “rolinhos”.
Foi vendida pelos pais para o Coronel Artur da Tapitanga (Ary Fontoura), mas se recusa a aceitar esse destino. Foge e cai na Casa da Luz Vermelha, mas também se afasta da da prostituição.
Carmosina termina a trama com Gladstone. Mesmo após cumprir o combinado com Tieta, o caminhoneiro continua ao lado de Carmosina. Os dois se apaixonam de verdade e no final do folhetim terão uma filha.
Os dois só fazem as pazes no último capítulo da novela. Grávida, Carmosina dará à luz uma menina. Comovido com o nascimento da filha, Gladstone lembra que foi o primeiro homem da amada e pede que ela seja a última mulher de sua vida. Ela enfim o perdoa, e o casal tem um final feliz.
Ipsilone é uma posição sexual. De acordo com o narrador, se trata de uma das melhores posições sexuais existentes. No entanto, a posição não é especificada em detalhes.