Para o espiritismo cristão de Chico Xavier, ser espírita é ser reverente a Deus, ser letrado, piedoso, obediente e caridoso, assim como um bom cidadão, um trabalhador disciplinado e um membro amoroso de um núcleo familiar, combinando um ideal religioso com um ideal cívico.
Para o espiritismo Jesus não é Deus, mas o espírito mais puro enviado por Deus como modelo e guia. Os princípios básicos do espiritismo são: 1) A Existência de Deus: Para o espiritismo Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom.
Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 – Uberaba, 30 de junho de 2002), foi um médium, filantropo e um dos mais importantes expoentes do espiritismo.
Deus é soberano e toda escolha vem dEle. Sinceramente que eu gostaria de ser evoluída espiritualmente, para saber lidar com uma mãe que sempre me odiou. Não consigo ter maturidade pra isso.
Chico Xavier dá resposta ao jornalista que indicava sua mediunidade como falsa #jesus #brasil #deus
Quem é Jesus para Chico Xavier?
Equipe Chico Xavier e amigos COMO CONSIDERAMOS JESUS Do que posso pessoalmente compreender, dos ensinamentos dos Espíritos Amigos, consideramos Jesus Cristo como sendo Espírito de evolução suprema, em confronto com a evolução dos chamados terrícolas que somos nós outros.
O espírita acredita que Deus é criador, e Jesus é criatura. O Cristo seria um espírito muito evoluído, responsável pelo planeta Terra e pelos espíritos que nele habitam diante de Deus. A figura do médium também faz parte da crença espírita.
De fato, três passagens condenam diretamente essa conduta: Deuteronômio 18.9-13; 1Crônicas 10.13,14; e Isaías 8.19,20. Ora, conforme já dito, Chico foi considerado o maior médium do Brasil. Portanto, ao contrário do que pensam, aos olhos de Deus ele é um dos brasileiros mais condenáveis que já existiram (2Ts 1.8-9).
“Ele (Chico Xavier) era considerado em vida um homem santo, mas, para o catolicismo, um santo faz milagres. Chico Xavier não fazia milagres, nem era essa a proposta.
O filho adotivo de Chico Xavier, Eurípedes Humberto Higino Reis, desistiu ainda em setembro de 2021 do processo que entrou contra a Livraria Espírita Edições Pedro e Paulo (LEEPP) e o escritor Carlos A. Baccelli, por suposto uso indevido da imagem do médium na obra “Chico Xavier.
Então perguntamos, Jesus era um poderoso médium? E respondemos: Não. Jesus operava com suas próprias possibilidades. Nos dias de hoje diríamos que ele seria um poderosíssimo sensitivo.
Há quem diga que a bíblia condena o espiritismo, por conta de algumas interpretações, porém, a bíblia na sua linguagem original não condena o espiritismo, porque a religião nem existia, na época que os profetas receberam seus livros sagrados.
Por que a Igreja Católica não aceita a reencarnação?
Os cristãos acreditam na ressurreição
Na verdade, ele acreditava que as almas pré-existiam, mas não que se reencarnavam. Quanto à antiguidade da reencarnação e sua unanimidade entre as religiões, é importante esclarecer que essa crença só aparece no hinduísmo após o séc.
Assim sendo, o espiritismo respeita a Bíblia —bem como todos os livros considerados sagrados, como a Torá, Alcorão etc. — e nela buscará as grandes verdades escondidas e mortas sob a letra fria das interpretações literais e empobrecedoras.
Chico Xavier, o apóstolo de Jesus. Ao entardecer do dia 30 de junho de 2002, na cidade mineira de Uberaba, apagou-se brilhante lâmpada de alta potência iluminativa, enquanto, no mesmo instante, no zimbório celeste, apareceu uma estrela novíssima de primeira grandeza.
A Doutrina Espírita, para chegar à crença na existência de Deus, parte do pressuposto de que não existe efeito sem causa. Dessa forma, Deus é o criador de todas as coisas, a inteligência suprema, causa primária de todos os fenômenos, de todas as existências, de todos os efeitos.
Contam que Chico costumava ter em cima de sua cama uma placa com os dizeres: “Isso também passa!” Indagado sobre o motivo, ele dizia que era para que quando estivesse passando por momentos ruins, lembrar-se de que eles iriam embora, que iriam passar, e que ele estava vivendo aquilo por algum motivo.
Um católico pode ser espírita? O espiritismo nega quase todo o Credo, e a reencarnação se opõe à pregação de Cristo em pontos essenciais, colocando em xeque toda a doutrina da salvação. Por isso, o católico que resolve tornar-se espírita, por esse fato, exclui a si mesmo da Igreja.
Chico Xavier é o espírita modelar porque praticamente tudo em sua vida e obra dão testemunho do sistema de valores do espiritismo kardecista, além de realizar, como nenhum outro médium, o ideal de uma "interautoria" ou parceria autoral psicógrafo versus espírito.
Em uma viagem astral Chico Xavier perguntou a um espírito superior sobre Jesus, e recebeu a seguinte resposta: Jesus é o príncipe da Terra e ele é de voces o nosso são outros. #jesus #espirito #espiritas #espiritualidade #espiritismobrasil #chicoxavier #evolucaoespiritual #evolucao #evolução #paz #amor #viagemastral.
Emmanuel é o nome dado pelo médium brasileiro Chico Xavier ao suposto espírito a que atribui a autoria de parte de suas obras psicografadas. Xavier dizia que este seria seu orientador espiritual.
Chamar Jesus de Nazaré, o Yeshua, ou o Magrão, de Cristo é o grande ERRO de Allan Kardec, e isto influenciou e continua influenciando os espíritas em geral em reconhecerem, indevidamente, uma condição surreal, metafísica, sobre-humana para o personagem, distanciando-o de sua missão corporal e da nossa própria realidade ...
Historicamente, Jesus Cristo foi um profeta judeu que viveu na Palestina no século I d.C. Durante sua vida, ele trouxe uma mensagem de libertação a Israel, prometendo a formação de um reino de Deus na Terra. Essa mensagem teria o levado a ser crucificado pelos romanos, os dominadores da Palestina na época.
Acreditam os espíritas que Maria, como espírito virginal, ou seja, de alta elevação, tenha encontrado em José alguém compatível em termos espirituais e que ambos estavam à altura de receber como filho o espírito da envergadura moral e espiritual de Jesus.