Portanto, pode comer doces à vontade, contanto que não prejudique sua saúde. E não deixe de pedir a intercessão de São Cosme e São Damião, rezando pelas pessoas que confundem fé e superstição.
Católicos podem comer doces de São Cosme e Damião?
Isso já é parte da cultura brasileira, independente de religião. Assim, quem come doce de Cosme e Damião com a consciência de que são só doces, e ídolos não existem, não peca. Mas o católico que come esses doces pensando que neles há algum tipo de "magia", esse peca.
No dia de sua celebração, algumas entidades religiosas não católicas costumam distribuir doces para as crianças. Evidentemente, os católicos não devem participar disso, pois é um desvirtuamento do culto desses santos.
É importante destacar que essa distribuição não é uma prática da Igreja Católica Apostólica Romana, por isso o porquê dos católicos não distribuírem doces no dia de São Cosme e São Damião.
O que a Igreja Católica fala sobre Cosme e Damião?
Na Igreja Católica
São Cosme e São Damião jamais abandonaram a fé cristã e foram decapitados no ano de 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.
Um cristão pode receber doces de São Cosme e Damião?
O que a Bíblia diz sobre Cosme e Damião?
Um pouco sobre Cosme e Damião Hebreus 12.1-3 Os santos Cosme (“enfeitado”) e Damião (“popular”) da Mesopotâmia nasceram na Ásia Menor. Seu pai, que era pagão, morreu enquanto eles ainda eram crianças, e sua mãe, Teodota, os criou na fé cristã.
Porque a Igreja Católica mudou o dia de São Cosme e Damião?
Na Igreja Católica, no entanto, a data passou por mudanças. Isso porque neste dia outro santo católico também é homenageado: São Vicente de Paulo. Assim, o dia dos padroeiros foi transferido para o dia 26.
Se, porém, os doces forem servidos durante uma festa idólatra feita para Cosme, Damião ou qualquer outro deusinho fajuto, não coma, pois comer durante aquela festa pode ser considerado (e eu pessoalmente acredito que é mesmo) um gesto de celebração em honra a ídolos, coisa que devemos repudiar ao máximo (1Co 10.14; 1Jo ...
Assim, para eles Cosme e Damião eram os Ibejis, gêmeos filhos de Xangô e Iansã. Segundo a crença, os Ibejis são orixás que ajudam a curar enfermos e levam alegria por onde passam. Eles são conhecidos por ter uma inocência como a de crianças e por adorarem doces e guloseimas.
É do Diabo? Entre muitas histórias, mitos e lendas, podemos dizer que os gêmeos idênticos eram cristãos, se tornaram médicos, não cobravam por suas consultas e levavam doces às crianças doentes a fim de trazer-lhes alguma alegria em meio à enfermidade. Morreram por sua fidelidade a Jesus Cristo.
O que significa Cosme e Damião para os evangélicos?
Cosme e Damião (ou Acta e Passio) eram médicos e pregavam a fé cristã, enquanto cuidavam dos enfermos. Segundo a história, eles foram presos e mortos, por não se curvarem diante de outros deuses. Com o tempo, eles foram canonizados e se tornaram populares entre os devotos do catolicismo.
Quem seriam Cosme e Damião, os médicos gêmeos da Antiguidade que se tornaram santos. Eles integram a longa lista de santos católicos que ganharam o culto popular após o martírio, naqueles primeiros séculos em que o governo romano perseguia e executava cristãos.
Nesse amálgama, muitos dos santos católicos e dos orixás são sincretizados. É o caso do orixá Ibeji, e sua representação gemelar, e dos santos Cosme e Damião. “Ibeji” vem do iorubá ibi (nascimento) e ji (dois): é o orixá jeje-nagô dos gêmeos, sendo seu tutor e guardião.
Cosme e Damião foram sincretizados nas religiões afro-brasileiras com os erês (espíritos de crianças). Esses doces são ofertados como promessas, no catolicismo popular, ou como oferenda aos Orixás (entidades dos cultos afro).
A Bíblia diz: "Não farás para ti imagens de esculturas, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus Zeloso. “ (Êxodo, 20: 4,5).
Porque os santos da Igreja Católica são os mesmos da Umbanda?
Muitos dos santos católicos têm representações dentro de religiões de matrizes africanas, graças ao período da escravidão no Brasil, onde os negros não podiam cultuar sua religião de berço.
O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo candomblé, batuque, xangô do Nordeste, xambá e pelos centros de umbanda onde são associados aos meninos de angola, que trazem bem estar por onde passam, possuem conhecimento de desfazer feitiços e auxiliam na cura de enfermidades.
Portanto, pode comer doces à vontade, contanto que não prejudique sua saúde. E não deixe de pedir a intercessão de São Cosme e São Damião, rezando pelas pessoas que confundem fé e superstição.
Quais são as consequências de consumir alimentos consagrados a uma entidade?
Foram acostumados a pensar nos ídolos como se tivessem vida, e que a comida oferecida a eles foi oferecida a deuses verdadeiros. Assim, quando comem essa comida, a sua consciência é fraca e fica contaminada. Lembrem-se tão somente que Deus não se importa se comemos isso ou não.
Cosme e Damião nasceram por volta de 260 d.C, na cidade de Egéia, na Arábia. Eles eram gêmeos e vieram de uma família nobre que os ensinou tudo sobre Jesus Cristo. Os dois se tornaram médicos e passaram a cuidar de pessoas e animais de forma gratuita, e pregavam seu evangélico nos atendimentos.
São Cosme e Damião foram dois irmãos gêmeos reconhecidos como santos pela Igreja Católica e atualmente são os padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos. Sabe-se pouco sobre a vida de Cosme e Damião, e a tradição católica diz que eles eram originários da Arábia, nascidos em algum momento do século III d.C.
Por que Cosme e Damião são ligados aos Erês na Umbanda? Pureza e inocência: Tanto Cosme e Damião quanto os Erês simbolizam a pureza, o amor incondicional e a inocência.