O vírus da parvovirose canina é muito resistente durando meses até anos no ambiente que foi contaminado, a limpeza com desinfetantes comuns é ineficaz, recomenda-se a desinfecção com hipoclorito de sódio (NaClO), água sanitária, diluído na proporção 1:30 (ETTINGER; FERDMAN, 1997. 2v).
Água sanitária mata o vírus da parvovirose canina?
Transmissão da parvovirose canina
Há também a possibilidade de contaminação por meio de acessos a ambientes contaminados, por exemplo, já que o vírus consegue sobreviver em qualquer tipo de objetivo, desde pisos a roupas – a desinfecção desses ambientes deve ser feita com água sanitária, na diluição de 1 para 30.
A melhor forma de eliminar o vírus do ambiente é a utilização de hipoclorito de sódio (Cloro) na higienização. Clinicamente, é caracterizada por vômito, diarréia, anorexia, febre, panleucopenia e desidratação. O vírus é transmitido pela eliminação fecal e a porta de entrada é a via oral.
Lavar o quintal com água sanitária é a melhor solução para desinfetar o ambiente e eliminar o vírus da parvovirose. Faça isso pelo menos uma vez por mês, use equipamentos de proteção e lembre-se de manter o seu cachorro longe do quintal quando estiver utilizando o produto.
No caso da Parvovirose, é imprescindível utilizar hipoclorito de sódio na desinfecção de todo o ambiente, incluindo paredes e chão. Os utensílios , como comedouros, camas e roupas, devem ser descartados.
Apesar de ainda não termos feito testes comprobatórios especificamente contra o vírus que causa a Parvovirose, podemos afirmar que Lysoform Pets é uma linha de desinfetantes altamente eficaz, que mata 99.9% dos vírus, bactérias e fungos, inclusive os que podem causar diversas doenças nos pets, como Cinomose, Gripe ...
Você pode usar 3 litros de água morna, 60ml de vinagre, 60g de bicarbonato de sódio e 1 colher de detergente para limpar, matar as bactérias, diminuir mau odor, remover manchas, dar brilho e deixar seu quintal com cheirinho de limpeza. Outra coisa que você pode fazer é jogar sal e água onde houver xixi de cachorro.
Nesse caso, o açúcar é utilizado para reduzir o efeito da água sanitária, tornando-a menos abrasiva, mas para esse efeito, é preferível usar água potável normalmente.
Tendo em vista as diversas opções do produto, a professora esclarece qual o melhor tipo de álcool para cada situação específica: "Para desinfecção, ou seja, para matar microrganismos (bactérias, vírus e parasitas), sempre usar o álcool com teor de 70% ou superior.
medicamentos antivirais podem ser prescritos para combater diretamente o vírus da parvovirose; controle da febre a partir de medicamentos antipiréticos para aliviar o desconforto do animalzinho; isolamento para evitar a propagação do vírus para outros animais saudáveis; monitoramento contínuo por parte do veterinário.
Vale ressaltar que o vírus da cinomose é sensível aos desinfetantes de uso doméstico, uma simples desinfeção com água sanitária já é o suficiente para matar o vírus nas superfícies, calçadas e objetos.
Em muitos casos, os animais afectados podem desidratar rapidamente e morrer 24 ou 48 horas após o aparecimento dos sintomas. Os sinais clínicos geralmente aparecem de 2 a 4 dias após a exposição inicial (infecção).
A vacina para cachorro contra parvovirose recebe o nome de polivalente, e deve ser aplicada no cão ainda filhote. Aliás, se você tem um filhote em casa, e o protocolo de vacinação ainda não foi concluído, uma dica é evitar sair de casa com ele, prevenindo o contato com essa e outras doenças.
Como se faz para limpar e desinfetar uma casa que tem um animal de estimação infectado por giardia?
Uma das medidas de controle mais indicada na Giardíase Canina é a limpeza e a descontaminação do ambiente onde vivem os cães, utilizando preferencialmente produtos à base de amônia quaternária. Recomenda-se também o tratamento dos animais infectados.
A desinfecção é o processo de imersão do alimento em uma mistura de água potável e água sanitária, onde ele fica por cerca de 15 minutos. - Para fazer a solução na proporção correta, use 8ml (uma colher de sopa cheia) de água sanitária para cada litro de água potável.
A água sanitária contém cloro, um agente desinfetante poderoso. Sendo assim, ele é capaz de eliminar uma ampla gama de patógenos, incluindo bactérias causadoras de doenças, vírus e fungos. Isso a torna uma opção eficaz para desinfetar superfícies e ambientes.
O cloro é uma solução de hipoclorito de sódio diluído, comumente utilizado no tratamento de água e em diversas aplicações de limpeza. A água sanitária, também composta por hipoclorito de sódio, é uma solução com concentração mais elevada, frequentemente usada para desinfecção e branqueamento de superfícies e roupas.
O vírus da parvovirose canina é muito resistente durando meses até anos no ambiente que foi contaminado, a limpeza com desinfetantes comuns é ineficaz, recomenda-se a desinfecção com hipoclorito de sódio (NaClO), água sanitária, diluído na proporção 1:30 (ETTINGER; FERDMAN, 1997. 2v).
2. Utilize hipoclorito de sódio (cloro) na higienização da casa. O vírus da parvovirose resiste a condições adversas e é tão teimoso que sobrevive à maioria dos produtos de limpeza. Mas o hipoclorito de sódio (cloro), ou a água sanitária, será seu melhor aliado em toda a higienização da casa.
Qual a chance de um cachorro vacinado pegar parvovirose?
Apesar de existir vacina para o controle do problema, a eficácia não atinge 100% — alguns cães, mesmo vacinados, não ficam totalmente imunizados e podem contrair a patologia. De surgimento possível em cachorros de qualquer idade, a parvovirose é mais normal em filhotes (com menos de um ano).
“Cães com parvovirose devem ser isolados e receber tratamento em local específico”, acrescenta Costa, que também é professor no Departamento de Veterinária da Universidade Federal de Viçosa (MG). Donos ou profissionais que fizerem a limpeza e a desinfecção do ambiente e de equipamentos devem usar hipoclorito de sódio.
Os desinfetantes com amônia quaternária e álcool não inativam o parvovírus. É importante ressaltar que deve-se obedecer a correta diluição do produto e o tempo de contato para a adequada desinfecção.
Para o protocolo completo do tratamento da giardíase, a Ourofino Pet conta em sua linha com dois produtos, o Top Dog, vermífugo palatável indicado para cães, e o Herbalvet T.A., desinfetante à base de cloreto de benzalcônio a 15%.