O termo "acima", é um advérbio de lugar e antônimo de "abaixo". Assim, ele é empregado com o sentido de que algo está num local elevado, ou seja, localizado numa posição superior. Exemplos: Estas exigências estão acima das capacidades financeiras da empresa.
Acima é advérbio que significa «em parte mais alta», e em cima e por cima são locuções adverbiais, respectivamente com o sentido de «na parte superior (com contacto)» e de «acima (sem contacto)». A Gramática Portuguesa de Pilar Vázquez Cuesta é bastante completa, tanto neste como noutros assuntos semelhantes.
Acima, grafado junto, é um advérbio de lugar, que significa em posição superior, em uma situação de maior importância, em local mais elevado, entre outros.
Acima, escrito junto, é um advérbio usado para demonstrar uma posição superior ou situação de maior importância. Por exemplo: “veja o cartaz acima e confira as regras”. Enquanto a cima, separado, é sinônimo de para cima. Exemplo: “o garoto olhou a mãe de baixo a cima”.
A palavra “encima”, escrita junta, é uma conjugação do verbo “encimar”, que significa “colocar sobre”, “colocar em cima de”, “alçar” ou “elevar”. O termo “em cima”, escrito separadamente, é uma locução adverbial usada para indicar a posição de algo ou de alguém.
acima: é um advérbio de lugar que significa “em direção a lugar ou parte superior, ascensionalmente; em movimento ascendente, para cima; em lugar mais alto, mais elevado”. abaixo: também é um advérbio de lugar que significa “em local menos elevado; embaixo; em posição inferior”.
Isso quer dizer que esses vocábulos têm o mesmo significado. Assim, indicam uma posição inferior em relação a algo ou alguém: Vi um ratinho debaixo do sofá.
Em cima é antônimo de embaixo. Já a palavra encima é uma conjugação do verbo encimar, que é sinônimo do verbo coroar, conjugado na terceira pessoa do singular do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo.
Em cima e acima correspondem a uma locução adverbial e um advérbio, respectivamente. Ambos indicam algo em posição mais alta, porém, o primeiro é usado quando os objetos estão em contato. Já o segundo, usa-se quando não há contato. Os termos a cima e acima são homófonos.
Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
A palavra “acima” é um advérbio de lugar e indica uma posição mais elevada. A expressão “a cima” é formada por artigo ou preposição mais o substantivo “cima”. Acompanhado de artigo, o termo “cima” é usado como sinônimo de “topo” ou “cume”.
2) Pelo recente Acordo Ortográfico, o prefixo supra, como regra, acopla-se diretamente à palavra seguinte, sem intermediação de hífen. Exs.: supracelestial, supradental, supralegalidade, supranacional, suprapartidário.
Debaixo é um advérbio que significa «em posição ou lugar inferior» e é equivalente a sob: – A bola está debaixo/ sob a mesa. De baixo é uma locução adverbial equivalente a «de um nível inferior»: – Pintei a parede de baixo para cima.
A palavra “a partir de” é uma locução prepositiva que indica ponto de partida, indicando algo que aconteceu em um determinado momento. O termo possui diversos sinônimos, como desde, a começar, a datas, com início e etc.