Atualmente, somente os televisores Toshiba estão sendo produzidos no Brasil, na planta da Multi Cotação de Multi (novo nome da Multilaser) na Zona Franca de Manaus (AM).
Em 1977, a companhia fez um acordo com a brasileira Semp, formando a Semp Toshiba, responsável pela fabricação de rádios, televisores, computadores, DVDs, entre outros. Em 2016, foi desfeita a parceria com a Semp, e os produtos da Toshiba deixaram de ser vendidos no Brasil em 2021.
A fabricante da TV SEMP é a TCL Technology, uma empresa chinesa de tecnologia antigamente conhecida pelo nome de SEMP Toshiba. Ela uniu três marcas: SEMP, Toshiba e TCL, para produzir além de smart TVs, soundbars e ar-condicionado.
Tornou-se minoritário a partir de 2020, com fatia de 20%. Em 2023, com novo aporte de capital, a Semp Amazonia ficou com 25%, e a TCL, com 75%. O nome da joint venture, que, além de TVs produz no Brasil aparelhos de ar-condicionado, foi então trocado para TCL Semp.
A Toshiba é uma marca reconhecida globalmente por sua experiência em eletrônicos. Seus televisores oferecem qualidade de imagem impressionante e recursos avançados para proporcionar uma experiência de visualização excepcional.
A Multilaser fechou parceria com o grupo chinês Hisense, parceiro global da Toshiba, colocando a companhia japonesa como uma das 20 marcas do portfólio que a Multi controla no mercado atualmente.
Em 2002, a Sharp (do Brasil) teve sua falência decretada. Em 19 de Agosto de 2011, a multinacional japonesa (Sharp Corporation) estabeleceu sua primeira subsidiária oficial de vendas no Brasil após fazer a aquisição da empresa MPE (Mitsui Produtos Eletrônicos), que detinha a representação da marca desde 2007.
Em 2012, a Lenovo comprou a CCE por R$ 300 milhões com a ambição de ser a maior fabricante de PCs no Brasil. O plano não deu certo, e o negócio foi desfeito. Em 2012, a Lenovo comprou a CCE por R$ 300 milhões com a ambição de ser a maior fabricante de PCs no Brasil. O plano não deu certo, e o negócio foi desfeito.
Em operação no Brasil desde 1997 e com uma fábrica instalada em Manaus (AM), a AOC, empresa do Grupo TPV, é o maior fabricante mundial de monitores. Atualmente, as operações locais da companhia representam cerca de 3% do faturamento global do grupo, que resulta das vendas de 32 milhões de monitores e TVs no mundo.
Por meio desta união, a TCL SEMP oferece ao mercado brasileiro produtos das categorias de TV, áudio, condicionadores de ar, smartphones, linha branca e monitores gamer.
Em março de 2016, a Semp encerrou sua parceria de 40 anos com a Toshiba. A japonesa entrou em reestruturação após um escândalo contábil, e começou a se afastar do mercado de TVs. Sua divisão de televisores não para de dar prejuízo, e está à venda.
Tokyo Denki e Shibaura Seisakusho, até então dois comuns cidadãos japoneses, fundaram uma empresa que hoje leva os seus respectivos nomes para todos os cantos do planeta. Com certo “bloqueio criativo” para batizar a empresa, os dois sócios decidiram unir seus nomes e formar o nome da empresa: Toshiba.
O grupo perdeu muito dinheiro na onda de concordatas que atingiu o comércio nos últimos anos. Além disso, como todas as empresas do setor de artigos eletrônicos, a Sharp tinha apostado no crescimento permanente das vendas. Essas empresas se endividaram no exterior para ampliar a produção, só que o consumo despencou.
A empresa foi extinta em 2016. A partir de 2006 a CCE voltou a comercializar computadores pessoais de baixo custo equipados com Windows ou Linux através de uma nova divisão, a "CCE Informatica".
Em 2016, foi desfeita a parceria com a Semp, e os produtos da Toshiba deixaram de ser vendidos no Brasil até 2021, quando a marca retornou pelas mãos do grupo chinês Midea Carrier.
Alexandre Ostrowiecki, CEO da Multi (antiga Multilaser), discute o preconceito com a marca e destaca que 70% do faturamento da empresa provém de produtos fabricados nacionalmente, abrangendo uma diversidade de itens como eletrônicos e eletrodomésticos.
Há um outro ponto que costuma fazer a diferença na hora da escolha entre qual a melhor TV, Philco ou Semp Toshiba: as TVs da Philco costumam focar no custo-benefício, atendendo assim aquelas necessidades mais básicas, já a Semp Toshiba está sempre inovando os recursos com novas tecnologias, ideal para aqueles ...
QLED é considerado mais durável, pois utiliza retroiluminação LED, que não sofre desgaste como os diodos orgânicos do OLED. No entanto, TVs OLED oferecem uma qualidade de imagem superior em ambientes escuros, mesmo com uma vida útil ligeiramente menor.
Quando falamos de durabilidade e confiabilidade em televisores, algumas marcas se destacam por menor incidência de problemas. Gigantes como Samsung e LG possuem sólidas reputações, graças a seus avanços tecnológicos e qualidade de construção. A Sony também é conhecida por produzir TVs de alta performance e longevidade.