Ainda há muito preconceito sobre Exu e Pomba Gira, mas é hora de desmistificar, eles não são do mal. Na verdade, são espíritos de luz, guardiões que trabalham na Umbanda para proteger, abrir caminhos e equilibrar energias. Exu é o mensageiro entre os mundos e Pomba Gira representa força, sabedoria e empoderamento.
Um dos maiores equívocos é associar Pomba Gira a forças maléficas. Esta ideia incorreta vem da confusão entre sua sensualidade e seu poder com práticas negativas, como traições ou vinganças.
A Pomba Gira é a senhora dos interiores, ou seja, ela trabalha com aquilo que está oculto em nosso coração, na noite escura de nossa alma, levando o entendimento e o amor próprio. Com a sua sabedoria traz palavras duras quando é preciso, mas também oferece leveza na vida.
A figura de Pomba-Gira pode ser identificada como companheira, mulher (não esposa) dos Exus, desempenhando, quando em sua presença, os papéis esperados da figura feminina no contexto do modelo tradicional das relações de gênero.
Também podem vir cobranças através de sonhos, através de terceiros (alguém pode lhe avisar que tem uma pomba-gira perto de você), ou sinais físicos como uma rosa, uma saia rodada, um incenso e outros elementos relacionados ao trabalho dentro de um terreiro.
A Pombagira é uma entidade espiritual da Umbanda e do Candomblé. Ela geralmente é representada como uma mulher sensual, independente e dominadora, com saias rodadas, blusas rendas, colares, flores e muitos enfeites. Possui como cores predominantes o vermelho e o preto.
Ela é conhecida como uma representação das forças da natureza, sendo assim, equivalente à figura feminina de Exu, o guardião do comportamento humano. Portanto, não podemos dizer que esses espíritos são verdadeiros, pois a Bíblia não menciona nenhuma categoria de espíritos com nomes de acordo com o pecado.
A Pombagira encarna o mito da mulher de baixa moralidade e dona de proezas sexuais marcantes, responsável pela queda moral da mulher e uma ameaça à ordem da ética cristã (CARVALHO; BAIRRÃO, 2019).
Dessa forma, as Pomba Giras possuem um espaço de extrema importância na vida das mulheres, elas impulsionam as mulheres a serem fortes, dedicadas aos seus reais propósitos e se transformarem em verdadeiras rainhas, donas de si mesmas e apaixonadas pela vida.
Elisa deixava o cabaré, como chamavam a casa das putas, no fim da tarde, quando o escuro da noite que descia já escondia seus passos. E num dia, de fato, ele esperou por ela na porta do cabaré e, na penumbra, lhe deu sete facadas. No chão, ensanguentada, caiu já quase morta.
ela sempre vai se dirigir a você de uma forma, ela pode te chamar de filha, de menina, de criança, de mulher, ela pode te chamar pelo nome, se você é homem também ela pode te chamar por filho, por menino, por garoto, por moço, moça, então ela sempre vai se aproximar de você.
O que a pomba gira pode fazer na vida de um homem?
Suas inspirações abrem caminhos para a conquista do poder pessoal de quem pede ajuda, mostrando as oportunidades e auxiliando as relações. Além disso, sua figura feminina auxilia no processo de chamar a atenção de quem está ao redor.
Uma alternativa para esse método que espanta pomba é utilizar alguns espetos. É importante que eles não sejam muito pontiagudos para não machucar o animal. O objetivo é apenas tirar o conforto. Você pode espalhá-los por todo o lugar em posições diferentes, tomando cuidado para não deixar nenhum cantinho sem cobertura.
4 Sejam envergonhados e humilhados os que buscam a minha vida; voltem atrás e envergonhem-se os que contra mim intentam o mal. 5 Sejam como palha perante o vento, e o anjo do Senhor os faça fugir. 6 Seja o seu caminho tenebroso e escorregadio, e o anjo do Senhor os persiga.
Maria Padilha, como uma mulher revolucionária, se assemelharia mais a Maria Madalena, pois, no período medieval, esta foi considerada por muitos como prostituta. No capítulo 8, versículo 2 do Evangelho de Lucas, é dito que “Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios”.
Dizem que Exu Lúcifer é o guardião das encruzilhadas, aquele que nos ajuda a tomar decisões difíceis, sempre nos lembrando que a verdade está dentro de nós. Ele não é símbolo de maldade, como muitos pensam. Pelo contrário, sua energia nos desafia a crescer, a enfrentar nossos medos e a buscar autoconhecimento.
“Em suma, Exu, quando abre os caminhos dos homens, é associado aos santos católicos e é tido como 'do bem'. Entretanto, quando fecha os caminhos dos homens, é visto como 'do mal' e comparado com as legiões de demônios que impedem o acesso dos homens aos bens do céu”, escreve o professor.
O que acontece com a pessoa que incorpora Pomba Gira?
Quando são incorporados, os Exus geralmente permanecem agachados, com o corpo inclinado para frente, os braços para trás e as mãos contorcidas. De acordo com a pesquisa conduzida por Oliveira (2011), Exu e Pomba-gira têm vínculo explícito com o belo, os vícios, as festas, a alegria e a sexualidade.
3. Pomba-gira. Conhecida como dama da noite, nas duas crenças é considerada a figura feminina de Exu. Além de atuar como mensageira espiritual, a pomba-gira também exerce o papel de uma mulher independente e dominadora – relacionada ao amor e ao desejo.
Seus protegidos. Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.