A pipoca não engorda, no entanto, quando preparada com gorduras, como óleo, manteiga e doces, como açúcar e leite condensado, a pipoca pode engordar. A pipoca feita de maneira saudável, ou seja, sem óleo, tem apenas 30 calorias em uma xícara do alimento já estourado.
A médica Roberta Genaro, atuante em Nutrologia e Medicina Integrativa, destaca que o limite de consumo está ligado principalmente ao modo de preparo, já que a pipoca industrializada, de pacotinho, é alimento ultraprocessado, cheio de gordura, sódio e conservantes e, por isso, não é recomendada.
Além de ser deliciosa, a pipoca é considerada um alimento saudável e, quando consumida de maneira apropriada, pode auxiliar no processo de emagrecimento e trazer vários benefícios à saúde. A pipoca possui baixo teor calórico, sendo que uma xícara do alimento estourado contém apenas 30 calorias.
Uma xícara de chá de pipoca simples, sem gordura ou açúcar adicionado, tem apenas 31 calorias e pode até ajudar a emagrecer, porque contém fibras que prolongam a saciedade, diminuindo a vontade de comer ao longo do dia.
PIPOCA EMAGRECE E PODE NA DIETA? A Verdade Baseada em Ciência | Benefícios e Malefícios da Pipoca
A pipoca industrializada engorda?
A pipoca pode ser uma opção saudável e com poucas calorias para quem quer perder peso. Uma xícara do alimento já estourado contém apenas cerca de 30 calorias, o que o torna uma opção muito mais leve do que outras opções de snack, como batatas fritas ou salgadinhos.
Quantas calorias tem 100 g de pipoca já estourada?
Mas também não indico comer à vontade, afinal 100 gramas de pipoca preparada contém 375 calorias, sendo 74 gramas de carboidratos e 13 gramas de fibras. E ainda, se for adicionada de manteiga e outros alimentos, imagine a quantidade de calorias adicionadas por porção...
Ao final, as duas profissionais explicam que a pipoca pode ser uma opção de jantar desde que seja acompanhada de outro alimento que possa entregar esses nutrientes a mais, como frutas, vitaminas ou suplementos.
Segundo um artigo da American Heart Association, a pipoca também é uma boa fonte de antioxidantes que melhoram a circulação sanguínea e a digestão. Por ser uma opção baixa em calorias e que dá saciedade, a pipoca é considerada um alimento que pode auxiliar na perda de peso.
Por isso, se você quer perder gordura, a banana pode sim ser uma aliada. Já que ela tem poucas calorias, ajuda a aumentar a saciedade e ainda oferece diversos benefícios para a saúde. Mas comer várias unidades por dia pode ter efeito contrário e contribuir para o ganho de peso.
A pipoca é um grão integral rico em fibras. Para se ter ideia, esse snack oferece 4,3 g de fibras em uma porção de 30 g, por isso ajuda a promover o bom funcionamento do intestino.
Os hidratos de carbono em pipoca sem gordura ajudam a trazer o aminoácido triptofano em seu cérebro, que é usado para produzir serotonina, que ajuda a dormir. Como comer uma refeição pesada dentro de duas horas antes de se deitar pode mantê-lo acordado, pipoca de baixa caloria é um lanche ideal para o fim da noite.
O ideal é não usar óleo para estourar os grãos e nem adicionar manteiga no final do preparo. O modo de preparo é muito simples. Esquente uma panela vazia, sem o milho e nem óleo, de 3 a 5 minutos em fogo alto. Coloque o milho na panela e abaixe o fogo para temperatura média.
Há quem não goste do distinto sabor que o azeite deixa na pipoca. No entanto, a combinação de pipoca com azeite (especialmente o extra virgem) vem com uma tonelada de benefícios para a sua saúde, entre eles o controle do colesterol e o fortalecimento do sistema imunológico.
A pipoca não engorda, no entanto, quando preparada com gorduras, como óleo, manteiga e doces, como açúcar e leite condensado, a pipoca pode engordar. A pipoca feita de maneira saudável, ou seja, sem óleo, tem apenas 30 calorias em uma xícara do alimento já estourado.
Alimentos com grande quantidades de fibras, proteínas e gorduras saudáveis, além de bebidas como água e chás, são fundamentais para promover a saciedade e controlar o peso.
Para aproveitar os benefícios da pipoca, é importante consumi-la em sua forma natural, feita a partir do milho estourado. As opções industrializadas geralmente têm grandes quantidades de sal, açúcar e gordura — que fazem mal à saúde. Evite também adicionar muita manteiga ou óleo.
Em uma porção de pipoca (30 g ou 1 xícara de chá) há cerca de 130 kcal. Mas quem consegue comer só uma xícara de pipoca, não é? Já 100 g do alimento oferecem 435 kcal.
Preparar lanches leves, como sanduíches, tapiocas e uma pizza de frigideira, pode ser uma ótima forma de substituir o jantar no calor. As receitas que combinam com os dias mais quentes são feitas com frios, frango grelhado e ingredientes frescos que não pesam tanto no estômago.
Qual a quantidade de pipoca que posso comer na dieta?
A recomendação é uma ingestão de 20g (ou uma xícara e meia) por dia, pois isso é o suficiente para garantir os benefícios oferecidos pelas fibras e vitaminas deste alimento. "Como qualquer outro alimento aliado da dieta, a pipoca também deve ser consumida com moderação", finaliza a engenheira de alimentos.
1 xícara de pipoca feita com azeite: cerca de 55 calorias; 1 xícara de pipoca feita com manteiga: cerca de 78 calorias; 1 embalagem de pipoca de micro-ondas: cerca de 400 calorias; 1 pipoca grande de cinema: cerca de 500 calorias.
O grão em si possui cerca de 70% carboidrato, o que o torna bastante energético. Mas muito além de macronutrientes, ele também é composto por vitaminas e minerais, como a tiamina (B1), niacina (B3), magnésio, fósforo, potássio, além de antioxidantes.